Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir. “Esse procedimento, conhecido por método socrático, nasceu da perplexidade do filósofo diante do oráculo de Delfos, que o identificara como o ‘homem mais sábio’. Por não se considerar sábio, mas sem desacreditar do oráculo, consultou as pessoas que se diziam sábias e descobriu a fragilidade do saber. Percebeu então que a sabedoria começa pelo reconhecimento da ignorância. ‘Só sei que nada sei’ é, para Sócrates, o princípio da sabedoria, atitude em que se resume a tarefa verdadeiramente filosófica de superar o enganoso saber baseado em ideias preconcebidas.” ARANHA, Maria Lúcia de A. História da educação e da pedagogia: geral e do Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006, p. 69. Sócrates é uma das personagens mais importantes e emblemáticas da história da humanidade. Apesar de ter sido injustiçado – condenado à morte por conta de seus questionamentos – deixou legado pedagógico fundamental não somente para o povo grego, mas também para todo o ocidente.
Considerando a afirmação dada, assim como os seus conhecimentos, analise as asserções a seguir.
I – Não deixou nenhum escrito, foram os seus discípulos, especialmente Platão, que registraram suas teorias e ensinamentos.
II – Para chegar à verdade, bastaria exercitar a prática.
III – A manutenção do virtuoso era uma virtude, ou seja, esta não poderia ser passageira, atitude para toda a vida.
IV – Desenvolveu um método dividido em duas partes: a ironia e a maiêutica.
a. Estão corretas apenas as afirmativas I e II.
b. Estão corretas apenas as afirmativas I e IV.
c. Estão corretas apenas as afirmativas I e III.
d. Estão corretas apenas as afirmativas III e IV.
e. Estão corretas apenas as afirmativas II e III.

Na Antiguidade Clássica, a razão e o pensamento crítico se tornaram premissas fundamentais. Vários filósofos participaram da construção de uma ideia de educação e produção do conhecimento, dando base para o que refletimos hoje no Ocidente. Apesar de a Filosofia ter surgido na Grécia, parte da cultura grega foi adquirida por Roma que também desenvolveu escolas. A educação em Roma tinha três modelos distintos.
Sobre isso, ASSOCIE a primeira coluna com a segunda.
( ) Escola dos Ludi-magister.
( ) Escolas do gramático.
( ) Escola de educação terciária ou do Retórico.
( ) Equivalente à educação do ensino superior.
( ) Corresponderia, na educação brasileira atual, ao ensino Fundamental II.
( ) Nela era possível aprender Direito, Filosofia e outras disciplinas, especialmente a arte do discurso e do convencimento.
( ) Era voltada para a educação elementar.
( ) Estudava-se a língua latina.
a. 3 – 2 – 3 – 1 – 2.
b. 3 – 1 – 2 – 2 – 3.
c. 1 – 2 – 2 – 3 – 3.
d. 2 – 1 – 2 – 3 – 3.
e. 2 – 3 – 2 – 1 – 3.

Sabemos que Platão contestava o parco modelo de educação existente em sua época. Para ele, algumas premissas deveriam ser adotadas para que os modelos pedagógicos pudessem garantir a formação de um indivíduo justo para viver em uma sociedade também justa.
Considerando a afirmação, assim como o trecho lido e seus conhecimentos, analise as asserções a seguir.
I – Platão aceitava a democracia e não questionava o sistema vigente.
II – Para Platão, era o Estado que deveria se encarregar da educação dos indivíduos.
III – A teoria das ideias de Platão foi totalmente absorvida por Aristóteles.
IV – O filósofo propõe que as habilidades de cada indivíduo deveriam ser testadas e, para isto, era importante oferecer uma formação básica para todos.
a. Estão corretas II e IV.
b. Estão corretas II, III e IV.
c. Estão corretas II e III.
d. Estão corretas III e IV.
e. Estão corretas I e II.

Leia o trecho a seguir. “Pestalozzi sempre se interessou pela educação elementar, sobretudo de crianças pobres. Em 1774, fundou em Neuhof uma escola que recolhia órfãos, mendigos e pequenos ladrões, aos quais oferecia formação geral e reeducação profissional por meio de trabalhos de fiação e tecelagem. Por questões financeiras, a experiência durou apenas cinco anos. De 1805 a 1825 aplicou suas ideias no internato de Yverdon (...) Pestalozzi é considerado um dos defensores da escola popular”. ARANHA, Maria Lúcia de A. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna. 2006, p. 211.
Com base no trecho lido, na afirmação e em seus conhecimentos, assinale a opção que aponta corretamente a visão pedagógica pestalozziana.
a. Pestalozzi foi defensor da educação profissionalizante para os jovens.
b. Pestalozzi acreditava piamente que a educação era um mecanismo transformador e que os ensinamentos deveriam partir sempre dos conteúdos mais simples para os mais complexos.
c. No entendimento do educador, o ensino deveria se estender apenas às crianças pequenas.
d. Para Pestalozzi a figura central no processo ensino-aprendizagem era o professor.
e. Para o educador, o Estado deveria garantir a educação para todos, no entanto, a iniciativa privada poderia interferir e oferecer quaisquer tipos de investimentos.

