Buscar

Atividade Individual Gerenciamento de Riscos Etapa 1 - FGV

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade individual – ETAPA 1	
	Matriz do plano do gerenciamento de riscos[footnoteRef:1] [1: Este documento deve conter, no máximo, três páginas.] 
	Disciplina: Gerenciamento de Riscos em Projetos
	Módulo: do 1 ao 4
	Aluno: Carlos Eduardo Pauperio
	Turma: 0521-1_1
	a) Definição do projeto que funcionará como a situação-problema desta atividade e descrição de todo o contexto em que se insere o projeto escolhido.
	Apresentarei a seguir, juntamente com os conceitos obtidos durante a disciplina de gerenciamento de riscos em projetos, um projeto cujo o tema será a compra de um veículo seminovo a ser pago à vista.
Atualmente, existem vários tipos de intervenções para se adquirir um veículo seminovo ou usado, porém para este tema, serão envolvidos apenas o comprador (eu) e o vendedor do veículo.
As características do veículo seminovo já foram definidas por mim e são elas:
- Marca: Volkswagen;
- Modelo: Jetta;
- Versão: R-Line;
- Ano de Fabricação: 2019;
- Ano Modelo: 2019;
- Cor: Cinza ou Preto;
- Km: < 15.000;
- Opcionais Requeridos: Teto Solar.
O principal objetivo deste documento é demonstrar todas as etapas do processo de compra de um veículo usado, cujo não há nenhum intermediador, desde a escolha do veículo, até a negociação final e transferência para o nome do comprador.
Este projeto terá o título de “Dream Car” com data de início em 01/07/2021 (meu aniversário) e terá um período total de 4 semanas (30 dias corridos) com um custo estimado em R$ 130.000,00.
Conforme discriminado, saliento que as premissas são relacionadas a encontrar um veículo nas condições citadas anteriormente e que a duração total deverá seguir a risca o prazo estipulado de 30 dias corridos, desde a pesquisa, até a finalização da compra, bem como todos seus trâmites. Caso algum desses itens não seja cumprido, o projeto será cancelado não havendo cobrança de multas para nenhum dos envolvidos.
As restrições definidas são baseadas nas documentações de ambas as partes, vendedor e comprador, que devem, necessariamente, estar totalmente transparentes e idôneas para que o negócio seja concluído.
O Valor Base do projeto (VB) será de R$ 130.000,00
	b) Plano de gerenciamento de riscos (PGR) 
	O Plano de Gerenciamento de Riscos deve descrever como os riscos serão analisados e como serão comunicados os resultados dos processos de Gestão de Riscos. Além do risco em si, é fundamental documentar as estratégias adotadas para gerenciamento de cada risco bem como a eficácia de cada uma.
Deve-se registrar também as lições aprendidas.
Os processos definidos são os seguintes:
• planejar o gerenciamento de riscos;
• identificar riscos;
• realizar análise qualitativa de riscos;
• realizar análise quantitativa de riscos e;
• planejar respostas aos riscos.
Apresentação da estrutura analítica de riscos (EAR):
Com a apresentação da EAR, é possível verificar que os riscos iniciais e/ou principais foram identificados, porém é necessário, periodicamente, reavaliar os riscos e identificar possíveis novos riscos do projeto. Utilizaremos, para esse processo, uma ferramenta de análise de causa-raiz denominada Diagrama de Ishikawa.
Também utilizaremos uma matriz de probabilidade e impacto afim de expressar uma classificação de prioridade para os riscos já definidos nessa primeira análise. A probabilidade será mostrada em porcentagem e o impacto será mostrado como moeda corrente. Utilizaremos valores fictícios para aprofundar nossa análise mantendo um padrão aceitável para facilitar o entendimento dos mesmos.
Os resultados dessa classificação serão expressos decorrentes da multiplicação de sua probabilidade por seu impacto.
Para que o resultado seja de mais fácil entendimento, precisaremos hierárquizá-los, do maior para o menor valor. E com isso, conseguiremos ter uma visão de prioridade de quais são as principais oportunidades e também as principais ameaças.
Com isso, a próxima etapa do gerenciamento de riscos é definir as reações que podemos ter de acordo com a classificação de cada risco. Para isso, classificaremos os riscos em duas partes: Oportunidades e Ameaças. No caso das oportunidades, podemos responder os riscos com as seguintes estratégias: Explorar, Compartilhar, Melhorar ou Aceitar. Já no caso das Ameaças, podemos responder das seguintes maneiras: Evitar, Transferir, Mitigar ou Assumir os riscos.
As estratégias para evitar as possíveis ameaças devem ser detalhadamente exploradas afim de cobrir a maior parte das análises que devem ser levadas em consideração na execução do projeto.
Evitar um risco é sempre o mais desejável, assim como transferir um risco para terceiros quando o assunto pode ser transferido de forma consciente, colaborativa e controlada. Já na mitigação, o ponto principal é buscar a redução de seu possível impacto até zero ou próximo disso.
É importante, também, falarmos das oportunidades, que se não gerenciadas ou controladas, podem gerar outros riscos não esperados ou analisados anteriormente. Mas de forma geral, as oportunidades tem um papel extremamente positivo na tomada de decisão e etc.
	Referências Bibliográficas
	COSTA, Hélio Rodrigues. Gerenciamento de Riscos em Projetos. – Rio de Janeiro/RJ. Editora FGV, 2021.
	
	1
	2 
	
	
	
	3

Outros materiais