Buscar

Apol 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Controle Estatístico da Qualidade (E) 
Para levar em consideração a “posição” do processo em relação aos limites inferior e superior de 
especificação, definimos a razão de capacidade Cpk. Assinale a alternativa correta em relação a essa 
razão de capacidade: 
Nota: 0.0 
 
A Essa razão de capacidade possui um cálculo relativo a um dos limites de controle e, por isso, não dá a ideia completa da capacidade do processo, devendo ser interpretada em conjunto com a razão de 
capacidade Cp. 
Comentário. Cpk, por definição, sempre será menor que Cp. Seu cálculo leva em consideração um limite de especificação (o mais próximo da média) e três desvios e, por isso, deve ser interpretado em conjunto com Cp , que mostra 
a capacidade absoluta do processo. Quando o processo possui média centrada entre os limites de especificação os valores de Cp e Cpk de são iguais. 
 
B Quando um processo possui média centrada entre os limites de especificação os valores de Cp e de Cpk são distintos. 
 
C O cálculo de Cpk leva em consideração apenas três desvios-padrão, motivo que indica sua condição de incompletude na estimativa da capacidade dos processos. 
 
D O ideal é que Cpk seja sempre maior do que Cp. 
 
Questão 2/5 - Controle Estatístico da Qualidade (E) 
Assinale a opção que melhor explique o objetivo principal da realização de um mapa de produto: 
Nota: 0.0 
 
A O objetivo principal da realização de um mapa de produto é fazer com que engenheiros de áreas diferentes interajam entre si. 
 
B O objetivo principal da realização de um mapa de produto é atender às normas específicas que exigem sua confecção. 
 
C O objetivo principal da realização de um mapa de produto é compreender a função de cada componente e como ele se relaciona com os demais, sua classificação e seu nível de criticidade. 
Comentário. O objetivo principal do mapa de produto é o aprendizado e identificação das principais variáveis, classificadas quanto ao tipo e nível de criticidade que impactam na utilidade de cada componente. Com isso o engenheiro 
abre trilhas de raciocínio para explorar outras possibilidades em direção a melhorias nos produtos e, eventualmente, diminuindo a variação de processos. 
 
D O objetivo principal da realização de um mapa de produto é conhecer os caminhos de deslocamento dos produtos na fábrica, apresentando-o de maneira gráfica e fácil para a gerência. 
 
Questão 3/5 - Controle Estatístico da Qualidade (E) 
Árvores de amostragem são diagramas com um padrão de ramificações, em que fatores se relacionam 
para a formação de uma estrutura de testes. Assinale a opção que melhor represente os conceitos em 
relação a esse tema: 
Nota: 0.0 
 
A Árvores de amostragem são importantes para a visualização do experimento que se quer conduzir em ambientes controlados (de laboratório). Assim, devem ser realizadas de forma independente dos mapas de 
processo e produto, já que esses refletem condições reais. 
 
B O tamanho de um subgrupo que considera os últimos dois fatores em uma árvore de amostragem de cinco fatores que variam em dois níveis é igual a 2. 
 
C Um bom plano de amostragem deve ter fatores determinados pelas variáveis do processo. Fatores externos, como a temperatura da fábrica e horário de produção são irrelevantes para o cumprimento do plano. 
 
D O tamanho do subgrupo em uma árvore de amostragem depende de quais fatores queremos incluir no cálculo da média amostral em uma carta de controle. 
Comentário. O tamanho do subgrupo é utilizado para o cálculo das cartas de controle e depende dos fatores que queremos analisar dentro da média de cada ponto representado. Se todos os fatores variam em dois níveis e 
consideramos os últimos dois fatores dentro do subgrupo, o tamanho do subgrupo será igual a 4. Árvores de amostragem devem ser feitas com base nas classificações de fatores presentes nos mapas de processo e produto. 
 
Questão 4/5 - Controle Estatístico da Qualidade (E) 
Sobre atributos e cartas de controle para atributos, assinale a alternativa correta: 
Nota: 0.0 
 
A Atributos são medidas contínuas de uma característica de qualidade de um processo ou produto. 
 
B A carta p se refere à fração amostral de não conformes e é uma consequência da distribuição exponencial. 
 
C Quando se quer trabalhar diretamente com o número de não conformidades, utiliza-se a carta c que é consequência da distribuição binomial. 
 
D A interpretação das cartas de controle para atributos é a mesma que das cartas de controle para variáveis, apesar do caráter não contínuo dos dados. 
Comentário. Atributos são medidas não contínuas (parâmetros categóricos). A carta p se refere, de fato, às frações amostrais, mas é uma consequência da distribuição binomial, enquanto a carta c é uma consequência da distribuição 
de Poisson. A interpretação das cartas de controle sempre seguem a mesma lógica. 
 
Questão 5/5 - Controle Estatístico da Qualidade (E) 
Sobre a conceituação de distribuições de probabilidades, assinale a alternativa correta: 
Nota: 0.0 
 
A Em distribuições de probabilidades discretas, cada “elemento” possui uma probabilidade específica inerente a ele, jamais podendo ser iguais em uma amostra de uma população. 
 
B Distribuições de probabilidades são modelos matemáticos que representam o comportamento de uma população com base em dados amostrais. 
Comentário. Probabilidades iguais em uma distribuição discreta são características comuns, como no lançamento de um dado não viciado. Estatísticas amostrais e populacionais, na grande maioria dos casos, são calculadas de 
forma diferente, devido à variação nos números de graus de liberdade. Existem distribuições discretas específicas para determinados tipos de problema, cada uma com sua assertividade. 
 
C Uma estatística amostral sempre será calculada da mesma maneira que a estatística populacional correspondente. 
 
D Uma distribuição de probabilidades discreta específica, como por exemplo a distribuição hipergeométrica, pode modelar corretamente qualquer fenômeno discreto que ocorra em uma indústria.

Continue navegando