Considerando a afirmação, assim como o trecho lido e seus conhecimentos, analise as asserções a seguir: I – A LDB de 1996 é o resultado de inúmeros esforços de Darcy Ribeiro, senador e educador. II – A educação profissional passou a ser articulada com o ensino regular. III – Com a nova LDB, passou a ser exigência a formação de nível superior aos profissionais de educação que atuam nas séries iniciais do ensino básico. IV – As escolas técnicas tornaram-se todas privadas, limitando o acesso da população mais carente.
Escolha uma opção:
a. Estão corretas I, e III.
b. Estão corretas I, II e III.
c. Estão corretas I, III e IV.
d. Estão corretas II, III e IV.
e. Estão corretas III e IV.

Vários foram os pedagogos que se dedicaram a modificar as práticas educacionais ultrapassadas do final do século XIX e início do XX. Embora existissem políticas governamentais voltadas à educação, elas não atendiam às necessidades da sociedade em voga. É neste contexto que surge a Escola Nova, uma concepção educacional destituída dos modelos mecanizados de repetição e memorização dos conteúdos.
Considerando o trecho dado, assim como os seus conhecimentos, assinale a opção correta sobre as premissas que balizavam a Escola Nova.
a. Educação voltada para a profissionalização, uma vez que se fazia necessário gerar mão de obra qualificada.
b. A Escola Nova defendia educação gratuita, individualizada, autônoma, valorizando a formação integral do indivíduo.
c. Uma escola que fosse gratuita, individualizada, focada na separação dos alunos por faixa etária, mas que não pretendia desenvolver a autonomia.
d. Uma educação voltada exclusivamente para a formação da criança.
e. Educação universal, gratuita, individualizada e também focada na valorização das cidades mais urbanizadas.

Leia o trecho a seguir. O profissional de pedagogia é um articulador com formação abrangente, e que desenvolve na prática os processos de ensino-aprendizagem em diferentes níveis, quer seja na educação primária, quer seja nas séries iniciais do ensino fundamental. Mas também, pode-se dizer que se trata de alguém que assume responsabilidades para além da sala de aula, pois está capacitado para atuar em frentes distintas no ambiente escolar e enfrentar os inúmeros desafios inerentes à profissão.
Com base no trecho lido, na afirmação, assim como em seus conhecimentos, marque a opção correta.
a. Por sua formação, os desafios na atuação de um pedagogo no ambiente escolar se restringem à orientação psicopedagógico.
b. Por sua formação multidisciplinar, o pedagogo enfrenta desafios restritos à fiscalização de instituições.
c. Por sua formação, a atuação do pedagogo não se restringe ao magistério, pois ele pode se tornar o gestor da instituição de ensino e trabalhar com coordenação pedagógica.
d. Por sua formação ampla, o pedagogo enfrenta desafios diários que são concernentes e restritos aos processos de ensino-aprendizagem.
e. Por sua formação, os desafios na atuação de um pedagogo são restritos aos trabalhos desenvolvidos com crianças que possuem necessidades especiais.

Leia o trecho a seguir. “Podemos dizer, sem risco de errar, que Paulo Freire (1921-1997) foi um dos grandes pedagogos da atualidade, respeitado não só no Brasil, mas também no mundo. Mesmo que suas ideias e práticas tenham sofrido críticas as mais diversas, é indispensável considerar a fecunda contribuição que deu à educação popular. Antes de tudo, Paulo Freire era cristão. Seu cristianismo, porém, embasava-se em uma teologia (...), preocupada com o contraste entre a pobreza e a riqueza resultante de privilégios sociais.” ARANHA, Maria Lúcia de A. História da educação e da pedagogia: geral e do Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006, p.337.
Com base no trecho lido, na afirmação, assim como em seus conhecimentos, marque a opção correta sobre a contribuição de Paulo Freire para a educação popular.
a. Fundou a Universidade de Brasília, da qual também foi reitor por longo tempo.
b. Desenvolveu um modelo de gestão escolar voltada para atender a demanda da alfabetização popular.
c. Foi fundador do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, em que se promovia educação popular.
d. Idealizou uma concepção de pedagogia por etapas, privilegiando a educação infantil.
e. Criou o método Paulo Freire para alfabetizar de adultos, que partia da investigação do vocabulário do aluno para contextualizar as aulas.

Ao longo da República Velha (1889-1930) quase nenhuma modificação foi vista no sistema educacional brasileiro, assim, a educação continuava a ser um privilégio de uma elite dominante, mesmo que diante de um sentimento de nacionalização. Em um contexto de fortes movimentos sociais e intensas revoluções, no Brasil e no mundo, um nome surge na tentativa de realizar uma modificação que fosse de fato significativa.
Nomeado como ministro da Instrução Pública no Brasil, desvinculou a instrução pública da religião, além de tornar gratuito o ensino primário. Sobre quem estamos falando?
a. Lourenço Filho.
b. Francisco Campos.
c. Anísio Teixeira.
d. Fernando de Azevedo.
e. Benjamin Constant.

