Buscar

Impactos da Extração de Minério no Brasil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

(
M.A.P.A.
Material de Avaliação
 
Prática da Aprendizagem
.
)	
	Acadêmico: Janete Pires de Carvalho
	R.A. 18761065
	Curso: Pedagogia
	Disciplina: Fundamentos Sociológicos e Antropológicos da Educação
	Valor da atividade: 1.5
	Prazo para postagem: 25/03 até 19/04 às 23h59 – horário de Brasília.
IMPACTOS DA EXTRAÇÃO DE MINERIO NO BRASIL
No Brasil a extração do minério de ferro acontece principalmente em Minas Gerais, Pará e no Mato Grosso do Sul. O Brasil possui uma grande reserva de minério de ferro sendo o protagonista no balanço comercial. Especialmente de exportação. A china e o maior comprador segundo “Instituto Brasileiro de Mineração”. O Brasil é o segundo maior produtor de minério de ferro do mundo. A extração desses minérios ao mesmo tempo em que ajuda na economia local e mundial traz consigo os impactos negativos e diversos problemas ambientais, a extração desses minérios provoca a contaminação dos cursos d água da região e a degradação do solo. 
Outro problema é o volume dos depósitos de rejeitos contidos por barragens, que, se não fiscalizadas, podem romper e ter esse volume transportado a áreas mais baixas, alcançando cursos d'água e poluindo o meio ambiente. O volume do depósito pode ser também um problema, quando em elevado nível, pois pode ser levado pelas águas das chuvas até outros recursos hídricos. Ou levar ao rompimento.
 Minas Gerais vivenciou dois grandes impactos causados pelo excesso de rejeitos que levou ao rompimento de duas barragens da Vale. Em 2015 houve o rompimento da barragem do Fundão administrada pela Samarco mineração, na Cidade de mariana provocando uns dos maiores impactos Ambientais do país. Em 2019 o rompimento da Barragem, agora em Brumadinho em Minas Gerais. A lama de rejeitos causou não somente um impacto ambiental mais levando a centenas de mortes, a perda da biodiversidade. 
A população vem sofrendo outros tipos de impactos que diretamente ou indiretamente vem causado outras consequências. Um grande aumento nos produtos horte frutos que antes era produzido pelos pequenos produtores rurais da região que perderão tudo, houve uma iscasses desses produtos, levanto a um aumento nos preços desses. 
 Outro problema a Vale disse que vai ter que reduzir sua produção em cerca de 10% para descongicionar um total de dez barragens em três anos. Essa redução na produção do minério gera uma escassez desse material que é usado para produção de tablet, smartfone etc. essa redução na produção, seus compradores já estão preocupados se a Vale vai conseguir cumprir seus contratos, sem contar que houve um aumento nos preços. Os compradores passaram a procurar suas rivais que oferecesse o minério mais em conta. Isso pode tirar do Brasil o seu posto de maior exportador do mundo. E beneficiar seus rivais. 
Referencia:
 Site. Brasil Escola.
Acesso dia 19/04/2019

Outros materiais