Buscar

Projeto Pablo Ciclismo ENVIAR GRUPO



Continue navegando


Prévia do material em texto

DESCRIÇÃO DO PROJETO	
 
	
	
	Proponente: 
	CNPJ: 
	E-mail: 
	UF: 
	Cidade: 
	Endereço: 
	Telefone(DDD): 
	Nome do Titular ou Responsável Legal do Proponente
 
	II. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
	Nº SLIE: 
	Título: 
	
	Manifestação Desportiva: 
	
	Modalidade(s) do projeto:
	
Local (is) de execução do projeto:
	III. PERÍODO DE EXECUÇÃO PREVISTO:
	
	DATA DA ASSINATURA DO TERMO DE COMPROMISSO
	Duração: 
 
	IV. BREVE DESCRIÇÃO DO PÚBLICO BENEFICIÁRIO
	Público Alvo
	Beneficiário Direto: 
	Beneficiário Indireto: 
	Total de Beneficiário(s):
 
PEDIDO DE AVALIAÇÃO
 Solicitamos que o presente projeto seja analisado e aprovado, para efeito dos benefícios de que tratam a Lei nº 11.438/06 e o Decreto nº 6.180/07.
 
Local/data: ______________, ___/___/___.
 
 
_________________________
Assinatura do Titular ou Responsável Legal do Proponente
 
 
	ATENÇÃO: O projeto deverá ser apresentado utilizando obrigatoriamente estes formulários, sem estar em manuscrito, em 1 (uma) via impressa com legibilidade, acompanhado dos documentos mínimos exigidos para a fase de avaliação (artigo 9º, Decreto nº 6.180/07), sem encadernar, apenas grampeado. As páginas destes formulários deverão estar rubricadas pelo titular ou responsável legal do proponente.
	
	DESCRIÇÃO DE PROJETO	
	V. OBJETIVOS - O projeto tem como intuito incentivar a prática do ciclismo para crianças e adolescentes , praticando a atividade física e ao mesmo tempo se divertindo , e trazendo também a inclusão social .
	VI. METODOLOGIA – 
O projeto sera realizado no Expolavras , espaço de evento cedido pela prefeitura em parceria com a secretaria de Esporte e Lazer ,	as aulas serão realizadas segunda e quarta no período da tarde, tem o intuito de desenvolver atividades com relação ao ciclismo , trazendo pratica diferente para a comunidade .
 Cada aula traz consigo a oportunidade de uma experiência motora ampla , 
Haverá acompanhamento individual de cada aula , conhecendo suas dificuldades , identificando o desenvolvimento de cada etapa .
Identificação de aspectos como informações e demonstrações prévias à execução da habilidade a ser aprendida.
Estabelecer metas acerca da habilidade e estruturar a prática, bem como fornecer feedback sobre a ação realizada e o resultado consequente dessa execução ,nesse momento é essencial ter um método de avaliação, observando os movimentos e estratégias que o aluno executa durante o exercício, talvez possa surgir ainda, alguns desvios, mas na sua grande maioria são pequenos ajustes, na fase inicial, através de demonstrações e corrigindo as deficiências encontradas nesse percurso .
Cada aula dura em média 40 minutos , e é dividida entre: conhecimentos básicos (teórica) conhecer local , ter diálogos individuais , conhecer as regras ,
Já nas praticas com aquecimento , alongamentos , que muito importante fazer, pois evita lesões, evita encurtamento e previne câimbras intercalando com o descanso , a questão da postura adequada técnicas de pedalada .
 
