Buscar

Preconceito Linguístico no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As sequelas do prejulgamento linguístico
A língua é um conjunto de palavras específicas que um determinado grupo utiliza para comunicar-se. O preconceito no Brasil cresce mais e mais, e, hoje em dia, um que aparece com bastante frequência é o preconceito linguístico. O preconceito linguístico é a rejeição às variedades linguísticas e o julgamento da língua conforme a norma padrão.
Parte da população é prejudicada por não usar a língua de forma padronizada. A principal razão para isso é a enorme desigualdade social: muitas pessoas podem receber educação de qualidade, enquanto outras um ensino inferior. De acordo com a PNAD, em 2019, foi constatado que 6,6% da população é analfabeta. Com isso, muitos indivíduos faltam com empatia e nem analisam se têm as mesmas oportunidades que essas pessoas de menor escolaridade, o que ajuda a disseminar o preconceito.
Variação linguística é o movimento comum e natural de uma língua, que varia principalmente por fatores históricos e culturais. É importante a existência da norma padrão para ter uma base de comunicação, porém as pessoas costumam ter preconceito com o linguajar de outras, pois pensam que ela é a única forma apropriada, e quanto mais um indivíduo – nesse caso da variação linguística: região - estar distanciado dela, mais ele é inaceitável na sociedade.
A população do Nordeste do Brasil é a mais afetada por esse preconceito por ser uma região pobre e com alto índice de analfabetismo, e muitas pessoas migram para outras áreas, como o Sudeste, em busca de uma vida melhor. Para esta área o preconceito linguístico tornou-se tão comum que essa discriminação é considerada “normal”, o que é totalmente errado, pois é um preconceito como tantos outros e deve ser erradicado.
De acordo com os fatos mencionados anteriormente, é possível enxergar que a sociedade prejulga, pois não tem o conhecimento de que a variação linguística é algo normal e que a língua está sujeita a diversas mudanças. O preconceito afeta muito as pessoas com pouco estudo, pois ele constrói o estereótipo que estas não sabem se portar, dificultando a comunicação, as relações interpessoais e até mesmo oportunidades de trabalho. Atitudes discriminatórias afetam de forma significante na vida das pessoas, independente da língua, todos são iguais. É de extrema ignorância colocar a norma padrão como a única forma linguística correta de aceitação social, por isso é importante discutir sobre esse tipo de exclusão.

Continue navegando