Buscar

Bioquímica carboidratos

Prévia do material em texto

Bioquímica: Carboidratos – compostos orgânicos 
- Intolerância a lactose, é uma doença em que as pessoas acometidas não conseguem metabolizar o açúcar do leite, a lactose (a ligação glicosídica tem uma conformação beta, caracterizada com a ligação para cima). Nessas pessoas a enzima lactase para de ser produzida, essa enzima que faz a quebra desse açúcar no intestino. Como esse açúcar não é quebrado acaba não sendo absorvido e se acumulando no intestino, sendo assim esse açúcar acumulado acaba sendo um banque para as bactérias do intestino. Essas bactérias começam a fermentar esse açúcar, liberando assim gases e substancias que irritam o intestino causando cólicas, diarreias e abdômen inchado. 
- A amilase salivar só consegue quebrar ligações alfa 1-4 (conformação alfa na molécula é virada para baixo)
- Os carboidratos são compostos na sua estrutura química por hidroxilas e carboxilas (uma ligação dupla de um oxigênio com um carbono- C=O)
- Os carboidratos são moléculas orgânicas formadas por três átomos. Podem ter vários nomes glicídios, sacarídeos ou açucares. A principal função dos carboidratos é a função energética. Os carboidratos só podem ser obtidos por fotossíntese, então os seres vivos que não são autótrofos precisam se alimentar de plantas ou de animais que se alimentam de plantas, como os seres humanos que se alimentam do gado que são amimais que se alimentam de seres autótrofos. 
- Os carboidratos também tem função estrutural e servem para comunicação celular,as células precisam de glicídios para que aconteça a comunicação entre elas. 
- Classificação dos carboidratos: os menores são chamados de monossacarídeos – possui apenas uma molécula, são incolores e sólidos, são solúveis em água, são epímeros (que se diferenciam entre si na posição de apenas uma hidroxila). Os médios são chamados de oligossacarídeos – são formados por poucos monossacarídeos e dissacarídeos – tem como exemplo a sacarose, lactose e maltose. Os grandes são chamados de polissacarídeos - são as maiores moléculas de carboidratos presentes no corpo, são formados pela união de muitos monossacarídeos, são insolúveis em água, desempenham a função estrutura(quitina e celulose) e armazenamento de energia(glicogênio e amido- nas plantas). Os dissacarídeos acontecem quando duas moléculas simples se unem formando uma ligação glicosídica se classifica em alfa(quando a hidroxila esta virada p/ baixo) e beta(quando a hidroxila esta virada pra cima) de acordo com a posição das hidroxilas. União de monossacarídeos que se tornaram dissacarídeos ( frutose+ glicose=sacarose) - (glicose +glicose=maltose) – (glicose +galactose= lactose)
- Quitina é um polissacarídeos presentes nos crustáceos
- Substâncias edulcorantes são substancias químicas que tem capacidade de dar um sabor adocicado (manitol, xilitol, sorbitol) foi modificados quimicamente, evitando que bactérias consigam fazer fermentação e seus subprodutos diminuído o ph degradando o dente. 
- Aspartame não É um carboidrato e sim um dipepitidio forma de duas proteínas. 
- Existem as pentoses (C5 H10 O5), que formam esses dois monossacarídeos a ribose e desoxirribose. Ribose é o monossacarídeo que está presente na estrutura do RNA; e a Desoxirribose (C5 H10 O4), não se encaixa dentro dos monossacarídeos, mas ainda sim é um açúcar que está presente no DNA. E as hexoses (C6 H12 O6), um dos exemplos que é o principal combustível da célula glicose, mas existem outros exemplos de hexoses a frutose e a galactose. 
- O ácido hialuronico é um polissacarídeo encontrado entre as células que vai ajudar na adesão entre as elas, como se fosse um cimento. Outro polissacarídeo é a heparina um anticoagulante que é encontrado em células chamadas de mastócitos; tem como função evitar coágulos nos coração e nos pulmões. Existem 3 polissacarídeos muito importantes: a celulose que forma a parede celular das plantas,a celulase são insolúveis e no corpo humano não existem enzimas que podem quebra as celulose para ela ser absorvida,então elas se acumulam fazendo com que o intestino produza mais muco e assim aumentando a movimentação do alimento e este seja eliminado mais rapidamente.

Continue navegando