Buscar

Resenha Crítica do Texto - Adversidades da docência no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: Aline Neves de Melo
RESENHA CRÍTICA
É possível ser o professor que todos esperam?
Existe muito a se discutir quando o assunto é as adversidades da docência no Brasil, entre elas destaca-se o problema da formação continuada do professor e os deveres desse profissional em sala de aula.
A sociedade espera que o profissional da educação seja: interessado, atualizado, comprometido, que medie entre o conhecimento e o aluno, que faça uso de várias metodologias, técnicas e recursos para que se obtenha progresso no ensino. Mas como esse profissional conseguirá esses materiais e o conhecimento para garantir a inclusão de todos? A resposta seria articular que a gestão escolar disponibilizaria esses recursos e a Secretária da Educação ofertaria os cursos de capacitação. Contudo, em muitas escolas do país, de ensino básico, médio e até mesmo superior, isso não ocorre ou não atinge a maioria dos docentes.
O docente para cumprir essas exigências teria que fazer uso de seu salário para ter essa capacitação e conseguir esses materiais, o que acarreta em um absurdo, pois a média salarial no Brasil é de R$1.800 por mês, podendo se mostrar mais baixo em outras regiões. Sendo assim esse profissional faz o que está ao seu alcance ao elaborar suas aulas, utilizando ferramentas tecnológicas para encontrar algo novo, mas mesmo assim não consegue tornar suas aulas diferentes, pois o máximo que consegue fazer sem ter custo algum é tirar impressões de atividades e abrir discussões sobre o assunto, não obtendo então aulas realmente inovadoras que fariam com que as crianças e jovens se mostrassem mais entusiasmados com o processo de ensino.
Mostra-se importante perceber então que essa desvalorização do Magistério evidenciada pela falta de incentivos e recursos reflete-se no desinteresse pelos cursos de licenciatura, levando assim a falta de educadores nas escolas públicas e particulares, o desanimo de alunos e profissionais que já atuam nas escolas, tornando a qualidade da educação no Brasil uma das piores do mundo, segundo a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
REFERÊNCIAS:
1. Desinteresse nas Licenciaturas: Análise no Ensino Médio do Município de São Miguel do Iguaçu – de Graziele Ferreira - UNIGUACU/FAESI
http://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/17402_7507.pdf
2. Dilemas e desafios da função docente na sociedade atual: os sentidos da mudança – de Regina Cely de Campos Hagemeyer.
http://www.scielo.br/pdf/er/n24/n24a04.pdf
3. Site da Mackenzie; Revista Primus Vitam - DOCÊNCIA NA CONTEMPORANEIDADE: DESAFIOS PARA PROFESSORES NO ENSINO SUPERIOR – de Léa Ribeiro Da Silva.
http://mackenzie.br/fileadmin/Graduacao/CCH/primus_vitam/primus_5/lea.pdf
4. Site da Oecd: http://www.oecdbetterlifeindex.org/topics/education/
5. Site Guia da Carreira: https://www.guiadacarreira.com.br/salarios/quanto-ganha-um-professor/

Outros materiais