Buscar

Aquisições Públicas RCA TCU

Prévia do material em texto

Plan1
	Macroprocesso	Fase	Fase 2 	Risco	Causa	Consequencia	Sugestão de Controle Interno	Observações
	Aquisições Públicas	-	-	Decisões sobre as aquisições dispersas na organização.	Ausência de planejamento das contratações com priorização das aquisições que apoiam a implementação das ações organizacionais mais relevantes.	1. Diminuição do impacto da atuação da organização para a sociedade; 2. aquisições desnecessárias,incompletas ou intempestivas.	Instituir comitê de direção estratégica, políticas e acompanhamento da gestão institucional, incluindo entre suas atribuições o planejamento, a priorização e o acompanhamento das aquisições que instrumentalizam a implementação das ações organizacionais que geram maior valor para a sociedade. Estabelecer Plano de Contratações.
	Aquisições Públicas	-	-	Obtenção de contrato com baixa qualidade ou obtenção de solução cujos resultados não atendem plenamente as necessidades que originaram à contratação	1. Ausência de planejamento das contratações com priorização das aquisições que apoiam a implementação das ações organizacionais mais relevantes; 2. Falta de padronização do processo de contratação; 3. Erros e omissões por parte dos diversos atores envolvidos na execução do processo de contratação; 4. Objeto a ser contratado mal descrito; 5. Falhas no planejamento da contratação; 6. Pessoal não capacitado; 7. Sobrecarga de trabalho.	1. Especificações deficientes e critérios de seleção de fornecedor inadequados, modelo de gestão de contrato inadequado; 2. Termo de referência/projeto básico mal elaborado, desperdício de recursos públicos, prejuízo à imagem da instituição. 	Estabelecer processo de trabalho padronizado e formal para contratação, com modelos de documentos e checklists a serem utilizados em contratações similares; utilização de normativos como referência para contratações (ex: IN 04/2014, IN 05/2017), inclusive replicando nos processos internos os conceitos dessas normas, quando viável (ex: planejamento de contratação previsto na IN 05/2017); plano de capacitação permanente; adequação de pessoal de acordo com a demanda de serviço. 
	Aquisições Públicas	-	-	Impossibilidade de prosseguimento da contratação ou não obtenção de solução.	 1. Excesso de burocracia; 2. Erros e somissões por parte dos setores demandantes e dos atores envolvidos no planejamento da contratação; 3. Falhas nos critérios de seleção de fornecedor; 4. Pessoal não capacitado; 5. Inconformidades com a legislação e jurisprudência.	1. Especificações deficientes ou restritivas; 2. Suspensão/anulação do certame por decisão de órgão do poder judiciário ou órgãos de controle; 3. Descrição inadequada da solução necessária; 4. Requisição de soluções incompletas; 5. Ausência de interessados (licitação deserta).	Estabelecer processo de trabalho padronizado e formal para contratação, com modelos de documentos e checklists a serem utilizados em contratações similares; utilização de normativos como referência para contratações (ex: IN 04/2014, IN 05/2017), inclusive replicando nos processos internos os conceitos dessas normas, quando viável (ex: planejamento de contratação previsto na IN 05/2017); plano de capacitação permanente; construir e utilizar banco de dados sobre legislação/jurisprudência/decisões anteriores para embasar o processo de contratação
	Aquisições Públicas	-	-	Adquirir solução com impossibilidade da adequada gestão contratual	Erros e omissões por parte dos diversos atores envolvidos na execução do processo de gestão do contrato (planejamento da contratação e seleção do fornecedor).	Contratação com modelo de gestão de contrato inadequado, desperdício de reucrso público. 	Alta administração estabelecer processo de trabalho formal para gestão de contratos em toda a organização, que inclui um ciclo de melhoria contínua.
	Aquisições Públicas	-	-	Atrasos nos processos de contratação	1. Sobreposição/ausência de competência para a prática de atos de contratação; 2. Erros e omissões por parte dos diversos atores envolvidos no processo; 3. incompatibilidade com a legislação/jurisprudência; 4. excesso de burocracia; 5. Falhas de comunicação entre os setores envolvidos; 6. Má descrição/justificação da solução a ser adquirida; 7. Falta de padronização no processo de contratação.	1. Decisões contraditórias durante o processo; 2. Paralização do processo por ausência de decisão; 3. Não assunção de responsabilidades; 4. Indecisões sobre o tramite do processo; 5. Retorno constante do processo para correção de erros e omissões; 6. Suspensão de processo por órgãos judiciais e de controle; 7. Retrabalho; 8. Fluxo do processo com tramite moroso; 9. Necessidade de retorno do processo para a área demandante para melhor detalhamento/fundamentação da solução; 10. Dificuldades para pesquisa de preços; 11. Inconsistências no tramite do processo; 12. Contratação intempestiva; desperdício de recursos; 13. Necessidade de contratação emergencial; 14. Perda de confiança da população; 15. Prejuízo à imagem da instituição.	Estabelecer processo de trabalho padronizado e formal para contratação, com modelos de documentos e checklists a serem utilizados em contratações similares; construir e utilizar banco de dados sobre legislação/jurisprudência/decisões anteriores para embasar o processo de contratação; aprimorar o fluxo do processo, retirando etapas estritamente formais de tramitação (retirar burocracia desnecessária); formação de grupo de trabalho multisetorial para aquisições estratégicas, melhorando a comunicação interna.
	Aquisições Públicas	-	-	Sobreposição/ausência de competência para a prática de atos de contratação e de gestão contratual.	1. Indefinição ou interseção de competências nas normas internas; 2. Ausência de indicação de gestores contratuais	1. Fragilidade nos controles internos por falta de responsável por eles; 2. Retrabalho; 3. Confusão sobre o fluxo do processo; 4. Atraso da contratação.	 Estabelecer limites de competência para atos de contratação e gestão contratual dentro da organização; monitorar mudanças de ambiente e contexto que impactem nas competências estabelecidas, alterando-as quando necessário (exemplo: alteração de organograma e reestruturação do órgão em mudanças de governo); padronizar o fluxo dos processos com base nas competências definidas. 
	Aquisições Públicas	-	-	Aquisições desvantajosas ou com sobrepreço.	1. Erros e omissões por parte dos diversos atores envolvidos na execução do processo de contratação; 2. Objeto a ser contratado mal descrito; 3. Falhas no planejamento da contratação; 4. Pessoal não capacitado; 5. Sobrecarga de trabalho; 6. Falha de comunicação dos atores envolvidos; 7. Acordo de preços pelos fornecedores; 8. Corrupção.	1. Desperdício de recursos públicos; 2. Não solução de demandas; 3. Prejuízo à imagem da instituição; 4. Perda de confiança da população. 	Prover a equipe e cargos que atuam na supervisão, coordenação e controle com servidores em quantidade e com a qualificação adequadas à execução das atividades; contratação de empresas para apoiar as atividades de gestão (planejamento, coordenação, controle e supervisão) em especial o planejamento das contratações e a gestão contratual; plano de capacitação permamnente, formação de grupo de trabalho multisetorial para aquisições estratégicas.