O profissional de pedagogia depara-se com inúmeros desafios, sendo que o principal se refere às exigências notadamente percebidas na educação contemporânea, que solicita certas especificidades, não apenas quanto à formação acadêmica, mas também no que tange às próprias características individuais. Isto porque os desafios na atualidade multiplicam-se com a mesma rapidez que as transformações e expansões sociais acontecem.
Considerando o trecho lido, assim como seus conhecimentos, marque a opção correta.
a. As duas últimas décadas influenciaram diretamente no perfil do profissional de pedagogia exigido pelo mercado corporativo.
b. Para atender as demandas do mundo contemporâneo, o pedagogo precisa investir na formação contínua.
c. As transformações promovidas pela globalização expandiram os desafios dos pedagogos que atuam em sala de aula.
d. As necessidades do mundo contemporâneo são bem diferentes das que já foram vistas na história, o que torna a presença do pedagogo em determinados ambientes desnecessária.
e. Como os desafios na contemporaneidade se multiplicam constantemente, o pedagogo precisa sempre rever as próprias características individuais.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Leia o trecho a seguir. “Esse procedimento, conhecido por método socrático, nasceu da perplexidade do filósofo diante do oráculo de Delfos, que o identificara como o ‘homem mais sábio’. Por não se considerar sábio, mas sem desacreditar do oráculo, consultou as pessoas que se diziam sábias e descobriu a fragilidade do saber. Percebeu então que a sabedoria começa pelo reconhecimento da ignorância. ‘Só sei que nada sei’ é, para Sócrates, o princípio da sabedoria, atitude em que se resume a tarefa verdadeiramente filosófica de superar o enganoso saber baseado em ideias preconcebidas.” ARANHA, Maria Lúcia de A. História da educação e da pedagogia: geral e do Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006, p. 69. Sócrates é uma das personagens mais importantes e emblemáticas da história da humanidade. Apesar de ter sido injustiçado – condenado à morte por conta de seus questionamentos – deixou legado pedagógico fundamental não somente para o povo grego, mas também para todo o ocidente.
Considerando a afirmação dada, assim como os seus conhecimentos, analise as asserções a seguir.
I – Não deixou nenhum escrito, foram os seus discípulos, especialmente Platão, que registraram suas teorias e ensinamentos.
II – Para chegar à verdade, bastaria exercitar a prática.
III – A manutenção do virtuoso era uma virtude, ou seja, esta não poderia ser passageira, atitude para toda a vida.
IV – Desenvolveu um método dividido em duas partes: a ironia e a maiêutica.
a. Estão corretas apenas as afirmativas I e II.
b. Estão corretas apenas as afirmativas I e IV.
c. Estão corretas apenas as afirmativas I e III.
d. Estão corretas apenas as afirmativas III e IV.
e. Estão corretas apenas as afirmativas II e III.

Na Antiguidade Clássica, a razão e o pensamento crítico se tornaram premissas fundamentais. Vários filósofos participaram da construção de uma ideia de educação e produção do conhecimento, dando base para o que refletimos hoje no Ocidente. Apesar de a Filosofia ter surgido na Grécia, parte da cultura grega foi adquirida por Roma que também desenvolveu escolas. A educação em Roma tinha três modelos distintos.
Sobre isso, ASSOCIE a primeira coluna com a segunda.
( ) Escola dos Ludi-magister.
( ) Escolas do gramático.
( ) Escola de educação terciária ou do Retórico.
( ) Equivalente à educação do ensino superior.
( ) Corresponderia, na educação brasileira atual, ao ensino Fundamental II.
( ) Nela era possível aprender Direito, Filosofia e outras disciplinas, especialmente a arte do discurso e do convencimento.
( ) Era voltada para a educação elementar.
( ) Estudava-se a língua latina.
a. 3 – 2 – 3 – 1 – 2.
b. 3 – 1 – 2 – 2 – 3.
c. 1 – 2 – 2 – 3 – 3.
d. 2 – 1 – 2 – 3 – 3.
e. 2 – 3 – 2 – 1 – 3.

Sabemos que Platão contestava o parco modelo de educação existente em sua época. Para ele, algumas premissas deveriam ser adotadas para que os modelos pedagógicos pudessem garantir a formação de um indivíduo justo para viver em uma sociedade também justa.
Considerando a afirmação, assim como o trecho lido e seus conhecimentos, analise as asserções a seguir.
I – Platão aceitava a democracia e não questionava o sistema vigente.
II – Para Platão, era o Estado que deveria se encarregar da educação dos indivíduos.
III – A teoria das ideias de Platão foi totalmente absorvida por Aristóteles.
IV – O filósofo propõe que as habilidades de cada indivíduo deveriam ser testadas e, para isto, era importante oferecer uma formação básica para todos.
a. Estão corretas II e IV.
b. Estão corretas II, III e IV.
c. Estão corretas II e III.
d. Estão corretas III e IV.
e. Estão corretas I e II.

