Buscar

Avaliação II - Individual Auditoria e Controle no Setor Público

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Para que os três poderes do Estado possam operar, é necessário estruturar a administração pública, a qual está prevista no artigo 37 da Constituição Federal de 1988. Nessa estrutura de gestão está contemplada a administração direta e a indireta. Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Pode-se dizer que a administração indireta é uma gestão centralizada por áreas de atuação e estruturada por entidades que possuem personalidade jurídica própria.
	 b)
	Pode-se dizer que a administração direta de qualquer dos poderes da União é centralizada no Poder Executivo, pois ele executa a gestão pública.
	 c)
	Pode-se dizer que a administração direta de qualquer dos poderes da União é centralizada por áreas de gestão pública federal, estadual e municipal.
	 d)
	Pode-se dizer que a administração indireta é uma gestão estruturada por entidades que possuem personalidade jurídica própria.
	2.
	Os controles contábeis e os controles operacionais são componentes do controle interno. Na verdade, o controle interno deve envolver todos os funcionários da organização, para que todos se comprometam e tomem a responsabilidade na realização de sua função. Com relação ao controle operacional, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	O controle operacional deve analisar a lucratividade por linha de produto.
	 b)
	O controle físico sobre ativos é uma das funções do controle operacional.
	 c)
	O controle operacional contribui para elaboração de estudos e aumento de eficiência produtiva.
	 d)
	O treinamento do pessoal da organização faz parte do controle operacional.
	3.
	A Administração Pública pode ser direta ou indireta. Tanto da forma direta quanto da forma indireta, a responsabilidade é do governo, e o controle dos recursos deve ser efetuado, para isso, deve-se acompanhar e fiscalizar. Quanto à administração direta, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A administração direta é centralizada e pode ser exercida por pessoas distintas do Estado.
	 b)
	A administração direta pode ser centralizada ou descentralizada, o que a configura é que seja exercida pelos órgãos da própria pessoa política, que pode ser a União, Estados, Municípios e Distrito Federal.
	 c)
	A administração direta é decentralizada e pode ser exercida por pessoas distintas do Estado.
	 d)
	A administração direta é centralizada, o que a configura é que seja exercida pelos órgãos da própria pessoa política, que pode ser a União, Estados, Municípios e Distrito Federal.
	4.
	Os controles internos são necessários para qualquer tipo de organização, e isto fica mais evidente no âmbito público em função da extrema importância da responsabilidade da gestão de recursos públicos e da transparência das atividades públicas. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O auditor interno deve conferir se as normas internas estão sendo cumpridas.
II- O auditor interno pode executar melhorias necessárias nas normas internas atuais.
III- O auditor pode fazer parte da execução das novas normas internas de uma entidade pública.
IV- O auditor interno pode executar a auditoria das diversas áreas de uma entidade pública, tanto das demonstrações contábeis como das áreas operacionais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença IV está correta.
	5.
	Tanto nas entidades públicas como no setor privado, a gestão de auditoria deve levar em consideração os processos. Mais ainda quando se aplica métodos de auditoria, os quais possuem uma estrutura sistemática de atividades a serem aplicadas no momento de auditar as operações de uma organização. Levando isso em consideração, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Todo auditor em concordância com os responsáveis da gestão de uma organização podem aplicar métodos de controle para aprimorar os processos de produção, visando a evitar no futuro fraudes.
(    ) O auditor nem sempre possui a certeza da integridade da informação, apesar de ter aplicado todos os testes das demonstrações contábeis que são exigidas nos pareceres de auditoria.
(    ) Quando o auditor aplica todos os testes nas demonstrações contábeis exigidas nos pareceres de auditoria, ele pode ter a certeza da integridade da informação.
(    ) O auditor, depois de ter aplicado todos os procedimentos de auditoria e ter atestado a integridade da informação por meio do relatório, poderá apresentar seu parecer da exatidão das demonstrações contábeis.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - F - F - V.
	6.
	Temos que observar que o auditor não possui responsabilidade sobre a prevenção e a detecção de falhas e/ou fraudes da gestão pública, mas possui responsabilidade, sim, no que tange à verificação dos registros das demonstrações contábeis, portanto, na obtenção de possíveis distorções relevantes causadas por erros e/ou fraudes. Nesse sentido, diante das responsabilidades do auditor, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É de sua responsabilidade tanto identificar como avaliar os riscos de distorção que sejam importantes em função de possíveis fraudes.
(    ) É de sua responsabilidade avaliar os riscos de controle que sejam importantes em função de possíveis erros da gestão governamental.
