Buscar

RESUMASSO G FRIA ~

Prévia do material em texto

MÓDULO 18 - HIS II - LIVRO 4 - GUERRA FRIA: A FORMAÇÃO DOS BLOCOS E OS PRIMEIROS CONFLITOS - 2 o ANO.
I - DEFINIÇÃO E ORIGENS DA GUERRA FRIA
1) Com o final da Segunda Guerra Mundial, observa-se na Europa um momento de estagnação econômica. As atividades produtivas foram atingidas pela destruição, assim como a obtenção de matéria-prima. A decadência de nações como Inglaterra e França foi acompanhada pela ascensão definitiva de duas superpotências, responsáveis diretamente pela vitória dos Aliados sobre o Eixo: Estados Unidos e União Soviética.
2) A Guerra Fria exprimiu a rivalidade e as disputas entre EUA e URSS a partir de vários campos, como o ideológico ( capitalismo x socialismo ), o político (democracia pluripartidária x centralismo unipartidário ), o econômico (capital liberal x planificação ) e o geopolítico ( Ocidente/Oeste x Oriente/Leste ). Além disso, as duas superpotências disputavam a manutenção e a ampliação de suas respectivas áreas de influência, por meio de pesados investimentos em novas tecnologias, sobretudo no setor bélico e arsenal nuclear.
3) Vale ressaltar que durante a Guerra Fria - quase 50 anos - não houve nenhum confronto direto entre EUA e URSS. 
4) Discussão sobre o início oficial da G. Fria -> a) Conferência de Potsdam ( 1945 ) já marcada por tensões acerca da divisão das futuras áreas de influência ; b) O lançamento das bombas atômicas no Japão ( 1945 ) também representam uma demonstração de grande poder bélico norte-americano, numa clara mensagem aos soviéticos ; c) O discurso de Winston Churcill ( março de 1946 ) que popularizou a expressão "cortina de ferro" p/ a área dominada pelos soviéticos ; d) 1947 ( A MAIS ACEITA COM O INÍCIO ) -> a Doutrina Truman -> convocação para que todo o Ocidente lutasse contra o avanço do "perigo vermelho".
II - A FORMAÇÃO DOS BLOCOS DE PODER 
1) No Velho Continente destruído pela guerra, já era visível a disputa por áreas de influência. A Europa Oriental encontrava-se ocupada por tropas soviéticas, e, nos Bálçãs, duas repúblicas comunistas haviam se instalado por conta própria: Iugoslávia e Albânia. No lado ocidental predominava o controle norte-americano, ainda que houvesse pequenas contribuições inglesas e francesas. Eram governos liberais ou conservadores, mas que seguiam a cartilha do capitalismo. Na parte oriental, os países estavam sob a influência do comunismo soviético.
2) As dificuldades encontradas na reconstrução dos países do Oeste Europeu, somadas à fome e à miséria predominantes, atraiam o apoio popular p/ os comunistas. Foi neste contexto que, logo após a Doutrina Truman, o secretário de Estado norte-americano, George Marshall, propôs o Plano Marshall. A estratégia representou um dos primeiros esforços no sentido da internacionalização dos capitais no mundo. Por meio de um plano econômico e social, as fronteiras nacionais foram superadas pelo capitalismo, a partir da reconstrução econômica dos países, reestruturando suas indústrias e alimentando rapidamente o nível de consumo de suas populações. Foram reservados 135 bilhões de dólares ( atualizados aos dias atuais ) p/ os países da Europa Ocidental. Nações como Áustria, Bélgica, Luxemburgo, dinamarca, Holanda, Portugal, Turquia e Grécia recebiam esta ajuda com o compromisso de combater o comunismo e de reerguer suas economias nos moldes do capitalismo.
3) A resposta da URSS não tardou ( demorou :D ). Em 1949, diante da necessidade de unir os países do Leste política e economicamente, foi fundado o Comecom ( Conselho para Assistência Econômica Mútua ). Esse acordo tinha como objetivo estipular ( definir :D ) as trocas comerciais de produtos e matérias-primas entre os Estados-membros, assim como dar ajuda técnica e financeira.
4) A organização dos blocos de poder deu-se também no campo militar. Em 4 de abril de 1949, foi fundada a OTAN ( Organização do Tratado do Atlântico Norte ), um organismo de defesa coletiva contra possíveis ataques de países integrantes do bloco socialista. O organismo contou com a participação de boa parte dos países da Europa Ocidental, além dos EUA e o Canadá.
5) A resposta soviética viria mais tarde, quando em maio de 1955, foi firmado o Pacto de Varsóvia, também um organismo de defesa contra possíveis agressões do mundo ocidental. Dentre os seus membros, destacam-se a Alemanha Oriental, a Bulgária e a Hungria.
III - A CRISE DA BERLIM ( 1948)