	Aquisições Públicas	Oficialização da Demanda	-	Ausência da formalização da demanda que origina a contratação.	1. Falta de padronização do processo de contratação; 2. Falta de registro detalhado da demanda.	1. Contratação que não atende a uma necessidade da organização; 2. Desperdício de recursos públicos; 3. Retrabalho.	Alta administração publica normativo criando obrigatoriedade de que todas as contratações da organização sejam iniciadas com a formalização da demanda por meio de documento assinado pelo requisitante; Equipe de planejamento da contratação elabora o Documento de Oficialização da Demanda (DOD) e o submete à aprovação do requisitante para sua ratificação formal antes de iniciar o planejamento da contratação; Assessoria jurídica não aprova processode contratação que não contenha informações claras sobre qual a necessidade da contratação em termos de negócio e identifique precisamente o ator que declarou esta necessidade.
	Aquisições Públicas	Oficialização da Demanda	-	Demanda iniciada por outra unidade que não a requisitante.	1. Falta de padronização dos procedimentos; 2. Pessoal não capacitado ou que não conheça da solução que deve ser contratada. 	1. Necessidade de muitos ajustes para que a solução contratada atenda às necessidades ou abandono da solução contratada; 2. Contratação de uma solução que não atenda à necessidade de negócio que a desencadeou.	Padronização do processo de contratação, com normas estabelecendo que a unidade requisitante deve ser a autora do Documento de Oficialização da Demanada (DOD).
	Aquisições Públicas	Planejamento da Contratação	-	Organizações realizam contratações sem atentar ao princípio da padronização.	Falta de padronização dos processos de contratação.	Esforço desnecessário para elaborar especificações da contratação (e.g., dificuldade de obtenção de preços de referência ante a singularidade das especificações), repetição de erros (e.g., ante o "reaproveitamento de especificações e de editais") e perda de ecomomia de escala (ante a impossibilidade de contratação conjunta via SRP); multiplicidade de esforços para realizar contratações semelhantes. 	Padronizar espeficicações para aquisições que são comuns (e.g., limpeza, vigilância, telefonia, microcomputadores etc.); assessoria jurídica não aprovar processo de contratação com especificação diferente da que foi padronizada , a menos que haja justificativas robustas para tal; montar banco de dados de jurisprudências de orgãos de controle para guiar a padronização do processo e evitar a repetição de erros.
	Aquisições Públicas	Planejamento da Contratação	-	 Responsáveis pelo planejamento da contratação não possuem as competências multidisciplinares necessárias à execução da atividade.	1. Pessoal não capacitado; 2. Perfil de profissionais inadequados; 3. Falhas de comunicação dos diversos setores envolvidos. 	1. Má descrição da solução; 2. Dificuldade de obtenção das soluções necessária ao atendimento das necessidades; 3. Diminuição da competição; 4. Termo de referência/projeto básico mal elaborado. 	Formação de grupo de trabalho multisetorial para aquisições estratégicas; plano de capacitação permanente; distribuição de pessoal com base nas competências individuais. 
	Aquisições Públicas	Planejamento da Contratação	-	Executar o processo de planejamento de forma muito detalhada para contratações com menor risco (baixo valor, baixo impacto nas atividades da organização).	1. Realização de exaustivos estudos técnicos preliminares para contratações corriqueiras e de baixo valor; 2. Ausência/falha de planejamento das contratações com priorização das aquisições que apoiam a implementação das ações organizacionais mais relevantes; 3. Falta de padronização do processo de contratação; 4. Pessoal não capacitado.	1. Desperdício de recursos humanos; 2. Desperdícios de recursos financeiros; 3. Não contratação ou atraso na contratação de soluções mais relevantes e complexas; 4. Acúmulo de trabalho, definição inadequada da modalidade e do tipo de licitação.	Estabelecer rito simplificado para contratações mais simples; padronizar procedimentos; plano de capacitação permanente; estabelecer/aprimorar planejamento de contratações com priorização das aquisições que apoiam a implementação das ações organizacionais mais relevantes. 
	Aquisições Públicas	Planejamento da Contratação	-	Executar o processo de planejamento de forma muito simplificada para contratações de maior risco (alto valor, alto impacto nas atividades da organização).	1. Desenvolvimento de estudo técnico preliminar simplificado para contratações complexas; 2. Falta de padronização do processo de contratação; 3. Ausência/falha de planejamento das contratações com priorização das aquisições que apoiam a implementação das ações organizacionais mais relevantes; 4. Pessoal não capacitado; 5. Equipe de trabalho reduzida; 	1. Desperdício de recursos financeiros; 2. Impossibilidade de contratar (suspensão por órgãos de controle, por exemplo); 3. Não atendimento da necessidade que originou a contratação; 4. Contratação que não produz resultados capazes de atender à necessidade da administração, definição inadequada da modalidade e do tipo de licitação.	Estabelecer/aprimorar planejamento de contratações com priorização das aquisições que apoiam a implementação das ações organizacionais mais relevantes; padronizar procedimentos; plano de capacitação permanente; formação de equipe de trabalho em quantidade e qualidade suficientes para o desenvolvimento das atividades. 
	Aquisições Públicas	Planejamento da Contratação	-	Contratação direta (dispensa ou inexigibilidade) indevida.	1. Contratos com modelos inadequados; 2. Falta de padronização do processo de contratação; 3. Falhas no planejamento da contratação; 4. Pessoal não capacitado; 5. Direcionamento para contratação de fornecedor.	1. Não recebimento do objeto que satisfaz às necessidades que originaram a contratação; 2. Desperdício de recursos públicos; 3. Suspensão do processo de contratação por órgãos de controle.	Elaborar os estudos técnicos preliminares, plano de trabalho e termo de referência ou projeto básico para todas as contratações; assessoria jurídica analisar processo de contratação; padronização dos procedimentos; plano de capacitação permanente. 
	Aquisições Públicas	Planejamento da Contratação	Estudos Técnicos Preliminares	Contratação sem realização de estudos técnicos preliminares.	Falta de padronização dos procedimentos; pessoal não capacitado.	Desperdício de recursos públicos; não atendimento da necessidade que originou a contratação; diminuição da competição e aumento indevido do custo da contratação; suspensão da contratação por órgãos de controle.	Assessoria jurídica não deve aprovar processo de contratação que não contenha os estudos técnicos preliminares; plano de capacitação permanente. 
