Buscar

Trabalho (Flavia Barbosa)

Prévia do material em texto

Com base no caso estudado, sem dúvida a empresa VDL deveria investir em Tecnologia da Informação. A empresa começou a perceber que estava tendo prejuízos por não conseguir gerenciar seus custos, processos, e não conseguia se planejar, nessas condições, se a empresa não busca a mudança, dificilmente irá sobreviver em um meio tão competitivo.
A implementação de TI, irá ajuda-la a otimizar seus processos, vai ter acesso a todas as informações da empresa quando precisar, melhora a produtividade e c comunicação entre as áreas da empresa, otimiza os processos, melhora a comunicação interna (com funcionários) e externa (clientes e fornecedores), segurança da informação, aumenta sua competitividade, entre outros. Só consigo enxergar pontos positivos em relação a este investimento.
O COBIT está estruturado sob o modelo de processos de TI (framework), modelo para Governança de TI e modelo de maturidade de TI, seu uso vai garantir que a implementação da Governança de TI vai estar em de acordo com os objetivos da empresa. 
Cooper e Gendron (2001) apresentam as quatro fases do COCO: a) propósito; b) compromisso; c) capacidade e d) monitoramento e aprendizagem. 
Cada uma dessas fases vai ajudar a empresa a definir seus objetivos, garantir que sejam coerentes com a ética da organização, definição de métricas de desempenho, acompanhar o ambiente interno e externo, para verificar se essas metas precisam ser revisadas, entre outros.
Ou seja, um método vai complementar o outro e garantir que a empresa tenho o resultado esperado.
Um dos métodos de melhoria de desempenho que pode ser utilizado é o BSC, que vai auxiliar e mensurar o progresso da empresa, se será possível alcançar seus objetivos à longo prazo.
Referência Bibliográfica
COOPER David J.; GENDRON Yves. Power and the criteria of control. CA Magazine, march 2001, disponível em <http://www.camagazine.com/archives/printedition/ 2001/march/regulars/camagazine25728.aspx. Acesso em 23 out 2020.
NAKAGAWA, M. Introdução à controladoria: conceitos, sistemas, implementação. São Paulo: Atlas, 1993.

Continue navegando