Buscar

Avaliação - PROSUB

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Centro Estadual de Educação Profissional Professora Lidina Estrela
	Professor: Amarilson
	Disciplina: Metodologia do Trabalho Científico
	Data: ___/___/___
	Aluno(a): _________________________________________________
	Turma: __________
 
Instruções para a prova:
· Tempo mínimo de permanência na sala: 40 min
· Não use qualquer material corretivo, nem deixe respostas a lápis, sob pena de ter questões anuladas. Evite rasuras e borrões; 
· Questões rasuradas serão anuladas.
· As questões objetivas possuem apenas uma resposta correta. 
· Não será permitido nenhum tipo de consulta. 
· É proibido o uso de aparelhos eletrônicos, sob pena de ter a avaliação anulada. 
· Responda as questões utilizando caneta azul ou preta. 
· Essa avaliação vale 4,0 pontos. Boa Sorte
	QUADRO DE RESPOSTAS
	
AVALIAÇÃO – I UNIDADE
1- (UEMS/2008) São características do conhecimento cientifico:
a) Conhecimento que gera certezas intuitivas e pré–criticas e associa Analogias Globais
b) Conhecimento que atinge o fato, o fenômeno e, portanto, o singular
c) Conhecimento vulgar, comum e possível a todo ser humano
d) Conhecimento ocasional, assistemático, ametódico, que não procede com rigor de método ou de linguagem
e) Conhecimento programado, sistemático, metódico, rigoroso e objetivo
2- (UERN/2013) A metodologia científica está presente em todas as áreas do conhecimento, objetivando solucionar problemas do mundo real, assim como novas descobertas, através de resultados metodicamente sistematizados, confiáveis e verificáveis. Acerca dos objetivos e conceitos epigrafados anteriormente, é INCORRETO afirmar que
a) ao formularem uma hipótese, os cientistas buscam reunir várias informações disponíveis sobre o assunto. Uma vez levantada a hipótese, ocorre a dedução, prevendo o que pode acontecer se a hipótese for verdadeira.
b) um aspecto importante da ciência é que os conhecimentos científicos mudam sempre e, com base nesses conhecimentos, novas teorias são formuladas, substituindo, muitas vezes, outras aceitas anteriormente.
c) após realizar a dedução, não são necessárias novas observações ou experimentações, permitindo que se tirem, a partir desta dedução, uma conclusão sobre o assunto.
d) a hipótese, quando confirmada por grande número de experimentações, é conhecida como teoria, embora nunca seja considerada uma verdade absoluta.
3- (Unimontes) A pesquisa científica é a realização de um estudo planejado, sendo o método de abordagem do problema o que caracteriza o aspecto científico da investigação. Sua finalidade é descobrir respostas para questões mediante a aplicação do método científico. As afirmativas a seguir estão relacionadas com esse assunto. Analise-as e assinale a incorreta.
a) A pesquisa sempre parte de um problema, de uma interrogação, uma situação para a qual o repertório de conhecimento disponível não gera resposta adequada.
b) Toda pesquisa baseia-se em uma teoria que serve como ponto de partida para a investigação.
c) Para solucionar um problema, são levantadas hipóteses que podem ser confirmadas ou refutadas pela pesquisa.
d) Nenhuma pesquisa pode gerar subsídios para o surgimento de novas teorias.
4- (Unioeste/2011) Os discursos ou as teorias científicas são desenvolvidos através de um conjunto de técnicas e de experimentos no intuito de compreender ou resolver um problema anteriormente apresentado. As Ciências Sociais, por exemplo, possuem entre as suas diferentes missões o objetivo de investigar os problemas sociais que vivenciamos durante o nosso cotidiano.
Levando isso em consideração, qual das respostas abaixo é a correta?
a) O senso comum corresponde à popularização e à massificação das descobertas científicas após uma ampla divulgação.
b) O senso comum corresponde aos conhecimentos produzidos individualmente e que ainda não passaram por uma validação científica.
c) O senso comum pode ser considerado um sinônimo da ignorância da população e uma justificativa para o atraso econômico.
d) O senso comum corresponde a um conhecimento não científico utilizado como solução para os problemas cotidianos, geralmente ele é pouco elaborado e sem um conhecimento profundo.
e) O senso comum e o conhecimento científico correspondem a duas formas de entendimento excludentes e possuidoras de fronteiras intransponíveis
5- (CONUPE/2011) Coloque V para verdadeira e F para falsa nas afirmativas abaixo referentes ao Senso comum, à Ciência e à Filosofia. 
( ) A ciência é uma das formas de conhecimento que o homem produziu no transcurso de sua história, com o intuito de entender e explicar racional e objetivamente o mundo para nele poder intervir. 
( ) A palavra "filosofia" na sua estrutura verbal é formada pelas palavras gregas philos e sophia, que significam "amor à sabedoria". Filósofo é o amante da sabedoria. 
( ) O senso comum é o guia do homem na solução de suas dificuldades diárias. É o discurso com o qual está habituado, orientando-o em seu dia a dia. 
( ) O conhecimento filosófico substituiu os mitos e as crenças religiosas na tentativa de conhecer e compreender o mundo e os seres que nele habitam. A filosofia se apresenta como uma das formas possíveis de entendimento da realidade desconhecida e enigmática. 
( ) A filosofia não faz juízos de realidade, como a ciência, mas, juízos de valor. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA. 
a) V, V, V, V, F. 
b) V, V, V, V, V. 
c) F, V, F, V, V. 
d) F, V, F, F, V. 
e) V, V, V, F, F.