 
OBJETIVO GERAL:
			Incentivar a prática de ciclismo no município para crianças e a adolescentes, 
O objetivo é saúde, lazer e independência , inclusão social . Tendo a prática do ciclismo como aliada no combate ao sedentarismo, na melhora da imunidade , trabalhando coordenação motora, equilíbrio, que serão essenciais na qualidade de vida .
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
· Possibilitar estímulos desenvolvimento e crescimento físico ,motor , cognitivo e afetivo-social
· Ajudar na prática de atividades físicas, trazendo consigo um conjunto de benefícios ajudando no combate a ansiedade, e promovendo a qualidade de vida ;
· Servir como base para revelações de novos talentos no esporte ; incentivar , se descobrir ;
· Incentivar o o uso da bicicleta como possibilidade de lazer e mobilidade urbana ;
· trabalhar coordenação motora, equilíbrio, lateralidade, que serão essenciais para as funcionalidades do dia a dia ;
· Inclusão social e cultural , população local mais ativa no esporte ;
· Entender na pratica o movimento do corpo em uma bicicleta( equilíbrio)
· Uma pratica com diversos benefícios ; saindo um pouco das tradicionais aulas de Educação Física ( futebol , futsal , vôlei) que eles tem na escola .
· Divulgar o projeto a ponto de alcançar maior numero de pessoas que tem interesse no ciclismo, e a partir dai conseguir apoio de órgãos públicos , como escolas e prefeitura e também os setores privados , para incentivar o projeto e com o objetivo final de pode surgir futuros atletas .
CONDIÇÕES DE ACESSIBILIDADE:
			
			O espaço onde serão as aulas apresenta 
 
OUTRAS INFORMAÇÕES:
· É um projeto criado para crianças e adolescente com a faixa etária entre 10 e 16 anos; alunos das rede publicas de ensino ;
· No total sera projeto para 30 crianças e adolescentes ;
· Proporcionar a esses jovens de baixa renda a iniciação esportiva e por meio disso de alguma forma contribui com a comunidade no geral . A parceria junto as escolas e essencial , pois e um caminho para a divulgação do projeto .
· As aulas serão realizadas segunda e quarta no período da tarde.
· O objetivo do projeto é saúde, lazer e independência, visando principalmente combater o sedentarismo e incentivar a pratica de atividade física para o município.
· O local da pratica será nas comunidades (de maior vulnerabilidade social) que tem menor acesso aos materiais e equipamentos necessários para a execução da prática.
· Tudo de forma gratuita com o apoio da prefeitura local.
· Materiais disponíveis por participante :
· Bicicletas
· Capacetes
· Luvas
· Joelheiras e coto veleiras
· Cones( aula praticas )
· Buscaremos também patrocinadores como empresários no ramo de bicicletas da cidade , fornecendo assim equipamentos e a manutenção das mesmas.
1. METODOLOGIA APLICADA:
 
A metodologia será da seguinte forma:
· Conhecer o local , professores ;
· Conhecimentos básicos (teórica) , regras , e na pratica ;.
· Haverá acompanhamento individual de cada aula , conhecendo suas dificuldades , identificando o desenvolvimento de cada etapa .
· Identificação de aspectos como informações e demonstrações prévias à execução da habilidade a ser aprendida .
a. Parte Teórica
· Conhecer o local onde as aulas serão executadas;
· conhecimentos básicos (teórica);
· Conhecer cada aluno e entender se o aluno já sabe a pratica de pedalar / e os que já sabem buscar o aperfeiçoamento ;
· Os alunos conhecerão a bicicleta e auxiliados pelo professor, fazerem os ajustes necessários para a prática , como por exemplo a postura correta na bike, técnica correta da pedalada ( ex marchas ) ;
· Regras básicas do esporte a ser praticado ;
· Serão apresentados pelo professor os materiais de proteção para a prática;
· Dando continuidade, história, fundamentos, técnicas e etc;
· Avaliação da coordenação motora dos alunos.
b. Parte Prática
· Aquecimento e alongamento (evita leões) ;
· Atividades recreativas com a bicicleta ;
· Teste de equilíbrio;
· Prática de coordenação corporal;
· Aplicação de técnicas do ciclismo criar habilidades ;
· praticar habilidades em desviar de obstáculos entre os cones ;
· para os que não sabem e tem algum tipo de medo ;
· iniciaremos no rolo de treino, onde podemos ajudar sendo apoio ou colocando o rolo entre apoios, de forma que deixemos a bicicleta ficará fixa e nosso aluno conseguirá fazer a pedalada, treinar equilíbrio e como se posicionar na bicicleta. Dessa forma ele já terá uma vivência com a bicicleta e facilitará andar sem o apoio.
c. Espaço Físico
	As atividades serão realizadas no EXPOLAVRAS espaço de eventos e lazer cedido pela Prefeitura Municipal junto a Secretaria de Esporte e Lazer .
 
