Buscar

Atividade 3 - Gestão em serviços de saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Gestão em serviços de saúde – Atividade 3
 A área de enfermagem com o passar dos anos vem se tornando cada vez mais operante administrativamente, pertinente a sua multifuncionalidade ao que diz respeito ao cuidado e o bem-estar do paciente, podendo notar com o investimento na iminência ad técnicas administrativas são para o melhor uso dos recursos financeiros do hospital. 
 Hospitais exigem uma grande organização por conta disso, foi-se estabelecido quatro setores base para o funcionamento ideal: Hotelaria, nutrição e dietética, farmácia e faturamento, no qual o último citado esta diretamente ligado á enfermagem. Nele, as informações dos prontuários são transformadas em informações financeiras documentadas, as quais são de extrema importância para identificar possíveis erros. 
 Quando analisamos o conceito de custo-efetividade, o qual tem o objetivo de identificar a opção terapêutica que consegue obter o melhor resultado clinico por unidade monetária aplicada, fica nítido o quão se é aplicável na área de medicina intensiva. 
 Tendo em vista, como a instituição especializada em atendimento de urgência e emergências, a equipe de enfermagem devera analisar detalhadamente os prontuários e fazer fechamento de contas, exatamente de acordo com o preço de cada utensilio e medicamentos utilizados levando em consideração todo o processo de cuidado determinado pelo órgão fiscalizador Sistematização de Assistência a Enfermagem (SAE), sendo imprescindível negociar pelo hospital ou respeitando as tabelas fixas pelos vendedores. Para que o setor de Faturamento seja eficaz e assertivo, com o mínimo de erros possível, e para que não erre no fechamento das contas com a operadora se faz necessária essa analise financeira, entretanto é necessário que se respeite minuciosamente o fluxo interno da unidade de saúde: Pré-faturamento, faturamento, auditoria interna, faturamento e auditoria externa. 
 Todas as funções ministradas dentro da unidade de saúde estão interligadas e devem ter um funcionamento correto e eficaz para uma boa administração, sendo o profissional da enfermagem essencial em diversos processos, para que não haja nenhum tipo de erro como incompatibilidade nos faturamentos, visto que, qualquer erro nesse percurso acarretará prejuízos á instituição de saúde e posteriormente o declínio no nível de qualidade dos atendimentos hospitalares.

Continue navegando