Buscar

DESAFIO - ELEMENTOS DIDÁTICOS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIDADE 2 - Elementos Didáticos
DESAFIO 
Imagine a seguinte situação: em uma empresa, atividades educação alimentar e nutricional (EAN) são desenvolvidas anualmente pela nutricionista responsável técnica. No diagnóstico da situação nutricional, também realizado anualmente, os índices de sobrepeso e obesidade dos colaboradores foram altos e a profissional constatou, por meio de conversas, que eles não tinham bom conhecimento do que estavam comprando, acarretando muitas vezes em escolhas alimentares inadequadas.
A atividade foi planejada com o objetivo de orientar os colaboradores sobre como escolher adequadamente os alimentos disponíveis no mercado, de acordo com o teor de sódio, de gorduras e de fibras.
Foram utilizados folders, cartazes e embalagens de produtos que os próprios empregados trouxeram de casa. Na data marcada para a atividade, foi montado um mercado na sala de reuniões da empresa com as embalagens que eles levaram de suas casas (havia desde pacotes de farinha e arroz até embalagens de salgadinhos e chocolates).
A nutricionista fez uma palestra explicando sobre a composição dos alimentos (carboidratos, lipídios, proteínas, vitaminas e minerais), a função que cada nutriente desempenha no organismo, apresentando rótulos nutricionais e esclarecendo o que é importante observar na hora de comprar um alimento.
A partir disso, os colaboradores faziam compras no mercado com os itens que achavam prioritários para o dia a dia. A partir da escolha dos alimentos, os alunos recebiam formulários para preenchimento do valor nutricional dos alimentos que haviam comprado, com informações como a medida caseira, valor energético por porção, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras trans, colesterol, fibras e sódio. Sempre que questionadas, a nutricionista e a estagiária auxiliavam sobre o preenchimento correto.
Após todos acabarem, foram somados os valores e comparados aos de recomendação diária para uma dieta de 2.500 Kcal (RDA).
Identifique, neste texto, alguns elementos ou componentes didáticos.
Escreva sua resposta no campo abaixo:
Os elementos didáticos que encontrei no texto foram os seguintes:
 folders, cartazes e embalagens de produtos, atividade para orientação, palestra sobre a composição dos alimentos e após o termino da atividade foi recomendado uma dieta adequada.
Padrão de resposta esperado
▪ Aluno/Educando/Discente/Paciente/Cliente: colaboradores da empresa.
▪ Professor/Educador/Docente/Profissional: a nutricionista responsável técnica e sua estagiária.
▪ Conteúdo programático/Disciplina/Matéria: composição dos alimentos e a função que cada nutriente desempenha no organismo.
▪ Objetivos educacionais: orientar os colaboradores sobre como escolher adequadamente os alimentos disponíveis no mercado, de acordo com o teor de sódio, de gorduras e de fibras.
▪ Meio: sala de reuniões da empresa.
▪ Recursos: palestra, folders, cartazes e embalagens de produtos.

Continue navegando