Buscar

ROL MÓDULO 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ROL MÓDULO 3
Cidades Sustentáveis (ODS 11)
Na ROL vocês deverão apresentar :
1 - Nome da cidade e localização;
Santana do Parnaíba - SP
 
2 – A cidade escolhida possui Plano Diretor?
 Santana de Parnaíba é a primeira cidade do Brasil a fazer parceria com a ONU- Organização das Nações Unidas, com o objetivo de gerar o bem estar da população através de metas de sustentabilidade. Antes dela, só Nova York e Japão.
Ele organiza o crescimento e o funcionamento do Município, a partir de estudos e diagnósticos técnicos, científicos, da realidade física, social, econômica, política e administrativa. No Plano Diretor está o projeto da “Cidade” que queremos. Ele planeja o futuro , conduzindo os rumos decididos por todos.
O Plano Diretor tem por finalidades:
https://leismunicipais.com.br/plano-diretor-santana-de-parnaiba-sp#
 
3 - Aspectos de sustentabilidade que lhe conferem a condição de "Cidade Sustentável".
 R. Santana de Parnaíba é a cidade com Melhor Sustentabilidade Fiscal do Brasil.
Na saúde, em 2017 recebeu Conceito “A” em saúde pública pelo TCE, em 2018 foi considerada pelo SIM-SINASC, a cidade que mais reduziu a mortalidade infantil e neste ano, foi a cidade com a menor taxa de letalidade por Covid-19.
O CES (Centro de Educação para a Sustentabilidade), fruto de uma parceria entre a Fundação Alphaville e a Prefeitura de Santana de Parnaíba, é um espaço bio construído que desenvolve um Programa de Educação para a sustentabilidade com diversas atividades, minicursos e oficinas gratuitas em seus diversos aspectos para a população local. Para saber mais acesse
 
4 - Quais os indicativos de sustentabilidade da cidade escolhida;
R. Mobilidade, urbanismo, meio ambiente, energia, tecnologia e inovação, economia, educação, saúde, segurança, empreendedorismo, e governança) .
 ações que visam combater a pobreza, proteção do planeta e outras importantes áreas como saúde, educação e emprego. A CEO da Gaia Education, May East, diz que, “Enquanto os países de nível federal ainda estão pensando, Santana de Parnaíba agiu rápido e já fez um estudo dos seus indicadores e das suas políticas públicas. A cidade está muito à frente nessa ação de tendências globais dentro da moldura do ODS e isso vai servir não só aqui, mas para todo Brasil”. 
 Os principais objetivos identificados em Santana de Parnaíba sobre as ações que estão sendo realizadas foram: Paz, justiça e instituições fortes (ODS 16), com a instalação da Delegacia de Defesa da Mulher, instalação do Sistema Detecta e cerca virtual, criação a Patrulha da Penha, entre outras iniciativas que colocam Santana de Parnaíba como a cidade mais segura da região metropolitana de São Paulo pelo 5º ano consecutivo. Educação de qualidade (ODS 4), obtendo melhora nos índices de desenvolvimento de educação, construção de novas escolas, merenda de qualidade, instalação de 5 novas faculdades e outras ações. Boa saúde e bem-estar (ODS 3), aprimorando a saúde pública, investindo em profissionais qualificados, sistemas de prontuários eletrônicos, novas unidades de atendimento médico, além de aumento na qualidade de vida com a construção de parques municipais nas macro regiões da cidade.
 
5 – A cidade escolhida pode ser considerada uma Smart City? Por quê?
R. Na edição do Ranking Connected Smart Cities 2019, divulgado ontem (17), Santana de Parnaíba aparece na melhor colocação da região, na 52° posição das cidades mais inteligentes e conectadas do país.
 
Em mobilidade e acessibilidade, Parnaíba na 22° posição,
Em urbanismo a melhor colocada da região é Cajamar na 42° posição.
Em meio ambiente nenhum município aparece. 
Em tecnologia e Inovação, Barueri figura na 11° posição, 
seguida por Parnaíba na 19° posição e Osasco na 36°.
Em saúde nenhuma cidade da região aparece entre as 100. 
Já em educação, Barueri novamente aparece em primeiro na 13° colocação; Parnaíba na 24°, 
Em empreendedorismo não há nenhuma. 
Em governança, a única citada é Barueri na 64° posição.
Em economia, Barueri aparece em 6° e Parnaíba em 19°, Cajamar em 75° e Osasco na 80° posição. 
Já em Segurança, Santana de Parnaíba é considerada a 2° cidade mais segura do país, ficando abaixo apenas de Balneário Camboriú em Santa Catarina; nenhuma outra cidade da região aparece nesse eixo. 
fonte: https://www.oanhanguera.com.br/noticias/429-parnaiba-e-a-melhor-colocada-da-regiao-no-ranking-de-cidades-inteligentes
 6 – Considerando que vocês foram escolhidos para participar de um grupo de conselheiros municipais dessa cidade quais seriam as sugestões para aprimorar ou melhorar as características que tornaram essa cidade sustentável? (Lembrando que deve ser economicamente viável)!
 
R. Regularização e garantia de moradia adequada 
As ocupações de áreas de proteção e áreas de risco são a face mais crítica do déficit de moradia para a população de baixa renda em Parnaíba. O problema é antigo. Os Censos do IBGE de 2000 e 2010 já revelavam que o município estava entre os piores do Estado de São Paulo em condições de moradia, com 11,38% dos moradores (2010) habitando em casas com mais de três pessoas por dormitório. O maior número de pessoas dormindo no mesmo quarto é um indicador clássico de déficit habitacional e de condições precárias de residência, além de ser fator de risco para violência e abuso no ambiente doméstico. A resposta dada hoje a esse problema é provisória e ineficaz, pois fornece auxílio na forma de aluguel social para famílias removidas dessas áreas de ocupação por um prazo definido. Isso apenas adia o problema, sem resolvê-lo. Parnaíba precisa enfrentar a questão da moradia popular com responsabilidade e de forma sustentável. • Criação do programa de moradia popular de Parnaíba • Apoio a regularização, infraestrutura e reforma de moradias irregulares localizadas fora de áreas de proteção/risco 
fonte:
https://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2020/SP/70475/426/candidatos/219128/5_1600460437679.pdf

Outros materiais