	Aquisições Públicas	Planejamento da Contratação	Estudos Técnicos Preliminares	Indefinição do conteúdo dos estudos técnicos preliminares.	Falta de padronização dos processos de contratação; pessoal não capacitado.	Desperdício de recursos (e.g., financeiro, pessoal) públicos; estudos técnicos preliminares cujo conteúdo não permite atingir seu objetivo.	Definir em normas o conteúdo dos estudos técnicos preliminares; plano de capacitação permanente.
	Aquisições Públicas	Planejamento da Contratação	Estudos Técnicos Preliminares - Necessidade da Contratação	Contratação de solução que não era necessária para consecução dos objetivos ou que deveria ser realizada em melhores condições para alcançá-los. (Contratações desalinhadas dos objetivos estabelecidos nos planos e programas da organização).	Falhas no planejamento da contratação; má descrição dos requisitos da solução; falta de planejamento de contratações que defina as prioridades das aquisições; contratações emergenciais; pessoal não capacitado.	Desperdício de recursos financeiros; retrabalho; atuação de órgãos de controle. 	Padronização do processo de aquisições; detalhamento dos requisitos das soluções; elaboração de plano de contratações com definição de prioridades; plano de capacitação permanente.
	Aquisições Públicas	Planejamento da Contratação	Estudos Técnicos Preliminares - Necessidade da Contratação	Ausência de designação de unidade gestora da solução.	Falhas no planejamento da contratação; ausência de definição de responsabilidades nas normas vigentes; 	Desperdício de recursos financeiros; atuaão de órgãos de controle; realização de trabalho desnecessário, ausência de adequado monitoramento que verifique se a solução ainda é relevante para os objetivos.	Publicar normativo definindo qual é a unidade gestora de cada solução do órgão, que normalmente é o requisitante da solução, e quais são as obrigações deste com relação à solução; assessoria jurídica não aprovar processo de prorrogação contratual que nãocontenha,nos autos da contratação, declaração expressa do requisitante de que a manutenção da solução é conveniente e oportuna por continuar atendendo a uma necessidade de negócio.
	Aquisições Públicas	Planejamento da Contratação	Estudos Técnicos Preliminares - Alinhamento aos Planos do Órgão	Execução de contratações desalinhadas dos objetivos estabelecidos nos planos da organização. 	Ausência de planejamento estratégico com objetivos bem definidos; desconhecimento dos objetivos estratégicos da oranização; conflito de interesse	Deixar de investir em iniciativas que contribuam para o alcance desses objetivos.Não alcance dos objetivos.	Alta administração aprova o resultado do planejamento conjunto de todas as contratações e do orçamento da organização, verificando o alinhamento das contratações previstas com os objetivos que constam dos planos, em especial as contratações de maior importância ou materialidade; Alta administração, ou alguma estrutura de governança, ao aprovar os artefatos das principais contratações (e.g. as de maior importância ou materialidade), verifica se foi estabelecido o alinhamento entre cada uma dessas contratações e os objetivos dos planos da organização e do OGS.
	Aquisições Públicas	Planejamento da Contratação	Estudos Técnicos Preliminares - Alinhamento aos Planos do Órgão	 Inexistência de planos formais na organização.	Contratações que não contribuam para o cumprimento das suas competências legais; falta de objetivos específicos a serem alcançados.	Desperdício de recursos (e.g., financeiro, pessoal) públicos; não cumrpimento de obrigações legais; indefnição de metas; não atendimento das demanas da sociedade.	Elaborar planos formais para a organização; iniciar a elaboração de novos planos antes do término de vigência dos que estejam em andamento (exemplo: Se existe um Plano Estratégico vigente para o período 2016-2019, iniciar a elaboração de novo Plano para substituí-lo 1 ano antes do término de sua vigência).
	Aquisições Públicas	Planejamento da Contratação	Estudos Técnicos Preliminares - Requisitos da Contratação	Definição de requisitos da contratação insuficientes ou incorretos.	Definição de requisitos por outra unidade que não a demandante; pessoal não capacitado; falta de padronização dos processos de contratação; conflito de interesses.	Desperdício de recursos (e.g., financeiro, pessoal) públicos; contratação de solução que não atende à necessidade que originou a contratação; retrabalho; atraso da contratação.	Padronização do processo de contratação, com definição e validação dos requisitos pela unidade demandante; plano de capacitação permantente.
	Aquisições Públicas	Planejamento da Contratação	Estudos Técnicos Preliminares - Requisitos da Contratação	Definição de requisitos da contratação indevidos. 	Definição de requisitos por outra unidade que não a demandante; pessoal não capacitado; falta de padronização dos processos de contratação; conflito de interesses.	Desperdício de recursos (e.g., financeiro, pessoal) públicos; contratação de solução que não atende à necessidade que originou a contratação; retrabalho; atraso da contratação.	Equipe de planejamento da contratação elabora quadro identificando as soluções de mercado (produtos, fornecedores, fabricantes etc.) que atendem aos requisitos especificados e, caso a quantidade de fornecedores seja considerada restrita, verifica se os requisitos que limitam a participação são realmente indispensáveis, de modo a avaliar a retirada ou flexibilização destes requisitos; Servidor sênior revisa artefatos do planejamento para verificar suficiência e adequação dos requisitos; Equipe de planejamento somente inicia elaboração do termo de referência ou projeto básico após a aprovação dos estudos técnicos preliminares.
	Aquisições Públicas	Planejamento da Contratação	Estudos Técnicos Preliminares - Requisitos da Contratação	 Inclusão de requisito que limitem a participação de fornecedores ou se caracterizem como direcionamento da contratação.	Definição de requisitos além daqueles estritamente necessários para a solução; pessoal não capacitado; parcialidade no processo de contratação; direcionamento de compra apenas para o mercado nacional.	Aumento do preço contratado ou interrupção do processo de aquisição (e.g., mandado de segurança ou determinação dos órgãos de controle) e não atendimento da necessidade que originou a contratação; restrição indevida e/ou ilegal da competição	Padronização do processo de contratação, com definição e validação dos requisitos pela unidade demandante; plano de capacitação permantente; assessoria jurídica não validar projetos básicos/termos de referência que limitem a concorrência ou direcionem a a contratação. 
