Buscar

Paper pronto2021 certooo (2)

Prévia do material em texto

Formação e Capacitação do Docente:
 A reinvenção docente em tempos de isolamento social
Autor: Inajara Ferraz Rodrigues e Taís Cristiane Correa Da Silva
Tutor externo: Vera Dal Bosco da Silva
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Pedagogia (PED 2274) – Estágio
02/06/2021
RESUMO 
O presente trabalho apresenta-se com a finalidade de mostrar as dificuldades em tempos de pandemia, um campo de perspectiva para transformações na aprendizagem. Deixando a forma de ensinar mais ampla, evidenciando infinitas oportunidades de se trabalhar em momentos de distanciamento social no qual se faz indispensável diversas reinvenções, levando em conta tanto o ensinar quanto o aprender. Em momentos de transição, a educação se dispôs a se reinventar e dominar espaços que jamais almejou, tendo em vista o momento incomum em que estamos vivenciando agora, se faz imprescindível utilizar as novas tecnologias digitais para alcançar o maior número de alunos e desse modo ampliar os campos de desenvolvimento educacional e profissional.
Palavras-chave: Distanciamento. Reinvenção. Digital.
 1 INTRODUÇÃO 
Diante de um cenário de isolamento social que visa diminuir os riscos de contágio pelo novo coronavírus (COVID-19), o que implicou na suspensão temporária das atividades presenciais nas escolas, os professores são desafiados a reinventar suas estratégias e metodologias de ensino, buscando utilizar recursos diferenciados, já há muito tempo utilizados pela modalidade de educação a distância de modo a elaborar conteúdos e atividades que possam ser realizadas pelos estudantes em casa. Esse cenário exige do professor o desenvolvimento de novas habilidades, como por exemplo: produção e gravação de vídeos, apresentação de “lives”, elaboração de “podcasts”, criação de roteiros de orientação dialógica aos estudantes, entre outras. Sendo assim, este projeto visa a elaboração de materiais de orientação aos professores para que possam eles mesmos produzirem seus próprios materiais pedagógicos para os estudantes da Educação Básica com quem trabalham. A elaboração de “podcasts”, criação de roteiros de orientação dialógica aos estudantes, entre outras. Sendo assim, este projeto visa a elaboração de materiais de orientação aos professores para que possam eles mesmos produzirem seus próprios materiais pedagógicos para os estudantes da Educação Básica com quem trabalham. A elaboração do nosso material pelo acadêmico contempla as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no atendimento dos direitos de aprendizagem a partir dos eixos estruturais e do componente curricular previsto para os segmentos da Educação Infantil (Interações e Brincadeiras), Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Finais, e Ensino Médio, a partir das seguintes áreas do conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Ensino Religioso.
Nesse contexto, nós iremos elaboração de um folder informativo com orientações aos professores da Educação Básica em relação à elaboração de vídeos educativos (vídeo aulas), destacando os materiais necessários, o tempo de duração, a importância da produção de um roteiro, características de iluminação, planos de gravação, cores, vestimentas, recursos, etc.Além da elaboração do folder, iremos produzir um vídeo aula, com duração máxima de cinco minutos, direcionada também aos professores da Educação Básica e relacionada ao nosso tema que é sobre as TECNOLOGIAS DIGITAIS.
2 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 
A situação provocada pela pandemia evidenciou ainda mais as dificuldades que já existiam na educação. Pode-se dizer com certeza que nenhum profissional, professor ou não, estava preparado para lidar com as adversidades surgidas, contudo, essas adversidades que surgem no decorrer do desenvolvimento de aulas remotas, nos leva a observar o baixo investimento educacional, e a falta de políticas efetivas de formação e valorização docente.
