Buscar

Resumo periodo fetal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Embriologia –Período Fetal 
· Características gerais
· Rápida taxa de crescimento corporal; nas últimas semanas o ganho de peso fetal é muito grande
· Medições por ultrassom do comprimento cabeça-nádega (CRL) podem ser usadas para determinar o tamanho e a provável idade do feto
· Clinicamente, o período gestacional é dividido em três trimestres, com duração de três meses cada. Várias medidas e características externas são úteis para fazer uma estimativa da idade fetal. A medição do CRL é o método de escolha para estimar a idade gestacional até ao final do primeiro trimestre.
· Principais eventos do período fetal
· Nona a décima segunda semana:
· No início da nona semana, a cabeça do feto constitui a metade do tamanho do CR do feto (Comprimento cabeça-nádega); é seguida por uma rápida aceleração do crescimento do comprimento do corpo, fazendo com que no final da 12ª semana o CR corresponde a quase o dobro
· Com 9 semanas a face é larga, os olhos estão bem separados, as orelhas têm implantação baixa e as pálpebras estão fusionadas; no início da nona semana, as pernas são curtas e as coxa são pequenas; Ao final das 12 semanas, os membros superiores já estão quase com o seu tamanho final, enquanto os membros inferiores ainda são ligeiramente mais curtos que os seus comprimentos relativos finais.
· No final da 12ª semana, as genitálias ainda não estão totalmente desenvolvidas; as alças intestinais são claramente visíveis na extremidade proximal do cordão umbilical ate a metade da décima semana;
· Na 11ª semana o intestino já retornou para o abdome; a formação da urina começa entre a nona e a 12ª semana, e é lançada pela uretra no liquido amniótico e o feto reabsorve um pouco deste liquido após degluti-lo.
· Os produtos da excreção fetal são transferidos para a circulação materna, passando através da membrana placentária.
· Décima terceira a décima sexta semana:
· Crescimento continua sendo acelerado; com 16 semanas, a cabeça é relativamente pequena quando comparada com a de um feto de 12 semanas, e os membros inferiores estão mais compridos.
· A partir da 14ª semana, os movimentos dos membros são coordenados, mas ainda são sutis demais para serem sentidos pela mãe, por mais que sejam visíveis no ultrassom.
· Os ossos em desenvolvimento são claramente visíveis em imagens de ultrassonografia obtidas no início da 16ª semana
· Na 14ª semana, percebe-se movimentos lentos dos olhos, juntamente com a determinação da padronização dos cabelos do couro cabeludo
· Com 16 semanas, os ovários são diferenciados e contêm folículos ovarianos primordiais com oogônias (células germinativas primordiais). Os olhos ocupam uma posição anterior na face, e não mais anterolateral.
· Décima sétima a vigésima semana:
· O crescimento do feto dá uma desacelerada, mais o seu CR ainda aumenta consideravelmente (+/- 50mm); os movimentos fetais – pontapés – são percebidos com maior frequência pela mãe; nesse momento a pele se encontra coberta por um material gorduroso – o vérnix caseoso (constituído por células mortas da epiderme e por um material gorduroso secretado pelas glândulas sebáceas do feto) –, que é responsável por proteger a pele delicada do feto contra abrasoes, rachaduras e endurecimento, que poderiam ser resultados da exposição ao líquido amniótico.
· Em geral, os fetos estão completamente cobertos por uma penugem muito fina e delicada, o lanugo, que ajuda a manter o vérnix sobre a pele. As sobrancelhas e os cabelos também são visíveis. Uma gordura marrom se forma da 17ª à 20ª semana, sendo o local de produção de calor no recém‑nascido, em particular. Esse tecido adiposo especializado, encontrado principalmente no pescoço, em posição posterior ao esterno, produz calor pela oxidação de ácidos graxos.
· Com 18 semanas, o útero fetal já está formado e a canalização da vagina já começou. Com 20 semanas, os testículos já começaram a descer, mas ainda estão localizados na parede abdominal posterior.
· Vigésima primeira a vigésima quinta semana:
· Ocorre um ganho de peso importante para o feto, e ele fica mais bem proporcionado;
· Pele geralmente é enrugada e mais translucida; pele como coloração rósea a vermelha, pois é possível visualizar o sangue nos capilares.
· 21 semanas: início dos movimentos rápidos dos olhos; 22 a 23 semanas: respostas de piscar por sobressalto
· 24 semanas: o feto já possui unha, e as células epiteliais secretoras (pneumócitos tipo II) dos septos interalveolares do pulmão começam a secretar o surfactante, um tipo de lipídio tensoativo que mantem aberto os alvéolos pulmonares em desenvolvimento.
· Embora um feto de 22 a 25 semanas nascido prematuramente possa sobreviver inicialmente se receber cuidados intensivos, ele pode morrer, pois seu sistema respiratório ainda é imaturo. Fetos nascidos antes de 26 semanas de gestação têm risco elevado de deficiência (funcional) no desenvolvimento neurológico.
· Vigésima sexta a vigésima nona semana:
· Período no qual, se o feto nascer precocemente, ele possui mais chance de sobreviver se receberem cuidados intensivos, já que os pulmões já se desenvolveram o suficiente para realizar trocas gasosas adequadas;
· O sistema nervoso central já amadureceu para o estágio em que pode guiar o ritmo dos movimentos respiratórios e controlar a temperatura corporal
· A mortalidade neonatal acontece principalmente em recém nascidos de baixo peso ao nascer com 2.500 g ou menos.
· Com 26 semanas, as pálpebras já estão abertas e o lanugo e o cabelo estão bem desenvolvidos. As unhas dos pés tornam‑se visíveis e uma considerável quantidade de gordura subcutânea está presente, suavizando muitas rugas da pele.