	Aquisições Públicas	Planejamento da Contratação	Estudos Técnicos Preliminares - Requisitos da Contratação	Estabelecimento de prazo inicial de duração para contrato para prestação de serviços de natureza continuada insuficiente para que a contratada dilua adequadamente os custos iniciais da prestação dos serviços (exemplo: montagem de infra-estrututura exclusiva para prestação do serviço).	Falhas no planejamento da contratação; falhas ná análise de riscos da contratação.	Aumento desproporcional dos riscos de não retorno da contratada (caso não haja prorrogação do contrato); aumento do preço contratado ou licitação deserta.	Avaliar o prazo inicial adequado para os contratos dessa natureza, sendo que o prazo pode ser superior a 12 meses caso, ante a peculiaridade ou complexidade do objeto, contribua para a redução de custos da solução durante todo o período do contrato. 
	Aquisições Públicas	Planejamento da Contratação	Estudos Técnicos Preliminares - Relação Entre a Demanda Prevista e a Quantidade de Cada Item	Estimativa de quantidades maior que as necessidades da organização.		Desperdício desses itens e de recursos financeiros; sobra de produtos; custos adicionais com estocagem, vigilância e manutenção. 	Equipe de planejamento da contratação define método para estimar as quantidades necessárias (se preciso, deve buscar métodos e técnicas para estimar as quantidades dos itens da solução em outros órgãos/entidades) e documenta aplicação do método no processo de contratação; Equipe de planejamento da contratação faz levantamento exaustivo da necessidade, de modo a diminiuir o risco de celebração de aditivos ou novas contrações; Fiscal do contrato de uma determinada solução armazena dados da execução contratual, de modo que a equipe de planejamento da contratação que elaborar os artefatos da próxima licitação da mesma solução ou de solução similar conte com informações de contratos anteriores (e.g. séries históricas de contratos de serviços contínuos), o que pode facilitar a definição das quantidades e dos requisitos da nova contratação; Assessoria jurídica não aprova processo de contratação que não contenha, nos autos, a memória de cálculo das quantidades dos itens que serão contratados, estabelecer plano de capacitação permanente.
	Aquisições Públicas	Planejamento da Contratação	Estudos Técnicos Preliminares - Relação Entre a Demanda Prevista e a Quantidade de Cada Item	Estimativa de quantidades menor que as necessidades da organização.	Falhas no planejamento; pessoal não capacitado.	 Celebração de aditivos contratuais que poderiam ter sido evitados (esses aditivos podem fazer com que o órgão sofra o efeito do “jogo de planilha”, se os preços tiverem sido manipulados pela contratada); Novas contratações (por licitação ou não, se o erro de estimativa tiver sido grande, com todo o esforço administrativo decorrente); Potencial quebra da padronização dos produtos contratados; Perda do efeito de escala, no caso de celebração de aditivos ou de realização de novas contratações, o que leva a custo final maior do que no caso de se efetuar uma única contratação com a soma das quantidades contratadas separadamente; Utilização de orçamento superior ao previsto, o que pode levar ao cancelamento da contratação de outros itens previstos no planejamento conjunto das contratações; falta de produtos ouserviços para atender à necessidade da contração.	Equipe de planejamento da contratação define método para estimar as quantidades necessárias (se preciso, deve buscar métodos e técnicas para estimar as quantidades dos itens da solução em outros órgãos/entidades da APF) e documenta aplicação do método no processo de contratação; Equipe de planejamento da contratação faz levantamento exaustivo da necessidade, de modo a diminiuir o risco de celebração de aditivos ou novas contrações; Fiscal do contrato de uma determinada solução armazena dados da execução contratual, de modo que a equipe de planejamento da contratação que elaborar os artefatos da próxima licitação da mesma solução ou de solução similar conte com informações de contratos anteriores (e.g. séries históricas de contratos de serviços contínuos), o que pode facilitar a definição das quantidades e dos requisitos da nova contratação; Assessoria jurídica não aprova processo de contratação que não contenha, nos autos, a memória de cálculo das quantidades dos itens que serão contratados, estabelecer plano de capacitação permanente.
	Aquisições Públicas	Planejamento da Contratação	Estudos Técnicos Preliminares - Levantamento de Mercado	Utilização de somente uma solução do mercado como base para a definição de requisitos.	Falhas no planejamento da contratação; pessoalidade no processo de contratação; ausênca de pesquisa de soluções similares que atendam aos objetivos da unidade. 	 Aumento do valor contratado; direcionamento da licitação; limitação da concorrência; atuação de órgãos de controle; processo de contratação irregular/ilegal.	Equipe de planejamento da contratação executa o levantamento de soluções do mercado junto a diferentes fontes possíveis, efetuando levantamento de contratações similares feitas por outros órgãos, consulta a sítios na internet (e.g. portal do software público), visita a feiras, consulta a publicações especializadas (e.g. comparativos de soluções publicados em revistas especializadas) e pesquisa junto a fornecedores.
	Aquisições Públicas	Planejamento da Contratação	Estudos Técnicos Preliminares - Levantamento de Mercado	Levantamento de mercado deficiente (não verificação que não existe fornecedor para a solução como foi especificada).	Falhas no planejamento da contratação; ausênca de pesquisa de soluções similares que atendam aos objetivos da unidade. 	 Licitação deserta (ou seja, nenhuma proposta é apresentada na licitação); retrabalho para realizar a contratação; não atendimento da necessidade que originou a contratação. 	Equipe de planejamento da contratação executa o levantamento de soluções do mercado junto a diferentes fontes possíveis, efetuando levantamento de contratações similares feitas por outros órgãos, consulta a sítios na internet (e.g. portal do software público), visita a feiras, consulta a publicações especializadas (e.g. comparativos de soluções publicados em revistas especializadas) e pesquisa junto a fornecedores. 
	Aquisições Públicas	Planejamento da Contratação	Estudos Técnicos Preliminares - Levantamento de Mercado	Quebra da imparcialidade da equipe.	Proximidade inadequada entre servidores da equipe de planejamento da contratação e empresas do mercado.	Resultando no direcionamento da licitação.	Equipe de planejamento da contratação interage com os fornecedores de forma cautelosa (e.g., documenta todas as interações, participa de reuniões sempre em grupo de servidores, se for necessário conhecer as instalações de empresas que sejam potenciais fornecedoras da solução, o órgão deve justificar essa necessidade nos autos do processo de contratação e identificar quais são essas empresas e agendar visitas a cada uma delas, devidamente planejadas (e.g. elaborar lista de itens a verificar nas visitas), com o custo a cargo do órgão, e não das empresas).
	Aquisições Públicas	Planejamento da Contratação	Estudos Técnicos Preliminares - Justificativas da Escolha do Tipo de Solução a Contratar	Dependência excessiva da organização com relação à solução.	Adoção de tipo de solução que siga predominantemente padrões proprietários.	Elevação do custo de manutenção da solução ou descontinuidade de fornecimento (em caso de a contratada ficar imposibilitada de continuar suas operações). 	Equipe de planejamento da contratação opta por contratar solução que siga padrões de mercado que permitam a migração para outras soluções.