Contudo, é fundamental pensar a formação continuada de professores entendendo que ele carrega experiências construídas anteriormente e o novo é absorvido a estruturas que já existiam. Identificar a condição política, social e histórica é indispensável no progresso e promoção de aulas remotas se realiza no cenário deste estudo. Em vários cenários da educação as atividades vêm sendo realizadas via WhatsApp, onde os professores criaram grupos de atividades, ao aluno que recebe as orientações e devolve a mesma respondida através de foto.
As atividades são padronizadas para todas as escalas, de acordo com cada série, com a contribuição de docentes da rede e disponibilizados através de plataformas, onde é possível encontrar ainda a rotina semanal específica a cada série. Além de utilizar o WhatsApp como ferramenta no desenvolvimento das atividades, existem escolas que utilizam outras plataformas como GOOGLE MEETS, CLASSROOM ou YOUTUBE.
[...] o Brasil tem seguido a tendência mundial. Em todo o território nacional, redes públicas e privadas interromperam o funcionamento das escolas e, entre outras ações, têm cogitado – ou já estão em processo de – transferir aulas e outras atividades pedagógicas para formatos a distância. Por ora, são as redes estaduais que mais têm avançado nesse sentido, é o caminho tem sido viabilizadas, principalmente, por meio da disponibilização de plataformas online, aulas ao vivo em redes sociais e envio de materiais digitais aos alunos, como mostra recente levantamento realizado com mais de três mil Secretarias de Educação de todo o País. (NOGUEIRA FILHO, 2020, p.03).
A pandemia do novo Coronavírus (COVID -19) ressaltou de forma expressiva as adversidades,no que até então se apresentavam frequentemente nas salas de aula da maioria das escolas em nosso país.Deste modo trouxe novas maneiras de estruturar novas práticas imprescindíveis neste momento atípico que estamos vivendo atualmente.O ensino remoto é um fato dito,e a informatização que agora acontece de modo rápido no mundo globalizado,nesse momento torna -se um instrumento essencial para que atividades avancem. Porém como apresentar está escola criada no século passado em uma situação totalmente alterada e nova.
A formação continuada precisa ser incluída de maneira em que as adversidades sejam refletidas de forma a mudar estas práticas.A seleção destes cursos,devem ser feitas com muito cuidado e dedicação.
Com tudo essa pesquisa, propõe uma repercussão sobre as dificuldades encontradas pelos educadores da Educação Básica,ao experienciar o ensino remoto, intercedido,sobretudo,pelas tecnologias digitais,perante a necessidade de distanciamento social,devido ao COVID-19. Usamos como base autores que discutem sobre tecnologias digitais, ensino remoto e desafios a partir de artigos e vídeos já socializados na internet,pelos sites e redes sociais.
“O momento que estamos vivendo nos chama à reinvenção. Quando pensamos que os nossos estudantes estariam à distância, em Atividades Domiciliares? Sem contato? Sem o afeto do olho no olho? Claro que, desta forma, não aguentaríamos ficar por muito tempo. Observo que todas as outras professoras e eu estamos nos arriscando a ser o mais presentes possível para os nossos pequenos, mesmo que de longe. Quando pensamos que seriamos "youtubers"? Blogueiras? Super desenvolvidas em diversas plataformas de apresentação online, onde nossa voz está presente em cada slide? Diariamente, compartilhamos nossas ideias, angústias, risadas, medos... Estamos juntos! Como uma grande corrente de corações, em que se sente a proximidade do outro mesmo no isolamento social. Cabe a cada um de nós, estudantes, famílias e professores, exercitar o olhar da empatia, colocando-se no lugar do outro e auxiliando naquilo que for possível. Com certeza, depois deste período, retornaremos diferentes, olharemos o mundo de outra forma, daremos mais valor para os nossos, abraçaremos os nossos pequenos estudantes com muito amor e alívio de, enfim, podermos estar presentes e de sermos o presente!”, Andressa Borges e Silva, professora nocolégio Santa Inês da Rede IENS. 2020 p.01
 