· Trigésima a trigésima oitava semana:
· Com 30 semanas, o reflexo pupilar dos olhos a luz já pode ser induzido; 
· Ao final desse período a pele é rósea e suave e os membros têm uma aparência gordinha
· Fetos nascidos com 32 semanas normalmente sobrevivem; fetos com 35 semana tem aperto firme e orientam-se espontaneamente para a luz
· Próximo ao termo (37/38 semanas), o sistema nervoso já é maduro a ponto de realizar funções integrativas
· Durante o período de acabamento, os fetos são gordinhos; com 36 semanas, as circunferências da cabeça e do abdome são aproximadamente iguais
· Quanto mais próximo se está do nascimento, mais desacelerado o crescimento é; A maioria dos fetos pesa cerca de 3.400 g ao nascer; Durante as últimas semanas de gestação, o feto ganha cerca de 14 g de gordura por dia. O tórax é saliente e as mamas fazem leve protrusão em ambos os sexos.
· Data provável do parto (DPP):
· A data provável do parto de um feto é de 266 dias, ou 38 semanas, após a fecundação (ou seja, 280 dias ou 40 semanas após o LNMP). Cerca de 12% dos bebês nascem 1 a 2 semanas após a data esperada do nascimento.
· Fatores que influenciam o crescimento fetal:
· A glicose é a principal fonte de energia para o metabolismo e crescimento fetal; os aminoácidos também são necessários. A insulina é necessária para o metabolismo da glicose e é secretada pelo pâncreas do feto. Acredita‑se que a insulina, o hormônio de crescimento humano e alguns pequenos polipeptídios (p. ex., fator de crescimento semelhante à insulina I) estimulam o crescimento fetal;
· Fatores como tabagismo e alcoolismo tendem a fazer com que o feto sofra de restrição de crescimento intrauterino (RCIU) e sejam pequenas;
· Já fatores atuantes durante o último trimestre, como a desnutrição materna, fazem com que o feto tenha peso reduzido, mas com comprimento e tamanho de cabeça normais. Caso a desnutrição materna seja resultante de uma dieta de má qualidade, pode haver redução no crescimento fetal.
· Os neonatos (recém‑nascidos) resultantes de gravidez de gêmeos, trigêmeos e outras gravidezes múltiplas geralmente pesam menos do que os bebês resultantes de uma única gravidez, mostrando que os requisitos totais de dois ou mais fetos excedem o fornecimento nutricional disponível da placenta durante o 3º trimestre
· A repetição de casos de RCIU em uma família indica que genes recessivos podem ser a causa do crescimento anormal. Nosúltimos anos, também foi demonstrada a associação de aberrações estruturais e numéricas nos cromossomos com casos de retardo de crescimento fetal. O RCIU é acentuado em recém‑nascidos com trissomia do 21 (síndrome de Down);
· O baixo peso ao nascer tem se mostrado um fator de risco para muitas doenças em adultos, incluindo hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares. O peso elevado ao nascer, resultante de diabetes gestacional, está associado a obesidade e diabetes no adulto.
· Procedimentos para a avaliação do estado do feto 
· Ultrassonografia: principal exame usado para avaliação fetal; 
· Amniocentese diagnóstica: procedimento invasivo, mas comum no pré-natal; análise de uma amostra do líquido amniótico da gestante.
· Amostras de vilosidades coriônicas: análise genética do feto por meio da biopsia das vilosidades coriônicas. Usado para detectar anomalias cromossômicas, erro inatos do metabolismo e doenças ligadas ao cromossomo X.
· Cultura de células: usado para se analisar o sexo do feto, aberrações cromossômicas e análise genética do feto.
· Amostra de sangue por punção percutânea do cordão umbilical: feito quando a US mostra defeitos congênitos
· Imagem por ressonância magnética: feito quando a US mostra defeitos congênitos ou caso o feto precise de cirurgia
· Monitoramento fetal: Realizado principalmente em gestações de alto risco; fornece dados sobre a oxigenação do feto. Pode mostrar que o feto se encontra em sofrimento, ou angústia fetal (ritmo ou frequência cardíaca anormal.
· Dosagem de alfafetoproteína: A alfafetoproteína (AFP), uma glicoproteína sintetizada pelo fígado fetal e saco vitelino, escapa da circulação fetal para o líquido amniótico em fetos cujo tubo neural apresenta um defeito de abertura, como na espinha bífida com mielosquise. Também pode estar no líquido amniótico por defeitos na abertura na parede ventral. Também é possível medir a AFP no soro materno.
· Diagnostico pré-natal não invasivo: Alguns exames conseguem diagnosticar doenças genéticas do feto por meio do isolamento de células fetais presentes no sangue materno (detecção de DNA e RNA fetal);
· Período Neonatal:
· Referente as primeiras quatro semanas após o nascimento;
· Período neonatal inicial: 7 primeiros dias
· Período neonatal final: 7º ao 28º dia de vida do feto
· Cordão umbilical cai entre 7 e 8 dias após o nascimento (final do período neonatal inicial)
· Logo quando nasce, a cabeça do recém nascido é grande quando comparado ao resto do corpo, mas com o passar do tempo o tronco (dorso) cresce num ritmo mais acelerado que a cabeça, tornando mais proporcional.
· Nos 3 a 4 dias após o nascimento, o bebê perde cerca de 10% do seu peso corporal (perda de fluido extracelular e descarga do mecônio)
· Possui reflexos (aperto de dedo e procura da mama); Visão completa para enxergar objetos a cerca de 20 a 38 cm de distância (são extremamente míopes);
.

Outros materiais