Leia o trecho a seguir. “Pestalozzi sempre se interessou pela educação elementar, sobretudo de crianças pobres. Em 1774, fundou em Neuhof uma escola que recolhia órfãos, mendigos e pequenos ladrões, aos quais oferecia formação geral e reeducação profissional por meio de trabalhos de fiação e tecelagem. Por questões financeiras, a experiência durou apenas cinco anos. De 1805 a 1825 aplicou suas ideias no internato de Yverdon (...) Pestalozzi é considerado um dos defensores da escola popular”. ARANHA, Maria Lúcia de A. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna. 2006, p. 211.
Com base no trecho lido, na afirmação e em seus conhecimentos, assinale a opção que aponta corretamente a visão pedagógica pestalozziana.
a. Pestalozzi foi defensor da educação profissionalizante para os jovens.
b. Pestalozzi acreditava piamente que a educação era um mecanismo transformador e que os ensinamentos deveriam partir sempre dos conteúdos mais simples para os mais complexos.
c. No entendimento do educador, o ensino deveria se estender apenas às crianças pequenas.
d. Para Pestalozzi a figura central no processo ensino-aprendizagem era o professor.
e. Para o educador, o Estado deveria garantir a educação para todos, no entanto, a iniciativa privada poderia interferir e oferecer quaisquer tipos de investimentos.

Considerando a afirmação, assim como o trecho lido e seus conhecimentos, analise as asserções a seguir: I – A LDB de 1996 é o resultado de inúmeros esforços de Darcy Ribeiro, senador e educador. II – A educação profissional passou a ser articulada com o ensino regular. III – Com a nova LDB, passou a ser exigência a formação de nível superior aos profissionais de educação que atuam nas séries iniciais do ensino básico. IV – As escolas técnicas tornaram-se todas privadas, limitando o acesso da população mais carente.
Escolha uma opção:
a. Estão corretas I, e III.
b. Estão corretas I, II e III.
c. Estão corretas I, III e IV.
d. Estão corretas II, III e IV.
e. Estão corretas III e IV.

Vários foram os pedagogos que se dedicaram a modificar as práticas educacionais ultrapassadas do final do século XIX e início do XX. Embora existissem políticas governamentais voltadas à educação, elas não atendiam às necessidades da sociedade em voga. É neste contexto que surge a Escola Nova, uma concepção educacional destituída dos modelos mecanizados de repetição e memorização dos conteúdos.
Considerando o trecho dado, assim como os seus conhecimentos, assinale a opção correta sobre as premissas que balizavam a Escola Nova.
a. Educação voltada para a profissionalização, uma vez que se fazia necessário gerar mão de obra qualificada.
b. A Escola Nova defendia educação gratuita, individualizada, autônoma, valorizando a formação integral do indivíduo.
c. Uma escola que fosse gratuita, individualizada, focada na separação dos alunos por faixa etária, mas que não pretendia desenvolver a autonomia.
d. Uma educação voltada exclusivamente para a formação da criança.
e. Educação universal, gratuita, individualizada e também focada na valorização das cidades mais urbanizadas.

Leia o trecho a seguir. O profissional de pedagogia é um articulador com formação abrangente, e que desenvolve na prática os processos de ensino-aprendizagem em diferentes níveis, quer seja na educação primária, quer seja nas séries iniciais do ensino fundamental. Mas também, pode-se dizer que se trata de alguém que assume responsabilidades para além da sala de aula, pois está capacitado para atuar em frentes distintas no ambiente escolar e enfrentar os inúmeros desafios inerentes à profissão.
Com base no trecho lido, na afirmação, assim como em seus conhecimentos, marque a opção correta.
a. Por sua formação, os desafios na atuação de um pedagogo no ambiente escolar se restringem à orientação psicopedagógico.
b. Por sua formação multidisciplinar, o pedagogo enfrenta desafios restritos à fiscalização de instituições.
c. Por sua formação, a atuação do pedagogo não se restringe ao magistério, pois ele pode se tornar o gestor da instituição de ensino e trabalhar com coordenação pedagógica.
d. Por sua formação ampla, o pedagogo enfrenta desafios diários que são concernentes e restritos aos processos de ensino-aprendizagem.
e. Por sua formação, os desafios na atuação de um pedagogo são restritos aos trabalhos desenvolvidos com crianças que possuem necessidades especiais.

Leia o trecho a seguir. “Podemos dizer, sem risco de errar, que Paulo Freire (1921-1997) foi um dos grandes pedagogos da atualidade, respeitado não só no Brasil, mas também no mundo. Mesmo que suas ideias e práticas tenham sofrido críticas as mais diversas, é indispensável considerar a fecunda contribuição que deu à educação popular. Antes de tudo, Paulo Freire era cristão. Seu cristianismo, porém, embasava-se em uma teologia (...), preocupada com o contraste entre a pobreza e a riqueza resultante de privilégios sociais.” ARANHA, Maria Lúcia de A. História da educação e da pedagogia: geral e do Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006, p.337.
Com base no trecho lido, na afirmação, assim como em seus conhecimentos, marque a opção correta sobre a contribuição de Paulo Freire para a educação popular.
a. Fundou a Universidade de Brasília, da qual também foi reitor por longo tempo.
b. Desenvolveu um modelo de gestão escolar voltada para atender a demanda da alfabetização popular.
c. Foi fundador do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, em que se promovia educação popular.
d. Idealizou uma concepção de pedagogia por etapas, privilegiando a educação infantil.
e. Criou o método Paulo Freire para alfabetizar de adultos, que partia da investigação do vocabulário do aluno para contextualizar as aulas.

