Buscar

APOL 4 - HISTORIA DA FILOSOFIA CONTEMPORANEA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/10 - História da Filosofia Contemporânea 
Leia a citação a seguir:
“[...] A partir do neopositivismo, de forma explícita, as colocações sobre o ser em geral foram deixadas de lado, buscando a ciência atender basicamente a imperativos práticos, no seu sentido imediato. O critério, a partir daí, foi o de adequação empírica: se determinada teoria mostra correlação entre os dados, será verdadeira [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MONFARDINI, Rodrigo Delpupo. Ciência como atividade crítica: contra o postulado de naturalização do capital (link: http://www.uff.br/iacr/ArtigosPDF/96T.pdf. Acesso em 08 de nov. 2016).
De acordo com a citação acima e os conteúdos do livro-base História da Filosofia Contemporânea quanto ao neopositivismo, pode-se afirmar que tal filosofia descarta as proposições...
	
	A
	empíricas.
	
	B
	físicas.
	
	C
	verificáveis.
	
	D
	metafísicas.
	
	E
	linguísticas
Questão 2/10 - História da Filosofia Contemporânea 
Leia o trecho abaixo:
“Do ser-em-si somente se pode dizer que ele ‘é aquilo que é’. Isso significa que o ‘ser-em-si é opaco para si mesmo’, nem ativo nem passivo, sem qualquer relação fora de si, não derivado de nada, nem de outro ser: o ser-em-si simplesmente é. Daí o caráter de absurdo que o ser-em-si carrega como sua determinação fundamental. A densidade opaca, o absurdo do ser-em-si provocaria no homem o mal-estar, que Sartre denomina náusea”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL ESCOLA. Biografia - Jean-Paul Sartre. (link: http://brasilescola.uol.com.br/biografia/jean-paul-sartre.htm. Acesso em 19 de out. 2016). 
A partir do trecho acima e dos conteúdos do livro-base História da Filosofia Contemporânea, pode-se verificar que Jean-Paul Sartre apresenta o conceito de náusea como um...
	
	A
	sentimento expresso diante da constatação de que a realidade é permeada de felicidade.
	
	B
	sentimento expresso diante da constatação de que a realidade caracteriza-se pela destruição gradativa da natureza.
	
	C
	sentimento expresso diante da constatação de que a realidade de tudo o que existe é absurda.
	
	D
	sentimento expresso diante da constatação de que a realidade apresenta por meio do progresso tecnológico benefícios para a humanidade.
	
	E
	sentimento expresso diante da constatação de que a realidade é caracterizada pela ausência de religiosidade na humanidade.
Questão 4/10 - História da Filosofia Contemporânea
Leia o comentário a seguir:
Um capítulo do livro-base História da Filosofia Contemporânea aborda o pensamento de autores como Schopenhauer, Nietzsche, Marx e Engels. O capítulo começa apresentando os conceitos de representação e vontade de Schopenhauer; em seguida discorre sobre o princípio da individuação em Nietzsche e sua crítica à moral cristã; e, por fim, descreve o materialismo histórico e dialético, além de outros conceitos do marxismo.
Fonte: O autor.
A partir do comentário acima e da leitura do livro-base História da Filosofia Contemporânea, pode-se afirmar que o capítulo em questão trata...
Nota: 0.0
	
	A
	de fenomenologia e hermenêutica.
	
	B
	do existencialismo.
	
	C
	dos críticos da filosofia idealista.
	D de filosofia e linguagem.
	E	de problemas contemporâneos.
Questão 6/10 - História da Filosofia Contemporânea 
Leia o fragmento a seguir:
“O progresso e o desenvolvimento do conhecimento positivo geraram um conflito com a índole das crenças tradicionais imaginativas [...] é nesse conflito que John Dewey percebe a origem da filosofia entendida no mundo ocidental, ou seja, nas modificações trazidas pelo progresso das artes e do comércio que se revelavam incompatíveis com os costumes e religiões [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FÁVERO, Altair A.; e BIELUCZYK, Jorge A. A reconstrução filosófica na perspectiva de John Dewey. Disponível em: https://goo.gl/9szT5r. Acesso em 08 de Nov. 2016.
A partir do fragmento acima, bem como dos conteúdos do livro-base História da Filosofia Contemporânea sobre o pensamento de John Dewey, assinale a alternativa que corresponde corretamente às filosofias do medo para o referido autor.
	
