Buscar

PINOS INTRA-RADICULARES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

PINOS INTRA-RADICULARES
 “São estruturas colocadas dentro do canal radicular emergindo para coroa, com objetivo de conferir retenção e resistência a reconstrução coronária”.
Pinos e núcleos são a mesma coisa.
Retenção e resistência são em relação a coroa ou a restauração que vai ser colocada em cima. Pois pino não traz resistência a raiz, pelo contrário todo o pino colocado dentro da raiz faz uma força de “alavanca” naquele dente (Sofre uma carga oclusal com sentindo de fratura). Para fazer reconstrução de um dente sem estrutura eu necessito colocar um pino radicular.
· Classificação
Diretos – São pinos pré-fabricados onde fazemos a instalação no mesmo dia e até mesmo a moldagem.
Indiretos – São confeccionados e posteriormente mandando para fundição ou podemos fazer a modelagem.
· Quanto a anatomia
Cilíndricos – Irá trazer mais retenção.
Cônicos - Mais expulsivo e quanto mais paralelo mais retentivo. O cônico é o melhor a ser usado, pois ele consegue copiar a luz do conduto.
Quanto mais serrilhado maior a retenção, só que em contrapartida quanto mais cilíndrico maior é o meu índice de fratura, pois não vai seguir a anatomia do meu conduto. Então ele vai entrar livremente no conduto e quanto mais apical mais frágil irá ficar.
Pino entra de forma cilíndrica o que acontece no conduto diminui a distância da parede com a dentina, a incidência de fratura então será melhor. Do que se ele corresponder a mesma proporção de dentina.
Quanto menos dentina eu precisar tirar para colocar o núcleo melhor.
· Quanto ao material
Metálico
Cerâmicos (zircônia ou oxido de ytio);
Fibras; (carbono, vidro ou quartzo são pinos diretos pré-fabricados que encontramos nas dentárias) só pode usar núcleo quando tiver 2/3 de coroa, se for uma raiz sem coroa não podemos optar por essa opção. 
Pinos de fibra de carbono
Possuem as fibras no sentindo longitudinal, envoltas por uma matriz expóxi, apresentando propriedades físico mecânicas muito próximas a da dentina.
Pinos de fibra de quartzo
Tem na sua estrutura 62% de fibras de quartzo envolvidas por uma matriz de resina epóxi, sendo que recentemente possuem uma matriz de resina traslucente.
Pinos cerâmicos
São pinos compostos por oxido de zirconica e oxido de ytio. São extremamente resistente e estéticos. Mas encontra partida apresentam-se duros, e essa dureza desfavorece. Aumentando o risco de fratura dentro da raiz.
Metal apesar de não ser estético, é mais maleável. Devemos ver até onde esse pino é estético, pois ela não será efetiva. 
Quando o material falha, não é culpa do paciente que comeu algum alimento dura, mas sim que houve alguma falha técnica no processo ou da escolha do material para aquele caso.
Vantagens
- Biocompatibilidade;
- Resistencia a fratura e corrosão;
- Propriedades físico mecânicas semelhante a dentina;
- Rapidez (1 sessão moldamos e preparamos) eliminamos 3 consultas que seria se fosse com um núcleo metálico;
MÓDULO DE ELASTICIDADE
O baixo modulo de elasticidade (rigidez) significa que quando o dente flexiona, os pinos de fibra também flexionam, sem deformação permanente. Pinos de zircônia exibem inflexibilidade, produzindo fraturas radiculares.
Fibra de carbono, estrutura semelhante a dentina então tem risco de fratura menor mas tem a chance do deslocamento maior.
Desvantagens
- Complexidade da técnica (pela adesão)
- Experiência clinica pequena
- Custo (se economizar consulta sai mais barato)
- Reposição
- Remoção
- Adesividade
CASOS CLINICOS:
· Todo o pino pré-fabricado vem com kits de brocas para a espessura que for adequada.
Condicionamento ácido, lavagem do conduto jamais com a seringa tríplice e sim uma seringa especifica para poder lavar o conduto num todo sem causar pressão. A secagem deve ser com um cone de papel ou com uma lima envolta por algodão. 
· Optar por cimentos duais, pelo fato que a luz do fotopolimerizador não consegue chegar em todo o conduto, ou seja a polimerização não será tão efetiva.
Acetona desmancha a resina e vamos ter embricamento mecânico para adesão do pino, mas não foi comprovado que é efeito segundo o Álvaro. 
· Pinos são radiopacos hoje em dia, antigamente eram radiolúcidas e os dentistas pensavam que o tratamento endodôntico estava incompleto.
· Tem que ter estrutura óssea alveolar, e ela tem que ser no mínimo superior a inserção desse dente dentro do alvéolo. Se a parte exposta for maior que a inserida, isso vai causar fratura, pois não tem suporte dessa raiz devido a força de alavanca que esse pino causa.
· 2/3 do conduto e a luz do conduto tem que ser modelada de acordo com o pino pré-fabricado, se a luz for mais larga temos que fazer a modelagem e não fazer os pinos diretos. Hoje em dia tem pinos acessórios para complementar, mas não devemos usar e sim fazer a modelagem. 
· Aplicação do cimento com a seringa centrix.

Outros materiais