Ao longo da República Velha (1889-1930) quase nenhuma modificação foi vista no sistema educacional brasileiro, assim, a educação continuava a ser um privilégio de uma elite dominante, mesmo que diante de um sentimento de nacionalização. Em um contexto de fortes movimentos sociais e intensas revoluções, no Brasil e no mundo, um nome surge na tentativa de realizar uma modificação que fosse de fato significativa.
Nomeado como ministro da Instrução Pública no Brasil, desvinculou a instrução pública da religião, além de tornar gratuito o ensino primário. Sobre quem estamos falando?
a. Lourenço Filho.
b. Francisco Campos.
c. Anísio Teixeira.
d. Fernando de Azevedo.
e. Benjamin Constant.

O profissional de pedagogia depara-se com inúmeros desafios, sendo que o principal se refere às exigências notadamente percebidas na educação contemporânea, que solicita certas especificidades, não apenas quanto à formação acadêmica, mas também no que tange às próprias características individuais. Isto porque os desafios na atualidade multiplicam-se com a mesma rapidez que as transformações e expansões sociais acontecem.
Considerando o trecho lido, assim como seus conhecimentos, marque a opção correta.
a. As duas últimas décadas influenciaram diretamente no perfil do profissional de pedagogia exigido pelo mercado corporativo.
b. Para atender as demandas do mundo contemporâneo, o pedagogo precisa investir na formação contínua.
c. As transformações promovidas pela globalização expandiram os desafios dos pedagogos que atuam em sala de aula.
d. As necessidades do mundo contemporâneo são bem diferentes das que já foram vistas na história, o que torna a presença do pedagogo em determinados ambientes desnecessária.
e. Como os desafios na contemporaneidade se multiplicam constantemente, o pedagogo precisa sempre rever as próprias características individuais.

Prévia do material em texto

23/06/2021 AV3 - História da Educação
https://ava.unicarioca.edu.br/ead/mod/quiz/review.php?attempt=1303293&cmid=143916 1/8
Página inicial / Meus cursos / EAD211118-66572 / AV3 / AV3 - História da Educação / AV3 - História da Educação
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Iniciado em terça, 15 Jun 2021, 15:28
Estado Finalizada
Concluída em terça, 15 Jun 2021, 16:26
Tempo
empregado
58 minutos 38 segundos
Avaliar 9,00 de um máximo de 10,00(90%)
Leia o trecho a seguir.
“Esse procedimento, conhecido por método socrático, nasceu da perplexidade do filósofo diante do oráculo de Delfos,
que o identificara como o ‘homem mais sábio’. Por não se considerar sábio, mas sem desacreditar do oráculo, consultou
as pessoas que se diziam sábias e descobriu a fragilidade do saber. Percebeu então que a sabedoria começa pelo
reconhecimento da ignorância. ‘Só sei que nada sei’ é, para Sócrates, o princípio da sabedoria, atitude em que se resume
a tarefa verdadeiramente filosófica de superar o enganoso saber baseado em ideias preconcebidas.”
ARANHA, Maria Lúcia de A. História da educação e da pedagogia: geral e do Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006, p.
69.
Sócrates é uma das personagens mais importantes e emblemáticas da história da humanidade. Apesar de ter sido
injustiçado – condenado à morte por conta de seus questionamentos – deixou legado pedagógico fundamental não
somente para o povo grego, mas também para todo o ocidente.
Considerando a afirmação dada, assim como os seus conhecimentos, analise as asserções a seguir.
I – Não deixou nenhum escrito, foram os seus discípulos, especialmente Platão, que registraram suas teorias e
ensinamentos.
II – Para chegar à verdade, bastaria exercitar a prática.
III – A manutenção do virtuoso era uma virtude, ou seja, esta não poderia ser passageira, atitude para toda a vida.
IV – Desenvolveu um método dividido em duas partes: a ironia e a maiêutica.
Agora, assinale a opção correta.
Escolha uma opção:
a.
Estão corretas apenas as afirmativas I e IV.

