Buscar

Embriologia do sistema musculoesquelético

Prévia do material em texto

Embriologia do sistema musculoesquelético
Sistema esquelético e muscular
Desenvolvimento inicial 
· Descrição
1. Os ossos e os músculos vêm do mesoderma, sendo que o músculo esquelético vem de mesoderma paraxial e o músculo liso, do esplâncnico.
1. Na 3ª semana a mesoderma próxima a notocorda se espessa e se condensa formando o mesoderma paraxial que será segmentado e dará origem aos somitos.
1. A área dorsal dos somitos em contato com o ectoderma se diferencia em dermomiótomo, que formará mioblastos e a derme; já a área ventral em contato com o endoderma se diferencia em esclerótomo, que dará origem as vértebras e costelas. 
 
Esclerótomo 
1. Divisões
1. Através das diferentes sinalizações o esclerótomo vai se dividir em uma região cefálica, aonde as células vão se ligar frouxamente, e uma região caudal, aonde as células vão se ligar de forma mais densa.
1. Diferenciação das costelas e do osso esterno
1. Antes de o mesênquima sofrer alterações, condrificação e se transformar em cartilagem, há a formação dos processos costais que vão dar origem as costelas. 
1. O mesênquima ventral se condensa, funde, forma centros de condrificação e depois de ossificação, dando origem ao esterno. 
1. Diferenciação das vértebras
1. As células do arranjo denso vão para região cefálica onde se condensam. Esse deslocamento permite que o posicionamento dos nervos que estão saindo do tubo neural na pele e na musculatura.
1. A fusão das células gera um espaço que será preenchido por mesênquima e este irá se diferenciar em tecido fibroso formando o anel fibroso. A região central se degenera e forma o núcleo pulposo, dando origem ao disco vertebral.
1. Depois que o mesênquima se organiza, e se diferencia, surge os centros de condrificação, forma-se a cartilagem e esta irá sofrer a ossificação para se transformar em tecido ósseo e formar as vértebras de fato. 
1. A ossificação primária ocorre da porção central para as extremidades e a ossificação secundária ocorre mediante a presença de cartilagem nas extremidades durante a puberdade
1. Diferenciação das articulações
1. As articulações vão surgir a partir de diferentes sinalizações no mesênquima interzonal, região intermediária que não sofre ossificação. 
1. Se o mesênquima se diferenciar em tecido fibroso, forma articulação fibrosa; em fibrocartilagem, articulação cartilaginosa; e se surgir fissuras e espaços que vão coalescer, formará articulações sinoviais. 
Tipos de ossificação
1. Ossificação membranosa
1. Vai formar ossos chatos
1. Células do mesoderma se diferenciam em osteoblastos e o mesênquima se condensa envolvendo essas células e depois é mineralizado, transformando os osteoblastos em osteócitos, que formarão o tecido ósseo.
1. No neurocrânio há a formação de tecido cartilaginoso e em sua extremidade há a formação de tecido membranoso que forma as fontanelas. Essas estruturas permitem certa flexibilidade da caixa craniana para a passagem no canal vaginal durante o parto.
1. Depois o tecido membranoso se torna cartilagem e sofre a ossificação.
1. Ossificação endocondral
1. Vai formar ossos longos.
1. As células da região central do mesênquima não se diferenciam em osteoblastos, mas sim em condrócitos, formando ossos a partir de um molde de cartilagem. Esses condrócitos se proliferam, hipertrofiam e depois sua matriz é mineralizada e eles desaparecem e chegam vasos sanguíneos na região trazendo osteoblastos, que vão formar o tecido ósseo.
1. Nas extremidades ainda há condrócitos quiescentes e surge a epífise, que mantém sua comunicação com a diáfise ainda cartilaginosa, permitindo o crescimento céfalocaudal até ocorrer a sua ossificação.
1. Na 5ª semana há a condensação do mesênquima, surgem os brotos dos membros e as delimitações de regiões como os dedos. Na 8ª semana se forma o tecido ósseo dos ossos longos e segue até a idade adulta.
1. A testosterona estimula a ossificação e proliferação de condrócitos- estirão de crescimento. Já o estradiol induz apenas o depósito de cálcio no tecido ósseo- crescimento em longo prazo.
Dermomiótomos
1. Dermátomo
1. Estrutura que vai formar o tegumento
1. Miótomo
1. Localizado dorsalmente ao esclerótomo e suas células mesenquimai vão se diferenciar se alongando e depois se fundem dando origem a células multinucleadas. Há ainda o depósito de microfilamentos para formar o sarcômero e dar origem a célula muscular esquelética.
1. A musculatura esquelética sai junto com o dermátomo, assim as terminações nervosas das mesmas regiões. 
1. Os músculos dos membros seguem a formação dos brotos e o desenvolvimento do tecido ósseo 
1. A musculatura da face surge do mesênquima dos arcos faríngeos e não dos somitos.
1. O mesênquima esplâncnico, que envolve o endoderma do intestino primitivo, vai diferenciar suas células em fusiformes e estas continuam isoladas sem se fundirem, originando as células uninucleares do liso.

Continue navegando