Buscar

a2 ergonomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Ergonomia estuda o relacionamento entre homem e suas  atividades,  tornando possível analisar a interação do homem a partir de fatores antropométricos, psicológicos  e  sociais. Evidenciando os problemas e as soluções.  A Partir do programa de necessidades, e estudos preliminares é possível fazer o layout. Ele é representado por uma planta baixa, ou até mesmo em corte e planta humanizada. Com indicações de móveis e especificações de materiais, cortinas, tapetes e outros detalhes. A partir dele também pode se estabelecer localização em planta de móveis sob medida para serem detalhados se necessário, com o layout você estuda e avalia todos ambientes para os tornarem adequados, pensando em cada indivíduo e sua função, os tornando assim um local funcional e confortável. Otimizando espaços, facilitando a utilização de determinados utensílios. Conclui-se que a ergonomia aplicada em espaços residenciais traz vários benefícios, não só com relação ao projeto dos espaços internos de uma residência, mas com a relação de conforto e psicológica do local que interfere diretamente na vida das pessoas. 
A ergonomia é uma das condições fundamentais para elaboração de um bom layout.
Quando falamos em layout, independente do objetivo do projeto, seja ele residencial, corporativo ou comercial, o layout tem impacto direto na vida das pessoas que irão habitar naquele ambiente.
Com relação a aplicação da ergonomia nos espaços residenciais, esta irá pensar nas necessidades de cada indivíduo, objetivando um local funcional, conquistando mais conforto no lar; ao otimizar espaços, facilitar a utilização de determinados utensílios, espaçamento correto e ocupar-se do mobiliário em geral.
Para que isso aconteça, é muito importante entender a organização da residência, as atividades realizadas pelas pessoas que lá residem. A partir do momento que entendemos as tarefas e atividades realizadas, entendemos as necessidades para o espaço residencial a ser projetado.
A altura dos armários, acesso ao fogão, geladeira e outros eletrodomésticos deve ser feita em altura adequada para pessoa que as utiliza, de modo que não precise ficar abaixada ou na ponta dos pés para realizar as tarefas domésticas.
É muito importante também a criação de ambientes que atendam as necessidades de todos os habitantes da casa, considerando o número de pessoas que ali residem. Também é relevante mencionar o favorecimento da iluminação e ventilação natural, distribuição de cabos, redes e tomadas.
As portas e janelas devem ser de modelos que se abram e fechem com facilidade, para evitar um empenho desnecessário.
Sendo assim, conclui-se que a ergonomia aplicada em espaços residenciais traz vários benefícios, não só com relação ao projeto dos espaços internos de uma residência, como também a utilização de manuseio de eletrodomésticos e realização das tarefas. A utilização da ergonomia facilita a interação das pessoas da residência, proporcionando bem estar, tornando a casa mais organizada, fluída e funcional.

Outros materiais