Buscar

Sustentabilidade nas Empresas: Equilíbrio entre Pilares

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

De uns anos para cá tem aumentado muito o número de empresas que buscam de alguma forma, ser sustentáveis. Acredito que o avanço na tecnologia, influenciou positivamente este movimento, pois as pessoas ouvem falar cada vez mais, leem mais sobre o assunto, pensam mais nas próximas gerações e no futuro do planeta e assim, buscam consumir, usar produtos e adquirir serviços de empresas que abordem a sustentabilidade como sendo, de certa forma, de sua responsabilidade.
Para Elkington (1994), criador do termo Triple Bottom Line, a sustentabilidade é o equilíbrio entre os três pilares: ambiental, econômico e social. ... A expectativa de que as empresas devem contribuir de forma progressiva com a sustentabilidade surge do reconhecimento de que os negócios precisam de mercados estáveis, e que devem possuir habilidades tecnológicas, financeiras e de gerenciamento necessário para possibilitar a transição rumo ao desenvolvimento sustentável (ELKINGTON, 2001).
Para ser uma empresa sustentável deve haver um equilíbrio entre os pilares social, econômico e ambiental. Falando um pouco desses pilares, começando pelo pilar social, a empresa precisa promover ações de cultura internas e externas, estar em contato com a comunidade, promover o bem social a seus colaborares, não somente financeiro e participar de ações culturais que promovam a sustentabilidade. O pilar econômico vai influenciar a empresa no curto, médio e longo prazo, através de ações que aumentem sua produtividade e que melhore a qualidade de vida da população que é afetada direta e indiretamente pela organização, mudança no processo produtivo da empresa, uso de novas tecnologias, evitar o desperdício etc. Já o pilar ambiental deve ser focado em como a empresa pode “devolver ao planeta” os recursos sustentáveis que utiliza na sua produção, por exemplo, reciclagem, reflorestamento, não utilizar matérias primas que prejudiquem ainda mais o meio ambiente, respeitar as leis ambientais e investir em ações que ajudem a minimizar o estrago já causado durante tantos anos.
	É preciso pensar a longo prazo, e tentar manter a harmonia entre os pilares para garantir a integridade do planeta, da natureza e da sociedade.
Referência Bibliográfica
ELKINGTON, J. Towards the sustainable corporation: Win-win-win business strategies for sustainable development. California Management Review, v.36, n.2, p.90-100, 1994.
ELKINGTON, J. Canibais com garfo e faca. São Paulo: Makron Books, 2001.
http://www.scielo.br/pdf/asoc/v17n1/v17n1a02.pdf <acesso em 19/10/2020 às 20:48hr>
https://www.voitto.com.br/blog/artigo/tripe-da-sustentabilidade <acesso em 19/10/2020 às 20:35hr>
https://youtu.be/GGu1wRSWk7k <acesso em 19/10/2020 às 21:16hr>

Continue navegando