	Aquisições Públicas	Planejamento da Contratação	Estudos Técnicos Preliminares - Justificativas da Escolha do Tipo de Solução a Contratar	Adoção de tipo de solução imaturo.	Falha de planejamento; falta de entendimento da solução adequada; falta de conhecimento técnico dos servidores envolvidos no planejamento da contratação.	Não atendimento da necessidade que gerou a contratação; problemas na implantação ou descontinuidade da solução antes do órgão conseguir desfrutar do investimento feito na solução.	Equipe de planejamento da contratação verifica se cada tipo de solução em análise conta com base instalada significativa, se muitos fornecedores do mercado oferecem soluções desse tipo e se apresenta perspectiva de amadurecimento, descartando aquelas consideradas imaturas, com as devidas justificativas explicitadas nos autos do processo de contratação.
	Aquisições Públicas	Planejamento da Contratação	Estudos Técnicos Preliminares - Justificativas da Escolha do Tipo de Solução a Contratar	Descontinuidade da solução antes do órgão conseguir desfrutar do investimento feito na solução.	Adoção de tipo de solução obsoleto ou próximo da obsolescência.	Não atendimento da necessidade que gerou a contratação.	Equipe de planejamento da contratação verifica a perspectiva de amadurecimento de cada tipo de solução em análise, descartando aquelas consideradas obsoletas ou próximas da obsolescência, com as devidas justificativas explicitadas nos autos do processo de contratação.
	Aquisições Públicas	Planejamento da Contratação	Estudos Técnicos Preliminares - Estimativas Preliminares dos Preços	Estimativas inadequadas.	Coleta insuficiente de preços ou falta de método para realizar a estimativa.	Utilização de parâmetro inadequado para análise da viabilidade da contratação e dificuldade de justificar as estimativas quando questionados por partes interessadas.	Órgão deve publicar normativo estabelecendo procedimento consistente para elaboração de estimativas de preço; A equipe de planejamento da contratação deve elaborar memória de cálculo das estimativas de preço, considerando uma cesta de preços, podendo utilizar-se das diretrizes contidas na Orientação Técnica 01/2010 da comunidade TIControle disponível em http://www.ticontrole.gov.br/portal/pls/portal/docs/1412832.PDF.
	Aquisições Públicas	Planejamento da Contratação	Estudos Técnicos Preliminares - Estimativas Preliminares dos Preços	Estimativas inadequadas.	 Fornecedores não respondem às solicitações de cotação ou informam preços irreais.	Utilização de parâmetro inadequado para análise da viabilidade da contratação e dificuldade de justificar as estimativas quando questionados por partes interessadas.	Ao fazer a solicitação de propostas ao mercado por meio de ofício, a equipe de planejamento deve notificar os fornecedores da obrigatoriedade legal da apresentação de propostas com orçamentos válidos.
	Aquisições Públicas	Planejamento da Contratação	Estudos Técnicos Preliminares - Estimativas Preliminares dos Preços	 Utilização de especificações técnicas não padronizadas. 	Ausência de banco de dados com especificações técnicas padronizadas; falhas no planejamento; 	 Estimativa de preços inadequada e suas consequências. Utilização de parâmetro inadequado para análise da viabilidade da contratação e dificuldade de justificar as estimativas quando questionados por partes interessadas.Dificuldade de encontrar referências de preços em contratos públicos.	A equipe de planejamento utilizará as especificações padronizadas, baseadas em banco de dados elaborado pelo setor de instrução de procedimentos licitatórios, sempre que estas existirem e atenderem às suas necessidadesAquisições Públicas	Planejamento da Contratação	Estudos Técnicos Preliminares - Descrição da Solução como um Todo	Aquisição de somente parte da solução.	Não planejar a contratação da solução como um todo.	Imposibilidade de atender a necessidade de negócio que motivou a contratação.	A equipe de planejamento da contratação realizará os estudos técnicos preliminares identificando todas as partes da solução necessárias ao atendimento da necessidade que motivou a contratação, para somente depois decidir pelo parcelamento ou não para fins de contratação.
	Aquisições Públicas	Planejamento da Contratação	Estudos Técnicos Preliminares - Justificativas para o Parcelamento ou não da Solução	Não parcelar solução cujo parcelamento é viável. 	Falhas no planejamento; conflito de interesses; desconhecimento de legislação.	Aumento dos valores contratados; diminuição da competição nas licitações por não permitir que empresas especializadas participem da licitação.	A equipe de planejamento da contratação deve avaliar se a solução é divisível ou não, levando em conta o mercado que a fornece e atentando que a solução deve ser parcelada quando a resposta a todas as 4 perguntas a seguir forem positivas: 
1) É tecnicamente viável dividir a solução? 2) É ecomonicamente viável dividir a solução? 3) Não há perda de escala ao dividir a solução? 4) Há o melhor aproveitamento do mercado e ampliação da competitividade ao dividir a solução?
	Aquisições Públicas	Planejamento da Contratação	Estudos Técnicos Preliminares - Justificativas para o Parcelamento ou não da Solução	Usar o método de parcelamento do objeto inadequado. 	Não integração das partes da solução.	Não atendimento da necessidade que originou a contratação ou a necessidade de realizar nova contratação para integração das partes da solução.	A equipe de planejamento da contratação deve avaliar todas as formas de parcelamento possíveis para escolher a que melhor se adequa a contratação pretendida.
	Aquisições Públicas	Planejamento da Contratação	Estudos Técnicos Preliminares - Justificativas para o Parcelamento ou não da Solução	Parcelar solução cujo parcelamento é inviável.	Contratações por inexigibilidade ou a licitações com poucos fornecedores.	Aumento dos valores contratados em comparação à compra conjunta da solução; Suspensão da licitação por órgãos de controle.	A equipe de planejamento da contratação deve avaliar se a solução deve ser parcelada ou não, levando em consideração o exposto no tópico "Não parcelar o que deve ser parcelado" acima.
	Aquisições Públicas	Planejamento da Contratação	Estudos Técnicos Preliminares - Providências para Adequação do Ambiente do Órgão	Inexistência de avaliação da necessidade de adequação da organização.	Desconsideração dos custos para essa adequação na avaliação para a escolha da solução a contratar.	Escolha da solução que não é a mais vantajosa para a Administração.	Equipe de planejamento da contratação elabora planejamento da adequação do ambiente da organização e considera seus custos na análise que determina a solução que será escolhida.
