Buscar

AVALIAÇÃO DE FORÇA E FLEXIBILIDADE

Prévia do material em texto

AVALIAÇÃO DE FORÇA E FLEXIBILIDADE
O QUE É?
O teste de força muscular é uma importante consideração clínica para atletas e esportistas. Quando realizada pode avaliar potencial risco de lesões e orientar um programa de treinamento e monitoramento de evolução de desempenho de distintos grupos articulares dos esportistas. Pode também auxiliar na avaliação e orientação de indivíduos que possam ter uma enfermidade neurológica ou musculoesquelética. Assim como na monitorização do tratamento e seu seguimento.
A dinamometria manual é um teste objetivo que avalia quantitativamente o grau de força muscular em concomitância com a avaliação prévia da circunferência desse membro (perimetria) e a amplitude de movimento da respectiva articulação (goniometria). O teste é realizado pelo examinador qualificado com o auxílio do aparelho portátil chamado dinamômetro. A avaliação gera dados objetivos e validados a serem avaliados pela equipe médica e fisioterapêutica que nos permitem direcionar um programa de treinamento e/ou reabilitação além de possibilitar o monitoramento objetivamente e quantitativamente as variações ao longo do tempo.
OBJETIVOS: O objetivo deste estudo foi buscar na literatura os aspectos metodológicos relacionados à validade, fidedignidade, objetividade e procedimentos específicos utilizados nos testes: flexão de braços, puxada suspensão na barra e puxada em suspensão na barra modificada, fazendo, dessa forma, um levantamento dos indicadores de rendimento desses testes em atletas de alto nível de diferentes modalidades.
 A força e a resistência muscular são componentes da aptidão física importantes para a saúde e alto rendimento. Os testes de flexão de braços, puxada em suspensão na barra e puxada em suspensão na barra modificada, utilizam o próprio peso corporal e avaliam as capacidades motoras relacionadas à aptidão física, saúde e ao desempenho atlético, no sentido de mensurar a força e resistência muscular dos membros superiores em ambos os sexos e ampla faixa etária.
O conceito da aptidão física foi delineado por meio do modelo multidimensional a partr da década de 1960, sendo relacionado à saúde que avalia o componente cardiovascular e neuromuscular . Tendo em vista que o sedentarismo, ou má condição física, está associado ao desenvolvimento de doenças crônicas e morte prematura, a força e a resistência muscular são componentes da aptidão física importantes, sendo necessários níveis mínimos para realização de atividades diárias, como, por exemplo, carregar, apoiar e tracionar objetos pesados. Morrow considera importante avaliar a força pelo fato de ser essencial tanto para a aptidão física relacionada à saúde quanto para o desempenho atlético, auxiliando também na identificação de talentos esportivos.
Tipos de flexibilidade e força: 
· Teste de Rotação do Tronco - Flexibilidade Extensiva.
· Teste de Flexão e Rotação do Tronco - Flexibilidade Dinâmica.
· Corrida de ida e volta - Força Explosiva.
· Lançamento da Bola de Softbol - Força Explosiva.
· Teste de preensão Manual - Força Estática

Continue navegando