b.
Estão corretas apenas as afirmativas I e III.
c.
Estão corretas apenas as afirmativas I e II.
d.
Estão corretas apenas as afirmativas III e IV.
e. Estão corretas apenas as afirmativas II e III.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
Estão corretas apenas as afirmativas I e IV.
https://ava.unicarioca.edu.br/ead/
https://ava.unicarioca.edu.br/ead/course/view.php?id=1112
https://ava.unicarioca.edu.br/ead/course/view.php?id=1112&sectionid=35721#section-30
https://ava.unicarioca.edu.br/ead/course/view.php?id=1112&sectionid=35721#section-31
https://ava.unicarioca.edu.br/ead/mod/quiz/view.php?id=143916
23/06/2021 AV3 - História da Educação
https://ava.unicarioca.edu.br/ead/mod/quiz/review.php?attempt=1303293&cmid=143916 2/8
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Na Antiguidade Clássica, a razão e o pensamento crítico se tornaram premissas fundamentais. Vários filósofos
participaram da construção de uma ideia de educação e produção do conhecimento, dando base para o que refletimos
hoje no Ocidente. Apesar de a Filosofia ter surgido na Grécia, parte da cultura grega foi adquirida por Roma que também
desenvolveu escolas. A educação em Roma tinha três modelos distintos. Sobre isso, ASSOCIE a primeira coluna com a
segunda.
( ) Escola dos Ludi-magister.
( ) Escolas do gramático.
( ) Escola de educação terciária ou do Retórico.
 
( ) Equivalente à educação do ensino superior.
( ) Corresponderia, na educação brasileira atual, ao ensino Fundamental II.
( ) Nela era possível aprender Direito, Filosofia e outras disciplinas, especialmente a arte do discurso e do
convencimento.
( ) Era voltada para a educação elementar.
( ) Estudava-se a língua latina.
 
A ordem CORRETA das respostas é:
 
Escolha uma opção:
a. 3 – 2 – 3 – 1 – 2. 
b. 3 – 1 – 2 – 2 – 3.
c. 1 – 2 – 2 – 3 – 3.
d. 2 – 1 – 2 – 3 – 3.
e. 2 – 3 – 2 – 1 – 3.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: 3 – 2 – 3 – 1 – 2.
23/06/2021 AV3 - História da Educação
https://ava.unicarioca.edu.br/ead/mod/quiz/review.php?attempt=1303293&cmid=143916 3/8
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
– “Platão rejeitava a educação praticada, em sua época, na Grécia, dada pelos sofistas, encarregados de transmitir
conhecimentos técnicos - principalmente a oratória – aos jovens da elite, com o objetivo de capacitá-los a ocupar funções
públicas. Além disso, ele rejeitava a democracia que, então, vigorava em Atenas, que via como uma estrutura que
concedia poder a pessoas despreparadas para exercê-lo. Daí sua proposta de que o poder fosse exercido por uma
aristocracia do saber”.
 
PILETTI, Claudino, Nelson. História da educação: de Confúcio a Paulo Freire. São Paulo: Contexto, 2014, p. 30.
 
Sabemos que Platão contestava o parco modelo de educação existente em sua época. Para ele, algumas premissas
deveriam ser adotadas para que os modelos pedagógicos pudessem garantir a formação de um indivíduo justo para viver
em uma sociedade também justa. Considerando a afirmação, assim como o trecho lido e seus conhecimentos, analise as
asserções a seguir.
 
I – Platão aceitava a democracia e não questionava o sistema vigente.
II – Para Platão, era o Estado que deveria se encarregar da educação dos indivíduos.
III – A teoria das ideias de Platão foi totalmente absorvida por Aristóteles.
IV – O filósofo propõe que as habilidades de cada indivíduo deveriam ser testadas e, para isto, era importante oferecer
uma formação básica para todos.
 
Agora, assinale a opção correta.
 
Escolha uma opção:
a. Estão corretas II e IV. 
b. Estão corretas II, III e IV.
c. Estão corretas II e III.
d. Estão corretas III e IV.
e. Estão corretas I e II.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Estão corretas II e IV.
23/06/2021 AV3 - História da Educação
https://ava.unicarioca.edu.br/ead/mod/quiz/review.php?attempt=1303293&cmid=143916 4/8
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Leia o trecho a seguir.
“Pestalozzi sempre se interessou pela educação elementar, sobretudo de crianças pobres. Em 1774, fundou em Neuhof
uma escola que recolhia órfãos, mendigos e pequenos ladrões, aos quais oferecia formação geral e reeducação
profissional por meio de trabalhos de fiação e tecelagem. Por questões financeiras, a experiência durou apenas cinco
anos. De 1805 a 1825 aplicou suas ideias no internato de Yverdon (...) Pestalozzi é considerado um dos defensores da
escola popular”. 
ARANHA, Maria Lúcia de A. Filosofia da Educação. São Paulo: Moderna. 2006, p. 211.
Influenciado pelas necessidades advindas das transformações sociais, Pestalozzi foi um dos grandes nomes da
pedagogia de seu tempo. Com base no trecho lido, na afirmação e em seus conhecimentos, assinale a opção que aponta
corretamente a visão pedagógica pestalozziana.
Escolha uma opção:
a.
Pestalozzi foi defensor da educação profissionalizante para os jovens.
b. Pestalozzi acreditava piamente que a educação era um mecanismo transformador e que os ensinamentos
deveriam partir sempre dos conteúdos mais simples para os mais complexos. 
c.
No entendimento do educador, o ensino deveria se estender apenas às crianças pequenas.
d. Para Pestalozzi a figura central no processo ensino-aprendizagem era o professor.
e.
Para o educador, o Estado deveria garantir a educação para todos, no entanto, a iniciativa privada poderia interferir e
oferecer quaisquer tipos de investimentos.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Pestalozzi acreditava piamente que a educação era um mecanismo transformador e que os
ensinamentos deveriam partir sempre dos conteúdos mais simples para os mais complexos.
23/06/2021 AV3 - História da Educação
https://ava.unicarioca.edu.br/ead/mod/quiz/review.php?attempt=1303293&cmid=143916 5/8
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 1996, percorreu um longo caminho ao longo de sua elaboração e
aprovação. Com a aprovação da Constituição de1988, era essencial que se redigisse uma lei complementar para tratar
dos rumos que a educação no país deveria seguir. Foram treze anos de batalhae muitos esforços exaustivos, entre a
elaboração do texto original até a regulamentação que aconteceria somente em 20 de dezembro de 1996.
PILETTI, Claudino; Nelson. História da educação: de Confúcio a Paulo Freire. São Paulo: Contexto, 2014.
 