	Aquisições Públicas	Planejamento da Contratação	Estudos Técnicos Preliminares - Análise de Risco	Ocorrência de eventos não previstos que impactem nos objetivos da contratação	Não realização de análise de riscos	Impacto causado por todos os riscos desconsiderados.	Equipe de planejamento da contratação elabora análise de risco da contratação e da gestão contratual.
	Aquisições Públicas	Planejamento da Contratação	Estudos Técnicos Preliminares - Análise de Risco	Ocorrência de eventos não previstos que impactem nos objetivos da contratação	Análise de riscos deficiente, com a Desconsideração de riscos relevantes.	Impacto causado por estes riscos relevantes.	Servidor sênior revisa os artefatos do planejamento, incluindo a análise de riscos.
	Aquisições Públicas	Planejamento da Contratação	Estudos Técnicos Preliminares - Declaração da Viabilidade ou não da Contratação	Falta de abrangência da análise de viabilidade da contratação. 	Não considerar todos os aspectos necessários à análise.	Não contratação (e.g., não há fornecedores para a solução escolhida) ou contratação de fornecedor que não é capaz de entregar a solução contratada ou a solução que não produz resultados capazes de atender às necessidades que originaram a contratação.	Equipe de planejamento elabora lista de verificação (checklist) para servir como base das justificativas expostas na conclusão da análise de viabilidade da contratação; Equipe de planejamento utiliza-se, pelo menos, das questões elencadas no Guia de Boas Práticas em Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação - Riscos e Controles para o Planejamento da Contratação - versão 1.0 (p. 122-124) como base das justificativas expostas na conclusão da análise de viabilidade da contratação.
	Aquisições Públicas	Planejamento da Contratação	Plano de Trabalho	Contratação de serviços fora da estratégia de terceirização da organização.	Ausência de plano de trabalho aprovado pela autoridade máxima da organização.	Alocação indevida de recursos.	Autoridade máxima da organização (ou a quem esta delegar competência) aprova plano de trabalho antes da equipe de planejamento da contratação iniciar a elaboração do termo de referência ou projeto básico; Assessoria jurídica não aprova processo de contratação que envolva serviços com dedicação exclusiva de mão-de- obra se não houver plano de trabalho aprovado pela autoridade máxima da organização (ou a quem esta delegar competência).
	Aquisições Públicas	Planejamento da Contratação	Termo de Referência ou Projeto Básico	Termo de referência (TR) ou projeto básico (PB) incompleto ou inconsistente. 	Falha de planejamento; falta de entendimento da solução adequada; falta de conhecimento técnico dos servidores envolvidos no planejamento da contratação; ausência de setor responsável por instrução padronizada e organização de banco de TR's ou PB's. 	Desperdício de recursos (e.g., financeiro, pessoal) públicos; TR ou PB cujo conteúdo não permite selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração ou a contrato sem mecanismos adequados para a gestão contratual.	OGS elabora lista de verificação (checklist) para verificar a completude do TR ou PB; Equipe de planejamento elabora lista de verificação (checklist) para verificar a completude do TR ou PB.
	Aquisições Públicas	Planejamento da Contratação	Termo de Referência ou Projeto Básico	Questionamentos por parte de órgãos de controle quanto a exigências legais e legítimas, mas não usuais, contidas no edital. 	Justificativas insuficientes e falhas para as exigências contidas no edital.	Suspensão do certame (e.g., medidas cautelares) até que a exigência seja compreendida.	A equipe de planejamento da contratação inclui referência aos dispositivos legais e/ou jurisprudência que fundamenta a inclusão das exigências que não são usuais e têm maior risco de questionamentos, bem como justifiquem detalhadamente a necessidade de tais exigências.
	Aquisições Públicas	Planejamento da Contratação	Termo de Referência ou Projeto Básico - Definição do Objeto	Contratação que não atenda à(s) necessidade(s) da organização.	Declaração imprecisa do objeto.	Desperdício de recursos públicos	Servidor sênior revisa os artefatos do planejamento, incluindo a consistência da declaração do objeto.
	Aquisições Públicas	Planejamento da Contratação	Termo de Referência ou Projeto Básico - Fundamentação da Contratação	Justificativa da contratação não é explicitada em nível de detalhe adequado. 	Dificuldade dos atores envolvidos de justificar a contratação quando questionados (e.g. por cidadãos, entidades de classe ou órgãos de controle).	Atraso na contratação devido a necessidade de reunir e sistematizar as justificativas (e.g., atender a solicitação de informações em processo de mandado de segurança com pedido de suspenção liminar da licitação).	Autoridade competente da licitação determina a publicação da íntegra dos estudos técnicos preliminares na Internet; Equipe de planejamento da contratação inclui como item dotermo de referência ou projeto básico a fundamentação da contratação, mesmo que não haja dispositivo normativo explicito obrigando a tal, incluindo os subitens sugeridos no Guia de Boas Práticas em Contratação de Soluções de Tecnologia da Informação - Riscos e Controles para o Planejamento da Contratação - versão 1.0, quais sejam: 1) referência aos estudos técnicos preliminares em que o termo de referência ou o projeto básico foi baseado; 2) necessidade da contratação; 3) alinhamento entre a contratação e os planos do órgão governante superior e do órgão; 4) relação entre a demanda prevista e a quantidade de cada item; 5) levantamento de mercado; 6) justificativas da escolha do tipo de solução a contratar; 7) justificativas para o parcelamento ou não da solução; 8) resultados pretendidos; 9) declaração da viabilidade da contratação.
	Aquisições Públicas	Planejamento da Contratação	Termo de Referência ou Projeto Básico - Descrição da Solução Como um Todo	Ausência da descrição da solução como um todo no TR ou PB.	Falta de compreenção dos licitantes do contexto em que se insere a solução objeto da licitação.	Oferecimento de proposta que não atende a necessidade da contratação.	Equipe de planejamento da contratação inclui no TR ou PB seção destinada a descrever a solução como um todo, explicitando que o objeto da licitação é uma parte desta solução.
	Aquisições Públicas	Seleção do Fornecedor	-	Ausência de capacidade técnica por parte do responsável pela fase de seleção do fornecedor (pregoeiro, comissão julgadora)	1. Erro na escolha dos responsáveis (pregoeiro, comissão) por ausência de verificação de capacidade técnica. 3. Ausência de pessoal qualificado para exercer a função de pregoeiro ou comissão julgadora.	1. Contratação de objeto que não atende à necessidade. 2. Não detecção de descumprimento de exigências contratuais. 3. Atraso no processo licitatório devido à recursos das empresas participantes questionando comissão julgadora (pregoeiro).	1. Formar quadro de servidores/empregados com capacitação adequada a execer os vários papéis na seleção de fornecedores (pregoeiro, comissão); 2. Instruir servidores ou outro representante da Administração Pública nomeado para atuar em algum dos papéis da seleção de fornecedor e que não detenha competências para tal a notificar formalmente autoridade que o nomeou sobre sua falta de competência.