2. FASES DO PROJETO:
			Contratação da Equipe:
· Fase 1 (mês 1): Contratação de um Coordenador, ele ficará responsável pela divulgação do projeto, entrar em contato com as empresas e escolas firmando parcerias, pela gestão e funcionamento das aulas e também na contratação de profissionais q15 dias); Carga horária: 20 horas/semanais
· Fase 2 (mês 1): Firma parceria com asescolas públicas para divulgação do projeto e incentivo para as crianças e adolescentes; (em 15 dias)
· Fase 3 (mês 1): Firma parceria com lojas de bicicletas e de lojas de artigos esportivos, para darem apoio proporcionando o empréstimo das bicicletas, uniformes, epi’s, manutenção da bicicleta, e também auxiliando nas aulas de manutenção das bicicletas e ensinado como usar os epi’s; (em 15 dias)
· Fase 4 (mês 1): Parcerias com empresas privadas; (em 15 dias)
· Fase 5 (mês 1): Contratação da equipe técnica:
· Treinador 1: profissional de Educação Física de nível superior de graduação e com registro no CREF6/MG, ele ficará responsável pelas aulas práticas, pelas técnicas, controle e frequência dos atletas, desenvolvimento de cada atleta dentro da modalidade; Carga horária: 20 horas/semanais
· Treinador 2: profissional de Educação Física de nível superior de graduação e com registro no CREF6/MG, ele ficará responsável na parte de preparação física dos atletas, avaliações e condicionamento físico. Carga horária: 20 horas/semanais
· Fase 5 (mês 1): Contratação de um Auxiliar administrativo está cursando uma graduação, que tenha conhecimento de informática, pacote office, entre outras ferramentas para execução da tarefa, ele ficará responsável pela execução das tarefas administrativas, financeira, coordenar o projeto e divulgação do projeto. Carga Horária: 40 horas/semanais
· Fase 6 (mês 1): Contratação de serviços de contabilidade, para pagamento de pessoal e encargos sociais e trabalhistas, e escrituração do projeto.
· Fase 7 (meses 1 e 2): Divulgação do projeto: apresentação de como será realizado o projeto, programação de atividades, avaliação física, avaliação dos treinos, divulgação nas escolas;
· Fase 8 ( meses 1 e 2): Inscrição dos participantes, elaboração da ficha de inscrição com os seguintes dados, nome, data nascimento, filiação, endereço, comprovante de matrícula escolar, peso, altura, avaliação da composição corporal (IMC) e enquadramento na categoria para formação das respectivas turmas;
· Fase 9 ( meses 1 e 2): Aquisição de materiais necessários para as aulas e execução do projeto;
· Fase 10 (mês 1): Serviços de Elaboração e Captação, com a ajuda dos patrocinadores, deverá ser efetuado o pagamento de elaboração e captação dos recursos.
· Fase 11 ( meses 2 ao 12): Atividades realizadas dentro do projeto de ciclismo, as atividades serão realizadas em horários diferente das aulas no espaço de lazer cedido pela Prefeitura Municipal.
Publico alvo beneficiado: 50 crianças e adolescentes, separadas por faixa etária, estando matriculadas na rede pública de ensino do município, integrantes femininos e masculinos.
· Fase 12 (meses 4, 6, 8, 10 e 12): Haverá uma avaliação onde serão analisados os resultados obtidos com o projeto para comprovação do alcance do objetivo.
3. HORÁRIO DAS ATIVIDADES DO PROJETO:
 
I - Coordenador Geral:
Segunda-feira, Quarta-feira, Sexta-feira e Sábado:
Manhã: 08h às 10h.
Tarde: 16h:00min às 19h:00min .
Carga horária semanal: 20 horas.
 