Considerando a afirmação, assim como o trecho lido e seus conhecimentos, analise as asserções a seguir:
I – A LDB de 1996 é o resultado de inúmeros esforços de Darcy Ribeiro, senador e educador.
II – A educação profissional passou a ser articulada com o ensino regular.
III – Com a nova LDB, passou a ser exigência a formação de nível superior aos profissionais de educação que atuam nas
séries iniciais do ensino básico.
IV – As escolas técnicas tornaram-se todas privadas, limitando o acesso da população mais carente.
 
 
Escolha uma opção:
a. Estão corretas I, e III.
b. Estão corretas I, II e III. 
c. Estão corretas I, III e IV.
d. Estão corretas II, III e IV.
e. Estão corretas III e IV.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Estão corretas I, II e III.
Vários foram os pedagogos que se dedicaram a modificar as práticas educacionais ultrapassadas do final do século XIX e
início do XX. Embora existissem políticas governamentais voltadas à educação, elas não atendiam às necessidades da
sociedade em voga. É neste contexto que surge a Escola Nova, uma concepção educacional destituída dos modelos
mecanizados de repetição e memorização dos conteúdos. Nasceram várias escolas com propostas inovadoras, no
entanto, elas tinham elementos consensuais entre elas.
ARANHA, Maria Lúcia de A. História da educação e da pedagogia: geral e do Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.
Considerando o trecho dado, assim como os seus conhecimentos, assinale a opção correta sobre as premissas que
balizavam a Escola Nova.
Escolha uma opção:
a.
Educação voltada para a profissionalização, uma vez que se fazia necessário gerar mão de obra qualificada.
b.
A Escola Nova defendia educação gratuita, individualizada, autônoma, valorizando a formação integral do indivíduo.

c.
Uma escola que fosse gratuita, individualizada, focada na separação dos alunos por faixa etária, mas que não
pretendia desenvolver a autonomia.
d. Uma educação voltada exclusivamente para a formação da criança.
e.
Educação universal, gratuita, individualizada e também focada na valorização das cidades mais urbanizadas.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
23/06/2021 AV3 - História da Educação
https://ava.unicarioca.edu.br/ead/mod/quiz/review.php?attempt=1303293&cmid=143916 6/8
Questão 7
Incorreto
Atingiu 0,00 de
1,00
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
A resposta correta é:
A Escola Nova defendia educação gratuita, individualizada, autônoma, valorizando a formação integral do indivíduo.
Leia o trecho a seguir.
O profissional de pedagogia é um articulador com formação abrangente, e que desenvolve na prática os processos de
ensino-aprendizagem em diferentes níveis, quer seja na educação primária, quer seja nas séries iniciais do ensino
fundamental. Mas também, pode-se dizer que se trata de alguém que assume responsabilidades para além da sala de
aula, pois está capacitado para atuar em frentes distintas no ambiente escolar e enfrentar os inúmeros desafios inerentes
à profissão.
 
PIMENTA, Selma Garrido. (Org.). Pedagogia e pedagogo: caminhos e perspectiva. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
 
Com base no trecho lido, na afirmação, assim como em seus conhecimentos, marque a opção correta.
 
Escolha uma opção:
a. Por sua formação, os desafios na atuação de um pedagogo no ambiente escolar se restringem à orientação
psicopedagógico.
b. Por sua formação multidisciplinar, o pedagogo enfrenta desafios restritos à fiscalização de instituições.
c. Por sua formação, a atuação do pedagogo não se restringe ao magistério, pois ele pode se tornar o gestor da
instituição de ensino e trabalhar com coordenação pedagógica.
d. Por sua formação ampla, o pedagogo enfrenta desafios diários que são concernentes e restritos aos processos
de ensino-aprendizagem. 
e. Por sua formação, os desafios na atuação de um pedagogo são restritos aos trabalhos desenvolvidos com
crianças que possuem necessidades especiais.
Sua resposta está incorreta.
A resposta correta é: Por sua formação, a atuação do pedagogo não se restringe ao magistério, pois ele pode se tornar o
gestor da instituição de ensino e trabalhar com coordenação pedagógica.
Leia o trecho a seguir.
 
