Buscar

Pós em alfabetização e letramento -Teorias do letramento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Teorias do letramento e Práticas Sociais de Leitura e de Escrita
No que diz respeito à escrita, Emilia Ferreiro apresenta duas formas em que pode ser concebida: transcrição gráfica e representação da linguagem. Considerando essa concepção de Emília Ferreiro, considere V para as questões verdadeiras e F para as falsas. Depois, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
(  ) A escrita como transcrição gráfica significa a conversão das unidades sonoras em unidades gráficas.
(  ) As práticas pautadas na escrita como transcrição gráfica priorizam sempre o questionamento.
(  )  Conceber a escrita como sistema de representação é compreender a natureza desse sistema.
( ) As práticas baseadas na concepção da escrita como sistema de representação configuram-se como a aquisição de uma técnica
 
Nota: 20.0
	
	A
	V V F F
	
	B
	V F V F
Você acertou!
Comentário: A escrita como transcrição gráfica significa a conversão das unidades sonoras em unidades gráficas, priorizando a discriminação perceptiva nas modalidades envolvidas. As práticas de ensino pautadas nessa concepção se efetivam a partir de exercícios de discriminação, sem questionar a natureza das unidades utilizadas, configurando-se na aquisição de uma técnica. Conceber a escrita como sistema de representação é compreender a natureza desse sistema de representação, o qual denota uma série de reflexões. Segundo Emilila Ferreira, diante dessa compreensão, a aprendizagem se converte na apropriação de um novo objeto de conhecimento e passa a ser uma aprendizagem conceitual. (tema 03, p. 10) resposta: B
	
	C
	F V F V
	
	D
	F F V V
Questão 2/5 - Teorias do letramento e Práticas Sociais de Leitura e de Escrita
A língua, no nosso caso a língua Portuguesa, representa a identidade de um povo, e pode neste sentido ser um instrumento emancipador, pois ao falar o indivíduo reproduz ações, intervenções em relação aos outros, ou seja, a língua falada ou escrita evidencia o posicionamento das pessoas em relação às situações que vivem.
Segundo Antunes (2009), devido à função da linguagem, nessa relação  “há uma estreita e inexorável reciprocidade entre língua e _______.
Assinale a alternativa que completa a frase.
Nota: 20.0
	
	A
	capacidade de se expressar
	
	B
	a própria consciência que se desenvolve quase que intuitivamente e precocemente
	
	C
	sociedade, entre língua e história e entre língua e cultura.
Você acertou!
Comentário: o fator mais importante a ser considerado, é o fato da língua ser um instrumento emancipador do homem, o que leva ao entendimento de que existe uma indissociabilidade entre sujeito e sua identidade cultural presente inclusive na linguagem estabelecida entre eles. (AULA 2, tema 1) Resposta : C.
	
	D
	os fatores universais que são ensinados por gerações.
Questão 3/5 - Teorias do letramento e Práticas Sociais de Leitura e de Escrita
O processo de leitura, para Maria Lúcia de Castro Gomes, passa pelo reconhecimento visual e uma posterior busca mental de compreensão, o que chama de processo de decodificação. Nesta via de raciocínio a autora aponta três modelos básicos para explicar a forma que a leitura se processa.
Assinale a alternativa que traz estes modelos.
Nota: 20.0
	
	A
	Sintático, Analítico e Global.
	
	B
	Alfabético, silábico e ortográfico
	
	C
	Léxico, motor e visual.
	
	D
	Ascendente, descendente e Interativo.
Você acertou!
Comentário: É importante ter a clareza de que os processos de apropriação de escrita se diferem dos processos de domínio da leitura. O processo de leitura, para Gomes (2007), passa pelo reconhecimento visual e uma posterior busca mental de compreensão, o que ela chama de processo de decodificação. Nessa via de raciocínio, a autora aponta três modelos básicos para explicar a forma como a leitura se processa, denominado modelo ascendente, modelo descendente e modelo interativo. O primeiro modelo, ascendente, é  privilegiado em práticas tradicionais de ensino; no segundo modelo, descendente, o leitor traz seus conhecimentos prévios para a compreensão do texto a ser lido; o modelo interativo é o utilizado pelo leitor maduro e eficiente. (AULA 3, tema 04) Resposta: D
Questão 4/5 - Teorias do letramento e Práticas Sociais de Leitura e de Escrita
Na atualidade estão presentes discussões e pesquisas que reforçam a ideia da indissociabilidade entre os processos de alfabetização e de letramento. Entre os intelectuais brasileiros deve-se destacar o precursor da ideia de letramento enquanto possibilidade libertadora do homem, ou seja, este intelectual incorporou o sentido político no conceito de letramento.
Assinale a alternativa que corresponde com o nome deste intelectual.
Nota: 20.0
	
	A
	Dermerval Saviani
	
	B
	Luis Antônio Marcuschi
	
	C
	Paulo Freire
Você acertou!
Comentário: Esta pergunta objetiva reforçar as relações entre conceitos e seus autores, valorizando assim a construção, elaboração de pesquisas que incorporam significações novas a partir das existentes contribuindo para o enriquecimento das produções existentes. Neste caso valorizar as contribuições de Paulo Freire para a Educação. (AULA 3. tema 1) Resposta : C.
	
	D
	Mikhail Bakhtin
Questão 5/5 - Teorias do letramento e Práticas Sociais de Leitura e de Escrita
A grande autora na área de alfabetização Magda Soares afirma existir uma diferença relevante entre alfabetização e letramento.
Assinale a alternativa que apresenta a ideia da autora.
Nota: 20.0
	
	A
	Segundo a autora não há diferença entre alfabetizar e letrar, são sinônimos.
	
	B
	Segundo a autora a diferença consiste no material utilizado apenas, pois a alfabetização está baseada no livro didático e o letrar está no material produzido pelo professor.
	
	C
	A diferença consiste em que alfabetizar é o termo utilizado para o ensino das crianças e letrar é o termo utilizado para os adultos.
	
	D
	A diferença é que o letramento caracteriza-se pelo processo de aquisição da leitura e da escrita com base nas práticas sociais, enquanto no processo de alfabetização não há ênfase em tais práticas.
Você acertou!
Comentário: Esta questão tem relação com a extensão e na qualidade do domínio da leitura e escrita e possibilita uma compreensão acerca do entendimento dos conceitos de letrar e alfabetizar os quais se complementam e são indissociáveis. O letrar tem base nas práticas sociais, o que não acontece necessariamente na alfabetização.
Resposta: D  (AULA 2, tema 05)

Continue navegando