1) Quando, em Potsdam, os então aliados decidiram dividir a Alemanha em 4 zonas de ocupação, combinaram fazer o mesmo com Berlim. Assim, a capital alemã foi loteada entre a França, Inglaterra, EUA e URSS. Entretanto, Berlim estava na zona de ocupação soviética, gerando uma condição "sui generis" ( peculiar :D ). Havia um enclave de orientação capitalista dentro de uma área de influência soviética.
2) Com a modernização da parte oeste da cidade ( pelos norte-americanos ) houve uma grande migração de pessoas vindo da parte comunista de Berlim. Foi neste contexto que a URSS reagiu. Como a rede rodoferroviária de Berlim estava sob controle soviético, Stalin decretou o bloqueio de suprimentos p/ a parte ocidental da cidade, desencadeando o primeiro incidente de relevo da Guerra Fria: a primeira crise de Berlim. Para contornar a situação, foi utilizado um corredor aéreo para abastecer esta parte da cidade. Anos mais tarde, a URSS constrói o Muro de Berlim separando definitivamente as duas partes da cidade.
MÓDULO 20 - HIS II - LIVRO 4 - GUERRA FRIA: A GUERRA D CORÉIA E O MACARTHISMO - 2 O ANO.
I - GUERRA DA CORÉIA (1950-1953)
1) A derrota nipônica na Segunda G. Mundial obrigou os japoneses a deixarem os territórios que haviam ocupado, incluvise a Coréia. Dessa forma, a região tornou-se palco de disputa da G. Fria. O país foi ocupado por tropas norte-americanas e soviéticas separadas pelo Paralelo 38 o ( uma linha imaginária que separou a Coréia do Norte {socialista} da Coréia do Sul {capitalista}). Com apoio ao nacionalismo, os dois governos reivindicaram soberania sobre todo o território. Para isso, ambos os lados deflagraram uma intensa propaganda contra o "inimigo".
2) No início de 1950, Kim li-Sung, que já contava com suporte bélico-militar soviético, obteve o apoio de Mao Tsé-Tung ( China ), que disponibilizou 50 mil soldados do Exército Vermelho. Em 25 de junho de 1950, o Exército norte-coreano cruzou a fronteria do Paralelo 38o. Era o início da Guerra da Coréia. Em 28 de junho, a capital do Sul, Seul, foi tomada. No mesmo dia em que a capital do Sul foi ocupada pelos comunistas, a ONU interveio e aprovou a Resolução 83, que considerava a Coréia do Norte uma nação agressora e, com isso, aprovou a intervenção militar na região.
3) Os Estados Unidos autorizou o deslocamento da força aérea e da marinha para dar apoio militar à Coréia do Sul. O governo entregou a missão ao general Douglas MacArthur. A partir de setembro de 1950 começa a ofensiva dos capitalistas que atacaram a linha de abastecimento dos comunistas, privando-os de suprimentos e munições. Em 25 de setembro. Seul foi retomada e, posteriormente, cruzaram o Paralelo 38o e invadiram a capital do Norte, Pyongyang, chegando próximo a fronteira contra a China. O conflito ganhava novos personagens, já que a URSS enviou mais auxilio aos norte-coreanos e a Inglaterra disponibilizou militares para ajudar os sul-coreanos. Em 1951, em meio a avanços e recuos de ambos os lados, o presidente dos EUA decidiu afastar o General MacArthur. Truman sinalizava uma inclinação a um acordo de paz.
4) Somente em 27 de julho de 1953 que foi assinado a paz com o Armistício de Panmunjon. Permitiu-se a liberação dos prisioneiros de guerra de ambos os lados e ratificou ( confirmou ) a divisão das Coréias, feita em 1948. Além disso, estipulou a criação de uma zona desmilitarizada de 4 km de largura ao longo do Paralelo 38o.
II - O MACARTHISMO
1) No início da década de 1950, a sociedade norte-americana viveu momentos de histeria. Povoava o imaginário do país ; a crença de que era eminente uma guerra nuclear entres as duas superpotências.
2) Foi neste cenário que surgiu a figurado senador Joseph McCarthy. Ele passou a fazer denúncias sobre supostos integrantes do Partido Comuna no Departamento de Estado norte-americano. Para ele, isto comprometeria a segurança nacional e aumentaria o temor do povo. Era o MACARTHISMO!.
3) No esteio (auxílio) das denúncias do senador, foi aprovada a Lei McCarran-Nixon, que impunha a exclusão dos possíveis comunistas de empregos em instalações ligadas à defesa nacional. Além disso, admitia a prisão de "subversivos" ( rebeldinhos ) em caso de guerra. A Lei também obrigava o registro de todas as organizações que nutrissem alguma simpatia pelo comunismo. Era o auge da "caça às bruxas" e do estímulo à delação (denúncia), levando inúmeros militares , empresários e membros da classe artística de serem intimados e questionados sobre as suas preferências político-ideológicas. Aqueles que, se recusassem a cooperar com o senador, que comandava o Comitê de Ações antiamericanas (CAA), eram condenados ao ostracismo ( exclusão do cargo ) por passarem a integrar "listas negras".

Continue navegando