	Aquisições Públicas	Seleção do Fornecedor	-	Ausência de procedimentos padronizados para condução dos processos administrativos com vistas à seleção da proposta mais vantajosa para a Administração Pública (fase seleção do fornecedor).	1. Descumprimento ao princípio da legalidade. 2. Imaturidade do órgão no que diz respeito à Governança Corporativa. 3. Descumprimento ao requisito do ato administrativo "forma". 	1. Ineficiência nos procedimentos de seleção do fornecedor. 2. Falha nos procedimentos de seleção de fornecedor. 3. Representações e questionamentos judiciais sobre os procedimentos de seleção do fornecedor. 4. Falta de uniformidade dos ritos executados pelos servidores. 5. Retrabalho e prejuízo ao Erário público. 	1. Autoridade competente expede orientações sobre a condução do processo administrativo para a fase de seleção do fornecedor. 2. Capacitação constantes dos servidores que atuam nessa etapa.
	Aquisições Públicas	Seleção do Fornecedor	-	Estabelecimento de prazo curto ou inexequível para ajuste de proposta (exemplo: proposta complexa e composta por dezenas de itens) após a fase de lances do pregão. 	1. Desconhecimento da legislação e do rito do pregão por parte da equipe de planejamento da contratação ou do edital.	1. Desclassificação indevida da proposta mais vantajosa para a Administração. 2. Contratação mais onerosa para a Administração Pública.	1. Encaminhar o edital para análise prévia de um representante da área gestora da etapa de seleção do fornecedor. 2. Elaborar cartilha ou normativo/orientação técnica para que as equipes de elaboração do projeto básico/termo de referência conheçam o fluxo e prazos estabelecidos pela lei para ajuste de propostas pelos fornecedores. 
	Aquisições Públicas	Seleção do Fornecedor	-	Homologar licitação com empresa impedida de contratar com a Administração.	1. Ausência de normativo ou orientação quanto à procedimentos e ferramentas de consulta de empresas impedidas ou com restrições para contratar com a Administração Pública. 	1.Descumprimento da legislação, incluindo a possibilidade de ilícito penal. 2. Cancelamento do contrato na esfera administrativa ou judicial.	1. Autoridade competente deve elaborar rotina e procedimento formal orientando os servidores envolvidos no processo de seleção do fornecedor quanto aos mecanismos e ferramentas de busca e consulta que deve ser utilizadas, por exemplo: 1) Sicaf; 2) CND - Previdência; 3) CRF - Certificado de Regularidade do FGTS; 4) Certidão Conjunta de Débitos Relativos a Tributos Federais e Dívida Ativa da União; Cadastro das Fazendas Estaduais; e Cadastro das Receitas Municipais; 5) BNDT - Banco Nacional de Devedores Trabalhistas; 6) CNIA - Cadastro Nacional de Condenações por Improbidade Administrativa; 7) CNES - Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas; 8) Cadastro de Inidôneos (TCU); e 9) Cadastro de Inabilitados (TCU).
	Aquisições Públicas	Seleção do Fornecedor	-	Desistência da empresa convocada dentro do prazo de validade da proposta de celebrar contrato .	1. Descumprimento à legislação. 2. Infração ao art. 7º da Lei 10.520/2002	1. Atraso no processo de contratação. 2. Aumento do custo administrativo. 3. Favorecimento de ambiente propício a conluio entre licitantes para fraude.	1. Iniciar a instauração do procedimento administrativo (pregoeiro) para apuração dos caso em que o vencedor da fase de lances não é o adjudicatário do objeto do certame, indicando a conduta e as evidências de infração ao art. 7º da Lei 10.520/2002.
	Aquisições Públicas	Seleção do Fornecedor	-	Deixar, empresa convocada, de entregar ou apresentar documentação falsa exigida para o certame. 
	Aquisições Públicas	Seleção do Fornecedor	-	Retardar, empresa convocada, a execução de seu objeto ou não mantiver sua proposta. 
	Aquisições Públicas	Seleção do Fornecedor	-	Deficiência na divulgação quanto às datas e horas dos eventos relacionados aos pregões eletrônicos(e.g., data e hora de reinício das sessões após suspensão). 	1. Falha no controle de publicidade dos atos administrativos. 2. Desconhecimento dos atos e prazos previstos em lei por parte dos servidores.	1. Descumprimento dos princípios da publicidade, transparência e isonomia. 2.Impedimento de as licitantes praticarem atos no certame licitatório (e.g., manifestação da intenção de recorrer). 3. Cancelamento, paralisação e atraso nos processos licitatórios.	1. Capacitação dos servidores envolvidos na etapa de seleção do fornecedor e da assessoria de comunicação. 2. Elaboração de um cronograma, rotina ou checklist prévio com os principais eventos do certame. 3. Sistematizar o processo de licitação (software), programando os prazos exigidos em lei.
	Aquisições Públicas	Seleção do Fornecedor	-	Ausência de informações na publicação dos extratos de contrato. 	1. Falta de uma instrução aprovada pela Autoridade, contendo os itens mínimos necessários na publicação, sempre tendo como referência as exigências legais.	1. Publicação de informações incompletas, em desacordo com a legislação. 2. Questionamento das partes interessadas. 3. Prejuízo da transparência dos atos administrativos. 4. Deficiência no controle social.	1. Estabelecimento formal pela alta administração das regras e requisitos para publicação de extratos dos contratos. 2. Divulgação da auxiliar no controle social.
	Aquisições Públicas	Seleção do Fornecedor	-	Avaliação indevida do mérito do recurso durante a fase de intenção de recursos. 	1. Descumprimento de legislação. 2. Desconhecimento legal por parte da equipe de seleção de fornecedor. 	1.Retardo do fim do procedimento licitatório (ante a declaraçãode nulidade da decisão e necessidade de refazimento de todos os atos decorrentes do ato nulo). 2. Indeferimento de recurso em fase inapropriada e por agente público ilegítimo.	1. Orientar expressa e constantemente a equipe pregoeira que, no juízo de admissibilidade das intenções de recurso, avaliam-se somente os pressupostos recursais (sucumbência, tempestividade, legitimidade, interesse e motivação).