	A
	São pensamentos que simplificam a realidade sem solucionar de fato os problemas humanos, como por exemplo, o pensamento mítico.
	
	B
	São conceitos que sugerem o constante conflito e destruição humana, como por exemplo, a luta de classes.
	
	C
	São abordagens teológicas que sugerem o fim da humanidade, como por exemplo, o apocalipse bíblico.
	
	D
	São filosofias que negam a plena felicidade humana, como por exemplo, o estoicismo grego antigo.
	
	E
	São teorias linguísticas que procuram dificultar a comunicação entre as pessoas, como por exemplo, as proposições elementares.
Questão 7/10 - História da Filosofia Contemporânea 
Leia o texto a seguir:
 “A essa perspectiva rígida da filosofia tradicional, o pragmatismo contrapõe a experiência como um conjunto de relações que os seres humanos estabelecem entre si e com o entorno. Desse modo, o ‘teste’ da verdade é a experiência, entendida não como no senso comum, mas como uma atividade conceptual capaz de guiar nossas ações futuras na nossa relação com o ambiente [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofando: Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2009.p.202.
A partir do trecho acima e dos conteúdos do livro-base História da Filosofia Contemporânea sobre o Pragmatismo, pode se afirmar que seu método de investigação encontra-se baseado no...
	
	A
	marxismo.
	
	B
	racionalismo.
	
	C
	misticismo.
	
	D
	empirismo.
	
	E
	epicurismo.
Questão 8/10 - História da Filosofia Contemporânea 
Leia a passagem a seguir.
“Marcuse [...] concorda parcialmente com Freud. Acredita que a formação social atual, regida por uma forma mercantil que reifica os sujeitos e as relações por ele travada reprime o Ego no sentido que canaliza, substitui a busca da felicidade pela simples busca da própria existência, ou seja, para Marcuse [...] a repressão inconsequente dos desejos tanto no desenvolvimento filogênico quanto no desenvolvimento ontogênico é uma característica específica de nosso tempo histórico, do capitalismo moderno [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LOBO, Roberta; e SANTOS, Leandro Machado dos. Herbert Marcuse: Elementos para a Filosofia da Educação na Contemporaneidade. Disponível em: https://goo.gl/Mt6fJp. Acesso em 08 de nov. 2016.
Considerando a passagem acima e os conteúdos do livro-base História da Filosofia Contemporânea, assinale a alternativa que corresponde corretamente à proposta de civilização defendida por Herbert Marcuse.
	
	A
	uma civilização não anarquista.
	
	B
	uma civilização não materialista dialética.
	
	C
	uma civilização não repressora dos desejos humanos.
	
	D
	uma civilização não teológica e/ou mística.
	
	E
	uma civilização não linguística e/ou discursiva.
Questão 9/10 - História da Filosofia Contemporânea 
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Esses teóricos identificam a origem da irracionalidade ao exercício desse tipo de racionalidade, que, em última análise, visa à dominação da natureza para fins lucrativos e coloca a ciência e a técnica a serviço do capital [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. Filosofando: Introdução à Filosofia. São Paulo: Moderna, 2009.p.199.
A partir do fragmento de texto acima e dos conteúdos do livro-base História da Filosofia Contemporânea referente ao pensamento da Escola de Frankfurt, leia as afirmativas que se seguem.
I. A Escola de Frankfurt produziu trabalhos com o objetivo de contrapor-se à sociedade capitalista.
II. A Escola de Frankfurt defendeu que a teoria social é muito mais complexa do que uma análise econômica.
III. A Escola de Frankfurt foi criada na transição da Idade Moderna para a Idade Contemporânea,simultaneamente ao movimento iluminista no século XVIII.
Está correto apenas o que se afirma em:
	
	A
	I, II e III.
	
	B
	I e II.
	
	C
	II e III.
	
	D
	I e III.
	
	E
	II.

Continue navegando