Neste contexto,resolvemos utilizar a plataforma digital Microsoft Teams como nosso produto virtual e dentro desta pesquisa decidimos como gestão exemplificar aos educadores o uso desta plataforma digital.O Microsoft Teams, foi amplificado com a finalidade de comentar a comunicação e ajudar a colaboração entre as equipes.Com isso,a plataforma dá a possibilidade de ministrar muitas ferramentas interessantes,como por exemplo realizar chamadas de áudio e vídeo, criar chats,criar um calendário de reuniões.
Além disso a plataforma possui também,uma versão que pode ser usada em smartphones facilitando ainda mais o seu uso.
3 VIVÊNCIA DO ESTÁGIO
As experiências deste estágio foram muito surpreendentes, no estágio normal iriamos na escola fazer essa gestão. Mas por conta da pandemia tivemos que fazer ele todo on-line. Conversar com a coordenadora da escola e poder ouvir ela falando com uma alegria imensa foi muito gratificante. Primeiramente, ela não se negou em momento algum a me atender pelo celular e passar as informações necessárias. Nome da Instituição Concedente: Escola Estadual Ensino Fundamental Ismael Chaves Barcellos
Localização: Rua Pedro |Chaves- Galópolis - Caxias do Sul- RS,95090
Quantidade de estudantes:202 alunos na parte da manhã de 1 ao 6 ano; 275 alunos na parte da tarde do 6 ao 9 ano; Total de alunos 477
Área de Atuação : Ensino Fundamental
Manhã das 7:30 às 12hs e a tarde das 13:30 às 17:50
Quadro de funcionários : 29 professores e 7 funcionários
Experiência e Formação: Sirlei Fátima Vieira Borges – Coordenadora Pedagógica – Curso normal/Psicopedagogia/ Educação especial-IDEB da Instituição:6,0
Estrutura da escola: Pátio, quadra aberta,9 salas de aula no prédio novo, 2 salas de aula no prédio antigo, sala de vídeo, sala dos professores, sala da diretora, auditório, sala de informática, sala do cafezinho.
Proposta Pedagógica: Proporcionar ao educando condições para desenvolver tanto a parte pedagógica como nas vivências cotidianas. Partindo da construção do conhecimento a partir das suas vivências e com o objetivo de torná-lo um cidadão crítico, consciente, sensível e participante na sociedade em que está inserido. Escolhemos este programa este Projeto de Extensão por querer saber mais sobre as vivências destes professores que foram desafiados e tiveram que se reinventar e começaram a buscar alternativas nas Plataformas Digitais para colocar suas aulas em dia. E o Produto Virtual nada mais é, que mais uma pesquisa para poder fazer e apresentar o estágio com excelência assim, também tirando muitas dúvidas e curiosidades.
4 IMPRESSÕES DO ESTÁGIO (CONSIDERAÇÕES FINAIS)
As ferramentas de comunicação em meio digital são muitas, e cada escola adota estratégias de acordo com seus objetivos educacionais. Dentre os meios que estão sendo mais utilizados estão, Google Classroom, o aplicativo “Zoom”, “Youtube”, grupos de “Watsapp”, dentre outros.
Há escolas que também optaram por distribuir materiais impressos das atividades, com cronograma das tarefas diárias. E a ideia de distribuir as atividades impressas foi pensando nas famílias que não têm acesso a internet. Os desafios estão em reformular suas aulas em curtíssimo espaço de tempo e muitas vezes em plataformas que não possuem experiência.
Existem fases de maturação cognitiva e é preciso respeitar cada estágio de aprendizagem.
Ex: Crianças do 1° e 2° ano, tendem a aceitar melhor vídeos curtos e animados sobre a matéria. Enquanto alunos do 8° e do 9° ano já conseguem acompanhar vídeo aula, salas de debate, aplicativos mais complexos.
Por isso é fundamental que o professor conheça seus alunos e respeite sua fase de desenvolvimento cognitivo. Desta forma, ela alcançará êxito na elaboração das atividades e escolha da melhor plataforma de ensino.
Junto desta mudança, muitas escolas conseguiram ver a importância da tecnologia digital em sala de aula, uma ferramenta que pode agregar em muito na educação.
REFERÊNCIAS 
https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/tempos-de-pandemia as 18:15 28/05/2021
https://www.aberta.org.br/educarede/educalinks/educacao-e-tecnologia/ . Acesso em: 06/04/2021 ás 19:24 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/tla/article/view/8639442/0. Acesso em 06/04/2021 às 19:49
https://www.unifor.br/-/professores-na-arte-de-refazer-se . Acesso em 06/04/2021 às 21:14
https://www.paho.org/pt/materiais-comunicacao-sobre-covid-19#boatos Acesso em
https://aventuradeconstruir.org.br/8936/?gclid=CjwKCAjwjbCDBhAwEiwAiudBy7krlBbCLsBAyJNOHkGOmipWeyGxrdihbYIVz6JiupPnRAjRohPzvBoCKIwQAvD_BwE Acesso em
http://anais.anped.org.br/regionais/sites/default/files/trabalhos/19/6178-TEXTO_PROPOSTA_COMPLETO.pdf Acesso em 17/04/2020 as 16:31
https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-03/organizacao-mundial-da-saude-declara-pandemia-de-coronavirus Acesso em 17/04/2020 as 16:33as 17:26 
https://orcid.org/0000-0001-8221-1001 Acesso em 17/04/2020 
https://apl.unisuam.edu.br/index.php/revistaaugustus/article/view/565 Acesso em 17/04/2020 as 17:45	
file:///C:/Users/taisc/Downloads/24774-Texto%20do%20artigo-82066-3-10-20201229.pdf Acesso em 18/04/2020 às 15:28
.

Mais conteúdos dessa disciplina