II-Treinador; Preparador Físico:
Segunda-feira, quarta-feira, sexta-feira e sábado:
Manhã: 08h às 10h:00min
Tarde: 16h:00min às 19h:00min
Carga horária semanal: 20 horas.
 
III Auxiliar Administrativo:
Segunda-feira, Terça-feira, Quarta-feira, Quinta-Feira e Sexta-feira:
Manhã: 08h:00min às 12:00min. Tarde: 14h:00min às 18h:00min.
Carga horária semanal: 40 horas.
 
5. CRITÉRIO DE SELEÇÃO DOS PARTICIPANTES:
			A seleção será de 30 Estudantes da rede de ensino (municipal, estadual) do município, sendo:
· 30 crianças e adolescentes do sexo masculino feminino, com idades entre 10 anos e 16 anos.
 
6. TORNEIOS/COMPETIÇÕES PREVISTAS:
 
· Nos torneios e competições as inscrições serão realizadas o atleta levando 1 kg de alimento não perecível;
· Poderá participar meninos e meninas;
· 
.
 
	DESCRIÇÃO DE PROJETO	
 
VII. JUSTIFICATIVA (Por que se propõe o projeto, sua importância para o desenvolvimento do esporte no País e/ou na região geográfica de execução e justifique a conveniência de utilização de apoio financeiro com recursos incentivados de que trata a Lei nº 11.438/06).
 
 
Santo Ângelo é um município brasileiro localizado no Estado do Rio Grande do Sul, distante 459 km da capital gaúcha, Porto Alegre. É o maior município da região das Missões, com 76.304 habitantes segundo o censo 2010. Localizado em uma área de 680,498 km2, com PIB (R$ 1.000) de R$ 1.057.490 e PIB per capita de R$ 13.983. De acordo com o IDH-M/ PNUD 2000 apresenta:Índice de Esperança de Vida (IDHM-L) 0,789, Índice de Educação (IDHM-E) 0,934 Índice de PIB (IDHM-R) 0,741 Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) 0,821, Ranking por UF 67 Ranking Nacional 206.
 Santo Ângelo faz parte dos chamados Sete Povos das Missões e suas origens remontam ao período espanhol, sendo parte dos povoados criados nos séculos XVII e XVIII por padres jesuítas espanhóis nos atuais territórios do Brasil, Argentina e Paraguai. O turismo é importante bem estruturado, conta com inúmeras opções no setor de prestação de serviços, bons locais para entretenimento e lazer, boa gastronomia e hotelaria. A "Capital das Missões", como é chamado, destaca-se como um centro de serviços públicos, por sediar vários órgãos das esferas estadual e federal. Terra com história riquíssima e belezas naturais e arquitetônicas, Santo Ângelo desponta novamente como um dos pólos do Noroeste do Rio Grande do Sul. A base da economia do município está na exploração agropecuária. Os principais produtos cultivados são soja, milho e trigo. Na pecuária, destacam-se as criações de bovinos e suínos. A cidade possui um comércio atividade econômica no município.
 Na área social o município conta com vários clubes, sendo o mais tradicional e importante o Clube Gaúcho com 2000 sócios. Outros clubes embora tradicionais estão passando por dificuldades e, atualmente a AABB Santo Ângelo está posicionada entre o segundo e o terceiro clube em importância na cidade.
 A AABB Santo Ângelo tem seu quadro formado por funcionários da ativa e aposentados do Banco do Brasil e pessoas da comunidade, totalizando 577 sócios. Está localizada em um área de 35.000 m 2 , tendo como principais instalações: sede social, 02 salas de aula, salão de festas, piscinas infantil e semi-olímpica, quadra poliesportiva, quadra de areia, quadras de tênis e campos de futebol society.
 A AABB participa ativamente na comunidade com o Programa AABB Comunidade, implantado em 21 de fevereiro de 1998 através do convênio formado entrre Prefeitura Municipal, Fundação Banco do Brasil e AABB. O Programa atende 110 crianças anualmente, sendo que já atendeu 1.980 crianças e adolescentes desde sua implantação. Em seu 18º. ano de funcionamento o Programa proporciona às crianças e aos adolescentes em risco social, atividades de esporte (futebol, volei de areia, jogos educativos, tênis, tênis de mesa e xadrez), lazer, recreação, saúde, educação, cidadania,oficiais de musica, teatro, dança, desenvolvimento do Projeto Meio Ambiente, entre outros. Assim a AABB instrumentaliza crianças e adolescentes para o exercício da participação social. Como o Banco do Brasil deixou, desde 1997, de auxiliar financeiramente as AABBs, a Associação de Santo Ângelo tem suas receitas oriundas das mensalidades dos sócios e mesmo assim desenvolve forte movimentação social, cultural e esportiva no município e na região.
Como a AABB definiu que iria desenvolver o esporte para as crianças e adolescentes da comunidade de Santo Ângelo, encaminhou em 2011 o Projeto Geração de Futsal que foi aprovado através da Deliberação nº 396, de 24 de setembro de 2012. A partir de então, vencendo todas as dificuldades que a captação de recursos apresenta, conseguiu em 2016 iniciar a execução de tão importante projeto.
Assim, com a mesma determinação em desenvolver o esporte junto as crianças e jovens, a AABB Santo Ângelo, encaminha o Projeto Geração de Futsal, para que através da Lei de Incentivo ao Esporte, possa buscar os recursos necessários para dar continuidade ao trabalho que está sendo desenvolvidona comunidade.
	DESCRIÇÃO DE PROJETO	
 
