Buscar

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ PCC DE DIDATICA

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA
ANA PAULA DE OLIVEIRA BRAGATTO
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
(PCC DE DIDÁTICA)
RIO DE JANEIRO – RJ
2021
ATIVIDADE LÚDICA
JOGO DA CORRIDA DAS CORES
INTRODUÇÃO
Na atualidade devido as exigências cada vez maiores por uma educação de qualidade, traz a tona a discussão do que fazer para melhorar essa educação. Diante desse questionamento se faz a reflexão da importância da didática para a formação dos professores, pois é visível que o processo de ensino-aprendizagem compõe em práticas e teorias indissociáveis. Torna-se então cada vez mais importante a discussão sobre a relação entre teoria e prática, pois não podemos desvincular uma da outra porque ambas se completam no ensino educacional. Além do mais temos que analisar o papel da didática como área do conhecimento que fundamenta a ação do docente, alertando para o fato dela não ser um conjunto de técnicas, e sim uma área do conhecimento que procura fazer a mediação entre a teoria educacional e o trabalho do docente no dia a dia em sala de aula.
A elaboração de um jogo didático prevê o desenvolvimento inicial do conhecimento do aluno e a clara de um objetivo de aprendizagem. Além disso, o professor deve enxergar a avaliação com um instrumento norteador para suas futuras ações com a turma.
A aprendizagem no ambiente escolar deve permitir que o aluno compreenda o assunto por meio de exemplos ligados ao seu cotidiano para que, posteriormente ele seja capaz de resolver problemas mais complexos. A criança com necessidades especiais precisa de desafio para se sentir-se motivada e o jogo é um recurso que estimula o desenvolvimento de habilidades globais.
Os jogos pedagógicos despertam interesses e curiosidades nas crianças, então o jogo da corrida das cores não pode ser visto apenas como entretenimento, mas como uma prática pedagógica diferenciada, com novas metodologias que possam atuar de forma significativa na educação dessas crianças.
A utilização do jogo da corrida das cores como recurso metodológico, para o desenvolvimento das crianças, visando facilitar o processo de ensino-aprendizagem.
PLANO DE AULA 
NÍVEL DE ENSINO: 
EDUCAÇÃO INFANTIL
TEMA: 
CORES
IDADE: 
03 a 05 ANOS
MATERIAL: 
· Cartela de ovos;
· Tinta guache, cola colorida, tinta acrílica ou tinta tecido (6 cores diferentes);
· Tampinhas de garrafa pet com as mesmas cores das tintas, podem ser pintadas (6 de cada cor);
· Pincel;
· Papel cartão ou embalagens de produtos, como caixa de sapato;
· Caneta, cola, régua e tesoura;
· Pregadores.
COMO FAZER:
DADO:
Pegue o papel cartão ou o papel de alguma embalagem que você tiver e desenhe o molde do dado.
Recorte, cole as laterais e quando tiver seco pinte cada lado de uma cor, de acordo com as cores do tabuleiro feito com a cartela de ovos. 
Deixe secar.
TABULEIRO:
Pinte cada fileira da cartela de uma cor diferente.
Deixe secar.
 	
REGRAS:
Este jogo pode ser de “competição” ou de “cooperação”;
Pode ser jogado com até 6 (seis) pessoas.
COMPETIÇÃO:	
Cada jogador escolhe uma cor e o primeiro participante joga o dado.
A cor que cair virada para cima definirá quem andará uma casa. Se cair a cor vermelha, por exemplo, quem escolheu a cor vermelha irá colocar sua tampinha na primeira casa.
Depois o próximo participante joga o dado e a cor que cair virada para cima definirá quem andará a próxima uma casa;
Assim sucessivamente;
Ganhará o jogo quem preencher todas as casinhas primeiro.
COOPERAÇÃO:
Nesse caso não haverá um vencedor. O jogo terminará quando todas as casas estiverem preenchidas.
Para trabalhar e estimular ainda mais a coordenação motora fina, os participantes poderão pegar as tampinhas com um pregador de roupas e colocá–las nas casinhas, realizando contagem ou relacionando as cores, por exemplo.
OBJETIVOS:
· Trabalhar reconhecimento e identificação das cores
· Trabalhar coordenação motora fina (através do pregador)
· Trabalho em equipe
· Desenvolver percepções visuais e auditivas.
ETRATÉGICA:
Estimular ao aluno a jogar o dado, reconhecer a cor sorteada e a andar uma casa com o marcador de mesma cor do tabuleiro. Repetir esse processo até o término das casas no tabuleiro.
CONCLUSÃO:
As cores estão presentes em tudo que nos cerca. São elas um dos conceitos básicos e pré-requisitos, os quais a criança precisa para se desenvolver. Além disso, a cor também é importante para que possamos expressar nossas ideias e sentimentos, descobrindo o significado que elas têm para cada pessoa. O uso das cores tem uma ligação direta no desenvolvimento da criança.
Estímulos decorrentes da presença de figuras coloridas contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, fala, audição, entre outras funções. Isso acontece porque a criança é completamente influenciada pelas cores desde a fase inicial de vida, se estendendo por muitos anos. As cores alegres e vibrantes comprovadamente chamam a atenção do pequeno. Por esse fato, a família e a escola devem usar e abusar do “mundo colorido” como peça importante na educação das crianças.
REFERÊNCIAS:
http://www.escolagames.com.br/jogos/jogoCores/ficha/
http://santoandre.educaon.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Corrida-das-Cores.pdf
http://santoandre.educaon.com.br/wp-content/uploads/2020/05/Corrida-das-Cores.pdf
 https://www.passeidireto.com/disciplina/didAtica/

Continue navegando