Buscar

Estudo dirigido - Ecologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Universidade Estadual da Paraíba 
Campus I – Campina Grande 
Centro de Ciências Biológicas e da Saúde - CCBS Departamento de Biologia 
 
	Componente Curricular: 
	Biologia e Sistemática de Criptógamos 
	Período: 
	Aluno: 
	 Steffany Galisa
	
	Data: 19.04.21
 
ESTUDO DIRIGIDO 2 – Ecologia de algas Nota
 
 
1. Porque as florações produzem impactos ecológicos e econômicos?
 Algumas espécies de algas microscópicas produzem toxinas que causam riscos à saúde humana e ambiental, como: danos ao sistema neurológico ou ao fígado, gastroenterites, doenças respiratórias, alergias, irritação da pele e olhos. Podem ainda causar mortandades de peixes e outros organismos aquáticos, sendo assim, dificultando a vida de pessoas que se alimentam através desses organismos.
2. O mar como importante elemento gerador de oxigênio. Explique. 
No mar é encontrado fitoplâncton, o maior gerador de oxigênio do planeta, pois, ao realizar a fotossíntese, estas liberam mais O2 do que precisam na respiração. Produzindo quase 75% do oxigênio terrestre e marinho. As plantas também produzem uma boa quantidade de oxigênio, mas ao contrário das algas, elas consomem tudo quase tudo que produzem na fotossíntese, emitindo uma grande quantidade de gás carbônico de volta para a atmosfera.
3. O aquecimento global interfere nas comunidades em Recifes de corais? 
Sim, pois causa a alta temperatura das águas e os corais não suportam esse aumento. Estes começam a se contrair e sufocam as algas que estão dentro deles. Essas algas vivem nos tecidos dos corais, onde garantem a coloração desses animais e fornecem compostos orgânicos, produzidos no processo de fotossíntese, para ajudar os corais a suprirem suas necessidades energéticas. Além disso, as zooxantelas ajudam o coral a aumentar sua taxa de calcificação. Os corais, fornecem abrigo à alga, protegendo-as contra a herbivoria, e também gás carbônico e nutrientes inorgânicos.
4. Algas podem ser consideradas tóxicas? Como? Exemplifique. 
Sim, quando acontece um fenômeno denominado floração. Podemos usar o exemplo das cianobactérias, estas quando iniciam esse processo de grande proliferação em demasia nos rios, impedem a transparência da água, levando a um processo de desoxigenação, ocasionando a morte de diversos organismos. Além disso, as cianobactérias têm por característica a produção de substâncias altamente tóxicas que alteram a cor e o gosto da água. Essas toxinas podem gerar sérios riscos à saúde humana.
5. Algas como indicador ecológico. Poluição ou qualidade ambiental. 
O fenômeno da maré vermelha é provocado pelo desequilíbrio de ecológico resultante da proliferação da população de certas algas tóxicas principalmente as dinoflageladas Gonyaulax catenella. As causas relacionadas a esse acontecimento podem ser a alteração na salinidade, oscilação térmica da água mas principalmente o excesso de sais minerais decorrente do escoamento de esgoto doméstico nas regiões de estuário, alterando as condições abióticas da zona pelágica (de 0 a 200 metros de profundidade), consequentemente afetando o comportamento das espécies planctônicas. A acelerada reprodução e aglomeração das algas dinoflageladas, com proporcional morte das mesmas, desencadeiam um efeito catastrófico na fauna aquática local, liberando substâncias tóxicas em alta concentração, capazes de envenenar a água e os organismos ali viventes: por exemplo, a morte em larga escala de peixes e moluscos. Em geral, os organismos filtradores são os mais atingidos.
6. Fale sobre o que é, e quais as consequências da eutrofização para o ambiente aquático. Como as algas se comportam diante desse fenômeno. 
A eutrofização é o fenômeno de acúmulo exagerado de nutrientes nos rios, lagos e outros corpos hídricos. Ocorrendo de forma natural em muitos locais, especialmente em pequenos rios de florestas fechadas, a eutrofização pode ser acentuada ou se iniciar devido à poluição humana, como lançamento de esgoto e fertilizantes nos rios. Independente da fonte, o aumento de nutrientes no corpo hídrico induz a multiplicação de organismos fotossintetizantes. Isso porque, ao fornecer fósforo e nitrogênio, por exemplo, os recursos não se tornam mais um dos limitantes, possibilitando o aumento de população. A partir do aumento populacional das algas e plantas, os níveis de oxigênio na água aumentam significativamente. Porém, esse ambiente não permanece assim. As algas superficiais, que lançam a maior parte do oxigênio para o ar, acabam se reproduzindo tanto que bloqueiam a luz. Sem luz, todos os demais organismos fotossintetizantes, que oxigenam à água, acabam morrendo. Com isso, rapidamente os níveis de oxigênio reduzem no corpo hídrico, matando muitos organismos aeróbicos que viviam lá. Não o bastante, com o aumento de matéria orgânica morta, bactérias decompositoras aeróbicas aumentam suas populações devido ao aumento de alimento. Consequentemente, elas consomem o restante do oxigênio, matando definitivamente organismos aeróbicos do ambiente.

Continue navegando