Buscar

ORGANIZAÇÃO DA AÇÃO PEDAGÓGICA - N1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

IMPLEMENTANDO MELHORIAS NA ESCOLA MACHADO DE ASSIS
As instituições de ensino do país, buscam, pela excelência do serviço prestado, com as melhores metodologias, o melhor corpo docente e infraestrutura. No caso a Escola Machado de Assis, uma instituição privada, apresentou falhas em seu processo de ensino, cujo principal gargalo encontrado, era o aumento dos índices de reprovação dos alunos, sem falar no baixo rendimento escolar, causando transtornos e insatisfação para os pais, que aguardam do Diretor, medidas emergenciais e efetivas, para solucionar o problema. Foi constatado, que os professores da Escola, não seguiam as recomendações dos PPP´s (Projeto Político Pedagógico) ora estabelecidos pelo antigo Diretor da Escola, afirmando que o procedimento, estava defasado, e que precisavam de melhorias. 
E pensando nisso, o atual Diretor da instituição, terá uma grande tarefa, de reunir todo o secretariado, corpo docente, associação de pais e mestres e alunos, para entrar em um denominador comum, solucionando o caso. 
Sobre este assunto afirma Lobo (2010, p.39) que: 
Também conhecido como ciclo de melhoria contínua, tem por objetivo identificar e organizar as atividades de um processo de solução de problemas de forma a garantir, de maneira eficaz, o desenvolvimento de uma atividade planejada. 
O Diretor da Escola Machado de Assis, tomou a seguinte decisão, convocou em caráter de urgência, uma reunião com todos os docentes da instituição, e estabelecer as seguintes metas: Propor um teste Diagnóstico aos professores, com o foco, em descobrir, quais as falhas, e as insatisfações expressas, para que o trabalho não aconteça. Convocar reunião geral com todo o secretariado da instituição, afim de orientar, quais ferramentas a serem usadas, para que os docentes possam aplicar aos alunos em sala de aula, observando as notas vermelhas, faltas, etc. Propor uma reunião com os pais e responsáveis dos alunos, afim de retratar as falhas encontradas, que a escola terá um papel, a partir de agora, de realizar aulas extras, ou intensivos, para que os alunos estejam plenamente nivelados, afim de reparar o erro. Propor um diagnóstico com todos os alunos, para identificar, quem precisa de ajuda e quem está apto, a prosseguir com os estudos, de acordo com as séries. 
	Para que os PPP´s funcionem ativamente, é necessário haver diálogo com todos os envolvidos no processo, e identificar as melhoras, quais as novas ferramentas, que serão usadas para o replanejamento das metodologias de ensino, propondo um plano de aula mais simplificado, para que os alunos apresentem novos resultados de rendimento escolar. Aprimorar os métodos de avaliação propostas aos alunos, realizando avaliações dissertativas, com inserção de Estudos de Casos, e a tradicional avaliação de múltipla escolha, no total de 0 a 10, num prazo de 6 meses. Realizar provas de recuperação de notas, em casos de médias inferior a 6. Os professores, que identificar alunos com notas baixas, exercer dentro de sua metodologia, aulas extras, como por exemplo intensivão, para que o aluno se sinta importante dentro do processo de educação e perante a sociedade. O Diretor exerce seu papel de fiscalizar, se os PPP´s estão sendo cumpridos ativamente, os professores cumprindo seu papel em levar o conhecimento para a vida dos alunos. 
REFERÊNCIA
LOBO, Renato Nogueirol. Gestão da Qualidade. – 1. Ed. São Paulo: Érica, 2010.

Continue navegando