	Aquisições Públicas	Seleção do Fornecedor	-	Contratação por dispensa de valor utilizando apenas a cotação de fornecedores convidados (ou Baixa participação de interessados nas contratações por dispensa de valor). 	1. Baixo número de convites. 2. Imposibilidade de outros possíveis interessados participarem (ante o desconhecimento). 3. Baixo interesse das empresas em participar de certames de valores menores.	1. Aumento do custo da contratação. 2. Diminuição da transparência. 3. Atraso no tempo da aquisição. 4. Pouco estímulo à competição.	1. Verificar a possibilidade de uso de ferramentas de cotação periódicas de preço. 2. Comunicar com antecedência a equipe de cotação, de maneira a ampliar o tempo hábil na busca por uma maior participação competitiva das empresas. 3. Estabelecer um banco referencial de preços de itens dentro da faixa de "convite".
	Aquisições Públicas	Gestão do Contrato	Atividade de fiscalização e gestão de contratos	Falhas na fiscalização e gestão de contratos 	Ausência de processo de trabalho formalizado. Falta de definição clara de papéis e responsabilidades.Não alocação dos recursos humanos mais capacitados na atividade de gestão contratual.	Inexecução/falhas na execução contratual. Prejuízo ao erário.	1. Formalização do processo de trabalho de fiscalização e gestão de contratos. 2. Definição das responsabilidades relacionadas à gestão e a fiscalização dos contratos. 3. Padronização dos relatórios de fiscalização do contrato. 4. Definição de área especializada para suporte aos fiscais de contrato. 5. Capacitação continuada aos fiscais de contrato. 6. Auditorias internas periódicas sobre os relatórios de execução de contratos.
	Aquisições Públicas	Gestão do Contrato	Nomeação dos executores de contratos.	Ausência de nomeação formal dos executores de contratos	1. Erro no procedimento de nomeação. 2. Dificuldade/demora em escolher os executores. 3. Ausência de pessoal qualificado para exercer a função de executor de contratos	1. Impossibilidade de responsabilizar as partes do contrato e os agentes públicos que atuaram sem delegação. 2. Questionamento da legitimidade dos atos praticados na gestão contratual.	1. Formalização do procedimento de de nomeação formal dos executores de contratos. 2. Capacitação continuada para os servidores serem nomeados fiscais de contrato.
	Aquisições Públicas	Gestão do Contrato	Fiscalização da execução do contrato	Ausência de capacidade técnica por parte dos executores de contrato	1. Erro na escolha dos executores por ausência de verificação de capacidade técnica. 3. Ausência de pessoal qualificado para exercer a função de executor de contratos	Não fiscalização adequada dos aspectos sobre os quais não detêm competência. Não detecção de descumprimento de partes da avença com suas consequências.	Formar quadro de servidores/empregados com capacitação adequada a execer os vários papéis na gestão contratual; Representante da administração que for nomeado para atuar na fiscalização ou gestão contratual que não detenha competências para tal notifica formalmente autoridade que o nomeou sobre sua falta de competência.
	Aquisições Públicas	Gestão do Contrato	Planejamento da contratação	Contratos com especificações deficientes (em especial, nos modelos de execução do objeto e de gestão do contrato), gerando dificuldade (ou até impossibilidade) de gerir o contrato. 	Deficiência no planejamento da contratação. TR ou PB mal elaborado em relação à execução do contrato.	Dificuldade (e até impossibilidade) de obter o objeto do contrato e fazer que a contratada cumpra as obrigações contratuais e legais.	Avaliação prévia à assinatura do contrato pelo Gestor do contrato, verificando se há mecanismos mínimos que permitam executar o contrato até o prazo estipulado. Em caso afirmativo, gere o contrato da melhor forma possível, mas propõe a não prorrogação do contrato (mesmo se houver previsão). Caso não haja mecanismos mínimos, o gestor do contrato negocia com a contratada aditivo bilateral para incluir os mecanismos mínimos. Em caso de recusa da contratada, o gestor deve propor a rescisão do contrato e nova contratação. Em qualquer caso, o gestor do contrato informa à autoridade competente as deficiências que devem ser sanadas para a próxima contratação.
	Aquisições Públicas	Gestão do Contrato	Execução contratual	Diferenças de entendimentos e expectativas entre as partes.	Elementos básicos do contrato não estão claros de forma uniforme para as partes do contrato.	Atraso durante a execução do contrato devido à necessidade de esclarecer os pontos com entendimento divergente.
	Gestor do contrato realiza a reunião de iniciação prevista no modelo de gestão do contrato e documenta todos os esclarecimentos realizados em um ata que deve ser assinada por representantes das partes contratantes; Caso não previsto no modelo de gestão do contrato, o gestor do contrato negocia com a contratada a realização da reunião de iniciação e procede à documentação dos esclarecimentos como previsto acima.
	Aquisições Públicas	Gestão do Contrato	Fiscalização	Ausência de tempo hábil para o executor de contratos atuar na fase de gestão do contrato 	Não fiscalização adequada dos aspectos sob sua responsabilidade.	Não detecção de descumprimento de partes da avença com suas consequências.	Autoridade competente que nomeia respresentantes da Administração para atuar na gestão/fiscalização dos contratos avalia se este possuirá tempo hábil para executar a atividade, considerando suas demais atribuições, avaliando ainda a necessidade de designar a atribuição em caráter de exclusividade e a quantidade (e complexidade) dos contratos em cuja gestão/fiscalização o designado já atua; Representante da administração nomeado para atuar na fiscalização ou gestão contratual que não tenha tempo hábil para exectar a atividade notifica formalmente autoridade que o nomeou do fato.
	Aquisições Públicas	Gestão do Contrato	Fiscalização	Ausência de procedimentos padronizados para condução dos processos administrativos com vistas à apuração de descumprimentos contratuais.	Descumprimento dos princípios do devido processo legal e do contraditório e outras falhas de natureza processual administrativa.	Não aplicação da penalidade.	Autoridade competente expede orientações sobre a condução do processo administrativo para fins de apuração de descumprimento contratual e aplicação de penalidades.
	Aquisições Públicas	Gestão do Contrato	Fiscalização - Recebimento Definitivo	Licitante não mantém a regularidade fiscal da habilitação na fase de execução contratual. 	Pagamento de fornecedor em débito com a fazenda. Não recebimento definitivo do objeto contratado.	Impossibilidade de a fazenda pública ressarcir-se de valores devidos. Não realização do objeto contratado.	Fiscal (administrativo) consulta no Sicaf manutenção da regularidade fiscal antes de cada pagamento e, em caso de irregularidade, executa os procedimentos do art. 3º, §4º, da IN-SLTI 4/2013.
http://www.tcu.gov.br/arquivosrca/001.003.009.034.htmhttp://www.tcu.gov.br/arquivosrca/001.003.009.036.htmhttp://www.tcu.gov.br/arquivosrca/001.003.010.htmhttp://www.tcu.gov.br/arquivosrca/001.003.htmPlan2
Plan3

Continue navegando

Outros materiais