(    ) É de sua responsabilidade conseguir evidências de possíveis riscos que possam identificar algum tipo relevante de gestão que seja suspeita da má prática de uso de bens do Estado.
(    ) É de sua responsabilidade poder responder adequadamente perante fraudes ou suspeita destes que tenham sido identificadas durante a execução da auditoria.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	7.
	O momento do controle das atividades da gestão pública é peça determinante para poder achar procedimentos ilegais ou que sejam contrários ao interesse público. Esse momento do controle é classificado como prévio, concomitante e posterior. Considerando essa classificação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Considera-se controle concomitante, sendo executado antes e durante o ato administrativo, ou seja, está sujeito ao controle.
	 b)
	Considera-se controle prévio aquele que é preventivo, visando se antecipar aos atos ilegais, ou seja, o gestor público se antecipa aos atos de corrupção e não precisa aguardar aprovação e autorização para execução.
	 c)
	Considera-se controle posterior aquele que é executado logo após ter acontecido o ato; assim, caso haja irregularidade, deve-se revogar ou corrigir.
	 d)
	Considera-se controle posterior aquele que é executado antes, durante ou depois de ter acontecido o ato; assim, caso haja irregularidade, deve-se revogar ou corrigir.
	8.
	Para realizar as diversas atividades do setor público, o Estado tem que administrar e organizar a administração pública de tal maneira que seja viável a distribuição dos poderes, visando garantir a interdependência das ações do governo, a probidade (integridade), o controle efetivo e a transparência das ações. Esta organização possui uma estrutura político-administrativa pública prevista no artigo 37 da Constituição Federal de 1988. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Devemos observar que os diferentes setores da administração pública - entidades públicas do Poder Executivo e empresas públicas - possuem na sua composição a administração direta ou administração indireta.
	 b)
	Devemos diferenciar entre administração direta ou administração indireta, pois dependendo do tipo de entidade pública e da esfera administrativa a organização destas pode ser própria ou terceirizada.
	 c)
	Devemos observar que os setores da administração pública - entidades públicas do Poder Executivo e empresas públicas - possuem na sua divisão organizacional a administraçãodireta ou indireta.
	 d)
	Devemos observar que as diferentes esferas da administração pública - União, estados, municípios e Distrito Federal - possuem na sua composição: a administração direta ou administração indireta.
	9.
	Parte de uma gestão eficiente e eficaz é ter controles internos, ainda mais quando se tratar das organizações públicas que mexem com recursos públicos. Para que um sistema de controle interno funcione corretamente, deve existir o uso de mecanismos e procedimentos. Entre esses mecanismos e procedimentos temos: os manuais de procedimentos, as rotinas internas e a integração do sistema. Sobre esses mecanismos e procedimentos, analise as sentenças a seguir:
I- Os manuais de procedimentos devem ser feitos da maneira mais completa possível, considerando todas as complexidades da gestão pública, pois quanto maior o nível de detalhamento mais eficiente será a gestão.
II- Os manuais de procedimentos devem ser feitos de maneira simples, devendo conter as informações inerentes às ações mais econômicas e eficientes, expondo as datas de quando as revisões serão feitas.
III- As rotinas internas podem ser feitas por meio de formulários tanto internos como externos, considerando: instruções para o correto preenchimento, sistemas de autorização das transações e operações, entre outros.
IV- Ao igual que os manuais de procedimentos a integração do sistema deve considerar atividades e ações simples de acompanhar para assim poder desenvolver sistemas integrados que demandam de uma alta complexidade de gestão de dados.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	10.
	Em uma organização pública ou privada, o fluxo de atividades precisa de controles internos, visando controlar o uso efetivo de recursos e o controle de uma gestão eficiente. Para poder atingir isso, o controle interno precisa de métodos, ferramentas e relatórios de análise, devendo possuir algumas características. Sobre essas características, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Processo planejado.
II- Segurança razoável.
III- Confiabilidade dos relatórios financeiros.
(    ) Esta característica foca na realização das metas, pensando em garantir com a menor margem de erro que os objetivos delineados possam ser atingidos.
(    ) Esta característica aborda a questão de ter informações acreditáveis da efetividade e eficiência das operações e execução das atividades conforme as leis e regulamentos respectivos.
(    ) Esta característica serve para manter o sucesso dos programas delineados, definidos pelos responsáveis tanto da alta gerência como do nível de coordenadores de área.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	III - I - II.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	II - III - I.

Continue navegando