Buscar

ASPECTOS COMPORTAMENTAIS E PSICOLÓGICOS DA ATIVIDADE FÍSICA E ESPORTIVA - Atividade 3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

De acordo com pesquisadores como Farsen et al. (2018), a preocupação com a qualidade de vida vem de um movimento no sentido de valorizar parâmetros mais amplos que o controle de sintomas, a diminuição da mortalidade ou o aumento da expectativa de vida. Dessa forma, o conceito de qualidade de vida é muito mais abrangente que um mero sinônimo de saúde, já que tal sinônimo se constitui de apenas um aspecto.
FARSEN, T. et al. Qualidade de vida, bem-estar e felicidade no trabalho: sinônimos ou conceitos que se diferenciam? Interação em Psicologia, v. 22, n. 1, 2018. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/psicologia/article/view/48288/35057. Acesso em: 17 jan. 2020.
Nesse sentido, é possível considerarmos que, muito mais que sinônimos, conceitos como “qualidade de vida”, “bem-estar” e “felicidade” são constructos diferentes, complementares entre si e que não tratam sobre o mesmo fenômeno. Sobre a qualidade de vida, podemos evidenciar que ela está mais voltada à saúde física e às questões objetivas que envolvem os seres humanos. Já no que se refere à promoção de bem-estar e da felicidade, elas suprem as lacunas relacionadas às emoções e sentimentos dos trabalhadores. Dessa forma, com base nas ideias pontuadas anteriormente, redija sobre a articulação dos conceitos das principais abordagens teóricas que constituem a definição de qualidade de vida. 
Resposta:
Diversos fatores influenciam nossa qualidade de vida, fatores internos ( psicológicos e mentais ) e externos ( físicos, pessoas, alimentação ) estão diariamente afetando nossas vidas, e há uma série de conceitos sobre o tema no qual destacamos a qualidade de vida em idosos, crianças/adolescentes. 
É de conhecimento que pessoas que tem bons hábitos alimentares e praticam atividades físicas regularmente como forma de promoção de saúde vivem mais e melhor que outras que não a fazem, esse é um dos fatores que está também atrelado ao que chamamos de qualidade de vida. O fator financeiro também ajuda as pessoas no que se refere a oferta de melhores opções de consumo e uso ( alimentos de melhor qualidade são mais caros também ). 
Crianças e jovens adolescentes que constituem bons hábitos alimentares desde cedo até fase adulta só perpetuam e concretizam o fruto que será colhido na melhor idade, influências familiares são por vezes a chave para que esses bons hábitos se formem desde cedo.

Continue navegando