Buscar

Aplicação de citogenetica- Resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CCCBio UESB
 Vitória da Conquista
Aplicações da Citogenética na Saúde: Postagem na mídia social Instagram em forma de post, para levar conhecimento ao público. 
 Joanderson Prado Santos1; Laís Conceição de Souza2; 
 Tawan Ferraz Trindade3; Luciana Aguilar-Aleixo3.
A pesquisa cientifica têm um grande valor para a sociedade. A falta de conhecimento das pessoas sobre os trabalhos científicos desenvolvidos, principalmente nas universidades, é um desses desafios, o que faz com que os impactos gerados por essas pesquisas não sejam de conhecimento da população.
Ao longo da disciplina de genética, desenvolvemos um post para o instagram @maisgenetica_, com o intuito de levar se forma sucinta um pouco dos conteúdos trabalhados em aula. 
De fato, um dos desafios enfrentados pelas universidades é promover o diálogo com a sociedade com os trabalhos científicos, e a forma mais prática que achamos, foi utilizar a ferramenta do instagram para levar um pouco de conteúdos de forma prática e objetiva.
O objetivo deste trabalho foi socializar as contribuições da citogenética na saúde e como são as formas de aplicações, exames e procedimentos realizados, além de saber o que é a citogenética, para que serve. 
 Figura 1: Capa da publicação “Aplicações da Citogenética na Saúde”
Fonte: Imagem reproduzidas pelos discentes.
1 Estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas da UESB, 201912225@uesb.edu.br 
2 Estudante de Bacharelado em Ciências Biológicas da UESB, 201911484@uesb.edu.br
3 Estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas da UESB, 201711062@uesb.edu.br
4 Professora adjunta do Departamento de Ciências Naturais (DCN) da UESB, lucianaaleixo@uesb.edu.br
 
A Citogenética faz uma ponte de conhecimento entre os fundamentos microscópicos da Citologia e os princípios das mutações, da variabilidade, da permuta e da segregação Genética, tendo como paradigma os cromossomos como estrutura física no transporte dos genes na mitose, na meiose e na reprodução. A Citogenética estuda a estrutura e o comportamento dos cromossomos na transmissão da informação genética de uma célula a outra e na reprodução dos organismos. É uma ciência em desenvolvimento, visto que conhecemos muito pouco das informações sobre os cromossomos quanto ao número, estrutura e evolução.
Por definição, a citogenética humana clínica é o estudo dos cromossomos, analisando-os em relação ao número, herança e estrutura em busca de alterações que possam justificar os quadros clínicos dos pacientes.
Figura 2: Representação da citogenética humana
Fonte: LEMOS, Marcela. Citogenética.
Como ocorre a Aplicações da Citogenética na Saúde?
Através de testes e análises, a citogenética clínica consegue identificar alterações cromossômicas estruturais ou numéricas. As alterações estruturais são as que implicam na modificação morfológica dos cromossomos, como duplicações, inversões, translocações, deleções etc.
Identificação do Câncer através da Citogenética.
O câncer compreende um amplo espectro de doenças que se caracterizam pela proliferação descontrolada de células, que pode ocorrer em diversos tipos celulares, tecidos e órgãos do corpo humano. Alguns hábitos alimentares, envelhecimento, exposição à radiação e contato com agentes químicos cancerígenos são alguns dos fatores de risco para o agravamento ou origem da doença. Além disso, os genes também estão relacionados à origem e/ou progressão do câncer. Estudos demonstram que certas variações genéticas podem estar associadas a um aumento do risco de desenvolver certos tipos de câncer. Como é o caso do gene CHEK2, que tem sido associado ao aumento do risco para diferentes tipos de câncer, como de mama, de próstata, colorretal e de pâncreas. O gene CHEK2 codifica uma proteína envolvida no ciclo celular e o funcionamento correto desta proteína é essencial para os processos de divisão das células e de reparo de danos à molécula do DNA.
PALAVRAS-CHAVE: Aplicações da Citogenética na Saúde; Identificação do Câncer; Cromossomos; Análise citogenética.
REFERÊNCIAS:
APLICAÇÕES DA CITOGENÉTICA E DA GENÉTICA MOLECULAR EM LEUCEMIAS – AC&T. Ciencianews.com.br. Disponível em: <https://www.ciencianews.com.br/index.php/publicacoes/artigos-cientificos/aplicacoes-da-citogenetica-e-da-genetica-molecular-em-leucemias/> . Acesso em: 1 Jun. 2021.
CITOGENÉTICA. [s.l.]: , [s.d.]. Disponível em: <https://uab.ufsc.br/biologia/files/2020/08/Citogen%c3%a9tica.pdf> .
CYBULSKI, C. et al. CHEK2 Is a Multiorgan Cancer Susceptibility Gene. The American Journal Of Human Genetics, v. 75, n. 6, p.1131-1135, 2004.
HAN, F.; GUO, C.; LIU, L.. The Effect of CHEK2 Variant I157T on Cancer Susceptibility: Evidence from a Meta-Analysis. Dna And Cell Biology, v. 32, n. 6, p.329-335, 2013.
LEMOS, Marcela. Citogenética: o que é, como é feito o exame e para que serve. Tua Saúde. Disponível em: <https://www.tuasaude.com/citogenetica-humana/>. Acesso em: 1 Jun. 2021.
OBAZEE, O. et al. Germline BRCA2 K3326X and CHEK2 I157T mutations increase risk for sporadic pancreatic ductal adenocarcinoma. International Journal Of Cancer, v. 145, n. 3, p.686-693, 2019.
WANG, Y.; DA, B.; YE, D. CHEK2 mutation and risk of prostate cancer: a systematic review and meta-analysis. International Journal of Clinical and Experimental Medicine, v. 8, n. 9, p.15708-15715, 2015.
YANG, Y. et al. Re-evaluating genetic variants identified in candidate gene studies of breast cancer risk using data from nearly 280,000 women of Asian and European ancestry. Ebiomedicine, v. 48, p.203-211, 2019.

Continue navegando