Buscar

SÍNDROME DE BURNOUT

Prévia do material em texto

SÍNDROME DE BURNOUT
Instituição de Longa Permanência: UM OLHAR PARA OS PROFISSIONAIS
Apresentadores:
Orientadora: Prof.ª Dra. Jandira Dantas Dos Santos
Antônio de Pádua Veras da Silva
Izarlene de Lima Freitas
Kétlin Beatriz Fontenele de Alencar
Marília Maria Vieira da Silva
Hoje em dia estamos todo o tempo sendo lembrados do que precisamos fazer, do que não fizemos, das tarefas que não cumprimos e assim por diante.
Somos atingidos por uma avalanche de informações na forma de mensagens instantâneas, e-mails, alertas de compromisso, notícias em tempo real e aplicativos de todos os tipos e gêneros.
A nossa dificuldade de lidar com tudo isso além das nossas relações familiares, amorosas e no trabalho, ajudam nosso corpo a se sentir em perigo constantemente.
Gerando assim, ansiedade, estresse, depressão e Burnout. 
A pandemia também causou uma forte sobrecarga psicológica, física e emocional. Uma questão que se impõe cada vez mais, nesse contexto, é a avaliação e revisão de como foi feita a migração para o trabalho remoto e quais os impactos causados para os profissionais nessa nova realidade.
A análise desses pontos sensíveis são atualmente objeto de diversas pesquisas científicas ao redor do mundo e começam, também, a ser objeto de reclamações trabalhistas ajuizadas na Justiça do Trabalho.
Em grande parte esses novos processos se destinam a avaliar o desenvolvimento, por trabalhadores, de sintomas relacionados a síndrome de Burnout.
O que é ansiedade?
Preocupação intensa, excessiva e persistente e medo de situações cotidianas. Podem ocorrer frequência cardíaca elevada, respiração rápida, sudorese e sensação de cansaço, onde o ansioso sente que está no limite a ponto de atrapalhar na sua produção no trabalho e causar problemas em sua vida pessoal.
Qual a definição de estresse?
Estresse pode ser definido como um estado de tensão mental, ou emocional resultado de circunstâncias adversas ou de alta demanda.
Ou como um estado gerado pela percepção de estímulos que provocam excitação emocional e, ao perturbar a homeostasia*, levam o organismo a disparar um processo caracterizado pelo aumento da secreção de adrenalina, com várias consequências sistêmicas.
*
BIOLOGIA
processo de regulação pelo qual um organismo mantém constante o seu equilíbrio [Termo criado pelo fisiologista americano Walter Cannon 1871-1945.].
FISIOLOGIA
estado de equilíbrio das diversas funções e composições químicas do corpo (p.ex., temperatura, pulso, pressão arterial, taxa de açúcar no sangue etc.).
O que é depressão?
A depressão é uma doença psiquiátrica que faz parte da cadeia de enfermidades que atinge milhões e milhões de pessoas no mundo todo. Ela envolve o corpo, o humor e os pensamentos. Interfere no cotidiano, nas relações sociais, nas relações familiares e também nas relações do âmbito profissional. Deixa triste à pessoa acometida do transtorno, como também todas as pessoas que se preocupam com ela.
Afinal, o que é síndrome de Burnout?
É visto por alguns especialistas como um distúrbio psíquico comumente confundido com quadros de depressão e ansiedade, por apresentar sintomas como insônia, mudança de humor, irritabilidade ou tristeza.
É a condição de alguém que se tornou física e emocionalmente cansado depois de fazer um trabalho difícil por um longo período. Essa exaustão da força emocional e física ou da motivação do indivíduo, normalmente é o resultado de um estresse prolongado, ou frustração e normalmente está vinculado ao trabalho. Trazendo assim, uma dificuldade em administrar a vida ou os problemas que a vida nos apresenta.
Profissões que envolvem responsabilidade sobre a vida de outro, que possuem uma carga horária maior e tomada de decisões precisas todos os dias, podem ser mais suscetíveis a desencadear o Burnout. 
Identificando a Síndrome
Cansaço excessivo, físico e mental
Dor de cabeça frequente
Alterações no apetite
Insônia
Dificuldades de concentração
Sentimentos de fracasso e insegurança
Negatividade constante
Sentimentos de derrota e desesperança
Sentimentos de incompetência
Alterações repentinas de humor
Isolamento
Fadiga
Pressão alta
Dores musculares
Problemas gastrointestinais
Alteração nos batimentos cardíacos
Os principais sinais e sintomas que podem indicar a Síndrome de Burnout são:
O que fazer para evitar?
Use algumas estratégias que diminuam o estresse e a pressão no trabalho.
Defina pequenos objetivos na vida profissional e pessoal.
Participe de atividades de lazer com amigos e familiares.
Faça atividades que "fujam" à rotina diária, como passear, comer em restaurante ou ir ao cinema.
Evite o contato com pessoas "negativas", especialmente aquelas que reclamam do trabalho ou dos outros.
Converse com alguém de confiança sobre o que se está sentindo.
Faça atividades físicas regulares. Pode ser academia, caminhada, corrida, bicicleta, remo, natação etc.
Evite consumo de bebidas alcoólicas, tabaco ou outras drogas, porque só vai piorar a confusão mental.
Não se automedique nem tome remédios sem prescrição médica.
Como posso tratar?
No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) está apta a oferecer, de forma integral e gratuita, todo tratamento, desde o diagnóstico até o tratamento medicamentoso.
O tratamento da Síndrome de Burnout é feito basicamente com psicoterapia, mas também pode envolver medicamentos (antidepressivos e/ou ansiolíticos). Surte efeito entre um e três meses, mas pode perdurar por mais tempo, conforme cada caso.
Após diagnóstico médico, é fortemente recomendado que a pessoa tire férias e desenvolva atividades de lazer com pessoas próximas - amigos, familiares, cônjuges etc.
SINAIS DE PIORA: Os sinais de piora do Síndrome de Burnout surgem quando a pessoa não segue o tratamento adequado. Com isso, os sintomas se agravam e incluem perda total da motivação e distúrbios gastrointestinais. 
Nos casos mais graves, a pessoa pode desenvolver uma depressão, que muitas vezes pode ser indicativo de internação para avaliação detalhada e possíveis intervenções médicas.
Referências
Jornal Online Política e Estadão – Síndrome de Burnout
Blog Psicologia Viva - Ansiedade
Blog Psicólogo e terapia - Depressão
Artigo da Revista UFMG – Síndrome de Burnout e a Pandemia
Blog Saúde de A a Z – Síndrome de Burnout
Aqui estão algumas sugestões de como evitar e combater a síndrome de Burnout.
Se você estiver com dificuldades para assimilar as sugestões anteriores, não hesite em procurar ajuda profissional.
A síndrome de Burnout é séria e não precisa ser enfrentada sozinha.
Burnout não é como uma gripe que vai embora em algumas semanas, se você não fizer mudanças em sua vida, ela não vai embora.

Mais conteúdos dessa disciplina