VIII. METAS QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS - Apresentar as metas de qualidade (quais os resultados e benefícios a serem alcançados, mensuráveis não numericamente) e as metas de quantidade(mensuráveis numericamente), ambas com respectivos indicadores(de que forma as metas serão aferidas) de acordo com os objetivos propostos.
 
 
Metas Qualitativas: 
META 1.
Aprimorar o aspecto técnico dos atletas das diversas categorias do projeto. >Indicador: Comparativo do físico dos atletas antes, durante e ao término do projeto. >Instrumento de verificação da meta: Teste físico e resultado das competições em que a equipe participará.
 
META 2.
Contribuir para a formação de uma nova geração de atletas. >Indicadores: Obter resultados expressivos nas competições em que os atletas vierem a participar. >Instrumento de verificação: Relatório Trimestral da Comissão Técnica avaliando a evolução física.
 
META 3.
Treinar e desenvolver o desempenho das integrantes da Geração Futsal da AABB Santo Ângelo.>Indicador: SCOUT - Estatística de Ação Final dos jogos realizados.>Instrumento de verificação:
Ficha de desempenho durante as atividades.
 
META 4.
Aprimorar o aprendizado das habilidades motoras de Futsal. Aperfeiçoar os níveis de aptidão física relacionados ao desempenho motor e a saúde. >Indicador: Registros inicial, trimestral e final das habilidades específicas da modalidade. >Instrumentos de Verificação: Relatórios dos treinos realizados pelos integrantes do projeto.
 
 
Metas Quantitativas: 
META 1:
Formar a Geração de Futsal na AABB Santo Ângelo com 110 crianças e adolescentes pelo período de 12 meses. >Indicadores: Número de crianças e adolescentes. Número de profissionais integrantes da equipe técnica. Histórico do projeto. >Instrumentos de verificação: Fichas de inscrição e acompanhamento. Nomes dos integrantes da equipe técnica com os currículos anexados.
 Registros fotográficos, recortes de jornais, notícias em sites.
 
 
META 2:
Ingressar pelo menos 02 atletas entre as 10 primeiras do ranking regional. > Indicadores:Acompanhamento da participação em torneios regionais. > Instrumento de verificação: lista oficial do ranking da Federação Gaucha de Futsal e da Liga Futsal do RS.
 
META 3:
Colocar ao menos 01 (um) dos atletas do projeto Geração de Futsal entre os 10 melhores do ranking regional.> Indicadores:Acompanhamento da participação em torneios regionais. > Instrumento de verificação: lista oficial do ranking da Federação Gaucha de Futsal e da Liga Futsal do RS.