6- (FCC-TRT/2011) É uma das etapas do processo de trabalho científico em pesquisa qualitativa:
a) a análise quantitativa dos resultados obtidos, confirmando ou não as hipóteses definidas e os resultados com os conceitos teóricos.
b) o processo de conhecimento com o uso de técnicas que buscam a objetividade por meio de uma lógica formal e neutralidade no processo de investigação.
c) a metodologia da experimentação, buscando a veracidade ou a falsidade de hipóteses, validadas por processos dedutivos matemáticos, do tipo causa e efeito.
d) o conjunto de procedimentos que valoriza, compreende e interpreta os dados empíricos, relacionando-os com a teoria.
e) o aprofundamento dos dados para transcendência da realidade investigada, ao submetê-la a referências analíticas.
7- (Instituto AOCP/2011) Relacione as colunas referentes à pesquisa qualitativa e à pesquisa quantitativa e assinale a alternativa com a sequência correta. Alguns números serão utilizados mais de uma vez. 
1. Pesquisa qualitativa. 
2. Pesquisa quantitativa
( ) Responde a questões muito particulares. 
( ) Trabalha com o universo dos signifcados. 
( ) Este método caracteriza-se pelo emprego da quantifcação, tanto nas modalidades de coleta de informações, quanto no tratamento dessas através de técnicas estatísticas, desde as mais simples até as mais complexas
a) 1 – 2 – 1
b) 1 – 1 – 2
c) 2 – 2 – 1.
d) 2 – 1 – 1.
e) 2 – 1 – 2.
8- (CUNSULTEC-SECBA/2013) O conhecimento científico é objetivo, reflexivo, complexo e utiliza o método científico para avaliar os fenômenos. Pelo fato de não ser uma verdade única e acabada, está em constante evolução, diferentemente do senso comum, que é uma forma de pensar, agir e sentir da maioria das pessoas de uma sociedade que se baseia na subjetividade, perpetuando hábitos e tradições.
Com base nas informações apresentadas, pode-se afirmar:
a) Todo conhecimento é produto de uma prática social e histórica que os indivíduos assimilam e transformam para a compreensão da realidade.
b) A atitude crítica é constitutiva do trabalho científico, cujas explicações nem sempre são submetidas a testes rigorosos para serem aceitas como verdade, porque essa verdade será provisória.
c) O conhecimento científico preocupa-se com o rigor que a experiência científica exige, sem questionar os problemas colocados pelo cotidiano.
d) O senso comum não é uma forma válida de conhecimento, porque o homem não precisa dele para encaminhar, resolver ou superar suas necessidades do dia a dia.
e) A educação formal se baseia no sensocomum, pois o conhecimento científico é de competência dos pesquisadores, responsáveis pelas descobertas do saber em todas as áreas.
9- De acordo com Lakatos (Fundamentos de Metodologia Científica) todas as ciências caracterizam-se pela utilização de métodos científicos; em contrapartida, nem todos os ramos de estudo que empregam estes métodos são ciências. Dessas afirmações podemos concluir que a utilização de métodos científicos não é da alçada exclusiva da ciência, mas não há ciência sem o emprego de métodos científicos. Assinale a alternativa que define corretamente o que é método científico, de acordo com o autor acima citado.
a) O método é a base para o desenvolvimento de uma pesquisa estritamente científica com maior segurança e economia. É por meio da escolha e utilização de métodos que o pesquisador alcança os objetivos e comprova de forma imutável e infalível suas hipóteses.
b) O método é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo - conhecimentos válidos e verdadeiros -, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista.
c) O método é o conjunto das atividades assistemáticas desenvolvidas pelo pesquisador, para que por meio do seu problema de pesquisa possa alcançar o objetivo - conhecimentos válidos, verdadeiros e infalíveis -, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista.
d) O método é o conjunto das atividades que buscam viabilizar a organização do trabalho do pesquisador, para que assim encontrar as respostas para seu problema de pesquisa, com maior segurança e economia, permite alcançar o objetivo - conhecimentos válidos, verdadeiros e infalíveis -, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista.
e) O método é o conjunto das atividades definidas pelo pesquisador para que suas hipóteses possam ser verificadas e nunca negadas e para que, com maior segurança e economia, permita alcançar o objetivo do problema de pesquisa - conhecimentos válidos, verdadeiros e imutáveis -, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista.
10- Observe as definições abaixo e relacione-as com os tipos de método estudados?
I- É baseado em comportamentos de natureza sensorial, principalmente pelos atos de ver e escutar.
II- Se realiza pela análise de sujeitos, fenômenos ou fatos, com o propósito de destacar as diferenças e semelhanças entre eles.
III- É o estudo de um objeto, buscando interpretá-lo em termos do seu significado. Neste sentido, a análise considera mais a subjetividade do pesquisador.
IV- Este método é utilizado nos casos em que se procura identificar quantitativamente o nível de conhecimento, as opiniões, impressões, hábitos, comportamentos.
V- O método é usado para análise de dados obtidos a partir de levantamentos por amostragem
( ) Quantitativo
( ) Comparativo
( ) Observacional
( ) Estatístico
( ) Qualitativo
a) IV – II – I – V – III
b) I – II – IV – V – III
c) IV – V – I – III – II
d) III – II – I – V – IV
e) IV – I – II – V – III
Sucesso!

Outros materiais