Buscar

av1 - neuro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
A TRIM consiste de imobilização completa do MS não parético e treinamento do MS parético. A imobilização completa do MS não parético foi feita por meio de uma tipóia, durante duas semanas, 90% do dia. Nessa técnica, é utilizado o membro afetado durante 6 horas de atividades em 10 dias úteis do período das mesmas duas semanas. Essa técnica é usada para pacientes que sofreram AVE.
2.
As principais deficiências primárias são: déficits somatossensitivos, visuais e motores, dor, alterações no tônus, padrões sinergéticos e reflexos anormais, paresia e padrões alterados de ativação muscular, déficits de programação motora, distúrbios de controle postura e equilíbrio, distúrbios da fala e linguagem, disfagia, disfunção perceptiva e cognitiva, distúrbios afetivos, diferenças comportamentais entre os hemisférios, crises e disfunção da bexiga e do intestino. Já as principais deficiências secundárias, são: tromboembolismo venoso, rachaduras na pele, diminuição da flexibilidade, subluxação e dor no ombro, distrofia reflexa simpática e descondicionamento.
3.
Função respiratória: prevenir retenção e acúmulo de secreções, atelectasia e broncopneumonia. Condutas: mudança de decúbito, regulares e frequentes; técnicas de percussão e vibração do tórax e de reexpansão pulmonar; drenagem postural, se indicado.
Função musculoesquelética: manter ou ganhar amplitude de movimento; prevenir subluxação de ombro com uso de tipoia quando estiver sentado; prevenir contraturas e deformidades. Condutas: massagem no ventre muscular, alongamentos passivos, mobilizações passivas; tipoia e órteses externas; mobilizações passivas de membros superiores e membros inferiores.
Prevenir a trombose venosa profunda (TVP): após liberação médica: mobilizações passivas de membros superiores e inferiores. 
Prevenir úlceras de decúbito: mudança de decúbito do paciente a cada 2 horas.
4.
Pode ocorrer por uma ação física externa (acidente de carro, quedas e violência). E as seqüelas podem ser: perda da fala ou alteração dela, déficits de sensibilidade, do equilíbrio, da marcha, da coordenação, espaticidade, encurtamento musculoesquelietico, epilepsia, hidrocefalia e deformidades no crânio ( causando problema estético). 
 E dependendo da área cerebral afetada, vão existir déficits de força, acometendo um único membro do corpo (monoparesia/monoplegia), braço e perna do mesmo lado (hemiparesia/hemiplegia), pernas (paraparesia/paraplegia) ou todos os quatro membros (tetraparesia/tetraplegia).
5.
OBJETIVO: melhorar o quadro algico, Fortalecimento de musculatura afetada, estimulação sensorio-motora e neuromuscular, ganho de movimentos simetricos facial bilateral., fortalecer a musculatura, , diminuir edema
são importantes para estimular a musculatura da mímica facial, da mastigação e da fala, assim como para evitar contraturas e atrofia das fibras musculares.
 (lágrimas artificiais), várias vezes por dia, 
Os objetivos para com essa paciente é restabelecer o trofismo dos músculos inervados pelo nervo facial, a força e a função muscular, estabelecer a simetria facial, melhorar as funções motoras e sensitivas, lubrificar os olhos para evitar prejuízos maiores. O plano de tratamento poder ser: estimulação sensorial, exercícios de FNP e orientações; massagem; alongamentos; acupuntura, pompage, cinesioterapia (exercícios de mímica facial), treinamento motor e eletrotermoterapia (FES); aplicação de colírios lubrificantes e de pomadas oftalmológicas especiais à noite, assim como o uso de tampões para manter o olho fechado
A paciente iniciou o tratamento pela toma de fitoterapia e por tratamentos de acupuntura. 
Ao 4º tratamento sentiu ligeiras melhorias ao nível dos músculos. Com a continuação dos tratamentos as melhoras iriam sendo significativas.
Após 3 meses era notável uma maior simetria da face, já conseguia franzir o sobrolho e fechar o olho com bastante facilidade, apenas lacrimejava ao esforço. A boca estava visivelmente mais simétrica.
Com os progressos a nível exterior as melhoras fizeram-se logo sentir no interior, a paciente passou a ficar mais calma, com menos ansiedade e com maior ânimo.
Os tratamentos de acupunctura e fitoterapia foram efetuados em simultâneo com tratamentos de fisioterapia.
O relatório de fisioterapia refere: “…. No entanto, é de referir que as melhorias mais significativas ocorrem logo após o início da terapia complementar de acupunctura. Para além disso, tem-se notado diminuição da ansiedade e ligeira depressão vivenciada pela utente após esta situação clínica... ”

Outros materiais