Buscar

A DANÇA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A DANÇA
CAPÍTULO 12 [ Na sala de aula ]
É importante o ato de sentar em roda e compartilhar informações pois assim nos permite conhecer o outro,Klaus fala também que faz isso para acabar com a divisão ou aprisionamento numa sala de 4 paredes com o mundo exterior.
Pede para que os alunos toquem alguma parte do corpo enquanto conversam para que possam sentir e entender a relação entre corpo e voz.
Cita os pés como a parte mais importante do corpo ,sugerindo então uma massagem neles para que possam sentir os ossos e descobrir as possibilidades.
Assim os alunos conseguem tornar conscientes gestos antes mecanizados e a perceber a ligação entre as várias partes do corpo. Nossa musculatura é tão complexa que ao mexermos um dedo da mão estamos mexendo com o corpo por completo. Por isso nao tem problema começar com uma parte específica do corpo e terminar olhando o corpo como um todo.
O Importante dessas atividades é levar a consciência corporal até os alunos,fazer com que conheçam o próprio corpo,seu ritmo e o seu limite.
Todos temos limites e os mesmos devem ser respeitados,o corpo tem suas leis,como a natureza.É preciso atenção e cuidado para não agredi-lo.
Deve se dar atenção ao corpo por completo e não somente aos movimentos. Klaus pede para que depois da conversa eles se deitem no chão e observem a respiração,temperatura,o que estão e o que não estão sentindo e imaginem um giz traçando o desenho do corpo no chão mas que seja .um mapa detalhado: Traços mais fortes onde o contato é mais pesado ou profundo,mais delicados onde o contato é menor e ausência de linhas nas regiões que o corpo não toca o chão.
Outro exercício inicial é de procurar várias maneiras de deitar,sentar,agachar e ficar em pé. É uma maneira descontraída que revela o quanto mecânico e limitado é nosso repertório de gestos.Esse exercício provoca uma mudança de ritmo e um aquecimento.
Parte para a visão com um exercício de observação,é de grande importância para o ator desenvolver esse olhar pois não costumamos usar a visão até a linha do horizonte em nosso dia a dia. Klaus incentiva a olharem para o lugar onde estão e tentar sentir o clima,a relação com os colegas ,como são essas pessoas.
O que Klaus tenta tirar disso é que os alunos consigam superar os níveis de constrangimento e atingir a naturalidade.
O tônus : é um estado de espírito onde você relaxa seu corpo por completo sem que o mesmo se desabe ao chão.Que mantém os músculos em alerta para entrarem em ação
Centro Fisico e Emocional : Localizado exatamente quatro dedos abaixo do umbigo. A postura ideal parte desse ponto e significa a busca de equilíbrio entre duas forças , a razão e a emoção

Outros materiais