“Podemos dizer, sem risco de errar, que Paulo Freire (1921-1997) foi um dos grandes pedagogos da atualidade,
respeitado não só no Brasil, mas também no mundo. Mesmo que suas ideias e práticas tenham sofrido críticas as mais
diversas, é indispensável considerar a fecunda contribuição que deu à educação popular. Antes de tudo, Paulo Freire era
cristão. Seu cristianismo, porém, embasava-se em uma teologia (...), preocupada com o contraste entre a pobreza e a
riqueza resultante de privilégios sociais.”
 
ARANHA, Maria Lúcia de A. História da educação e da pedagogia: geral e do Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006,
p.337.
 
Com base no trecho lido, na afirmação, assim como em seus conhecimentos, marque a opção correta sobre a
contribuição de Paulo Freire para a educação popular.
 
Escolha uma opção:
a. Fundou a Universidade de Brasília, da qual também foi reitor por longo tempo.
b. Desenvolveu um modelo de gestão escolar voltada para atender a demanda da alfabetização popular.
c. Foi fundador do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, em que se promovia educação popular.
d. Idealizou uma concepção de pedagogia por etapas, privilegiando a educação infantil.
e. Criou o método Paulo Freire para alfabetizar de adultos, que partia da investigação do vocabulário do aluno para
contextualizar as aulas. 
Sua resposta está correta.
23/06/2021 AV3 - História da Educação
https://ava.unicarioca.edu.br/ead/mod/quiz/review.php?attempt=1303293&cmid=143916 7/8
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de
1,00
A resposta correta é: Criou o método Paulo Freire para alfabetizar de adultos, que partia da investigação do vocabulário
do aluno para contextualizar as aulas.
Ao longo da República Velha (1889-1930) quase nenhuma modificação foi vista no sistema educacional brasileiro, assim,
a educação continuava a ser um privilégio de uma elite dominante, mesmo que diante de um sentimento de
nacionalização. Em um contexto de fortes movimentos sociais e intensas revoluções, no Brasil e no mundo, um nome
surge na tentativa de realizar uma modificação que fosse de fato significativa.
ARANHA, Maria Lúcia de A. História da educação e da pedagogia: geral e do Brasil. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2006.
 
Nomeado como ministro da Instrução Pública no Brasil, desvinculou a instrução pública da religião, além de tornar
gratuito o ensino primário. Sobre quem estamos falando?
 
Escolha uma opção:
a. Lourenço Filho.
b. Francisco Campos.
c. Anísio Teixeira. 
d. Fernando de Azevedo.
e. Benjamin Constant. 
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Benjamin Constant.
O profissional de pedagogia depara-se com inúmeros desafios, sendo que o principal se refere às exigências
notadamente percebidas na educação contemporânea, que solicita certas especificidades, não apenas quanto à
formação acadêmica, mas também no que tange às próprias características individuais. Isto porque os desafios na
atualidade multiplicam-se com a mesma rapidez que as transformações e expansões sociais acontecem.
 
PIMENTA, Selma Garrido. (Org.). Pedagogia e pedagogo: caminhos e perspectiva. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
 
Considerando o trecho lido, assim como seus conhecimentos, marque a opção correta.
 
 
Escolha uma opção:
a. As duas últimas décadas influenciaram diretamente no perfil do profissional de pedagogia exigido pelo mercado
corporativo. 
b. Para atenderas demandas do mundo contemporâneo, o pedagogo precisa investir na formação contínua. 
c. As transformações promovidas pela globalização expandiram os desafios dos pedagogos que atuam em sala de
aula.
d. As necessidades do mundo contemporâneo são bem diferentes das que já foram vistas na história, o que torna a
presença do pedagogo em determinados ambientes desnecessária.
e. Como os desafios na contemporaneidade se multiplicam constantemente, o pedagogo precisa sempre rever as
próprias características individuais.
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Para atender as demandas do mundo contemporâneo, o pedagogo precisa investir na formação
contínua.
◄ AV2 - História da Educação Seguir para... Material Completo - História da Educação ►
https://ava.unicarioca.edu.br/ead/mod/quiz/view.php?id=143597&forceview=1
https://ava.unicarioca.edu.br/ead/mod/resource/view.php?id=134596&forceview=1
23/06/2021 AV3 - História da Educação
https://ava.unicarioca.edu.br/ead/mod/quiz/review.php?attempt=1303293&cmid=143916 8/8
Rio Comprido
Av. Paulo de Frontin, 568 Rio Comprido, Rio de Janeiro, RJ
Méier
Rua Venceslau, 315 Méier, Rio de Janeiro, RJ
 Central de atendimento: (21) 2563-1919
© 2018 UniCarioca | Todos os direitos reservados.

Mais conteúdos dessa disciplina