Buscar

Carnes de todos os tipos


Continue navegando


Prévia do material em texto

Carnes de todos os tipos
Carne de verdade, in natura.
Tem boas linguiças por aí, mas a maioria a venda contém açúcar e amido na composição.
Salsichas e nuggets não são carne e são cheias de amido.
Evite comprar carnes já temperadas, faça o seu próprio tempero em casa.
Carnes in natura são praticamente zero carbo, tirando órgãos como o fígado, que chega a cerca de 5% de carboidratos líquidos segundo o FatSecret. Na prática, considere como se fosse zero.
Resumindo: Peixes como o salmão, sardinha e truta, crustáceos, frango, porco, boi, cordeiro, peru, vitela, minhocas. Ok, não precisa comer minhocas, mas você poderia, se quisesse. Coma a carne que achar mais gostosa. Bacon inclusive!
Não é necessário se preocupar com a gordura da carne, coma os seus cortes favoritos na quantidade que quiser.
Verduras de todos os tipos
Se você não curte uma saladinha, talvez low carb não seja a melhor estratégia de alimentação para você.
Eu sempre fui maluca por salada e acho que isso é um importante componente de sucesso. E se não curte, faça um esforço. Aquilo que eu sempre falo da força do HÁBITO. Comece com pequenos passos, pequenas mudanças. Põe bastante azeite de oliva e salzinho. Refoga com bacon e creme de leite.
Resumindo: folhas verdes (como alface, rúcula, agrião, escarola, endívia, couve, repolho, espinafre), abobrinha, brócolis, tomate, cebola, alho, pimentão, alcachofra, chuchu, aspargos, palmito, rabanete, pepino, berinjela, quiabo, vagem, couve-flor.
Uma observação especial sobre batata, cenoura, beterraba e mandioca: esses caras são deliciosos mas são lotados de carboidratos.
Se precisar emagrecer, abra mão deles até chegar ao seu peso ideal, e depois vá inserindo aos poucos, vendo como seu peso reage.
Frutas
Frutas são em geral ricas em carboidratos (em razão do açúcar natural que elas contêm, a frutose).
Se precisa emagrecer, passe os primeiros quinze dias sem frutas e vá inserindo em pouca quantidade, e veja como o seu corpo reage.
O quanto você precisa perder de peso é um fator determinante para adequar seu consumo de frutas. Enquanto emagrece você pode comer abacate, coco, morangos, amoras e mirtilos, que tem menos carboidratos.
Se pra você é absurda a ideia de passar 15 dias sem frutas, ok. De nenhuma maneira isso precisa ser um obstáculo para o seu sucesso com low carb. Coma as frutas low carb e vai emagrecer também.
Ovos de todos os tipos
Ovos são incrivelmente práticos. Cozidos, mexidos, fritos. Você pode levar ovos cozidos de lanche. Colocar ovos cozidos na sua salada. Tacar um ovo na sua sopa ou em um cozido. Ter sempre ovinhos de codorna em conserva na geladeira para petiscar.
Quando comecei a dieta comia muitos ovos, daí passei por um período de não poder vê-los, e hoje como todos os dias 2 ovos com queijo no café da manhã, preparados do mesmo jeito, e se bobear como ovos no almoço e jantar também.
É normal uma dificuldade inicial em consumir ovos, mas com o passar do tempo fica fácil emplacar o hábito.
Embora cada ovo tenha 0,8 grama de carboidrato eu recomendo que você considere o ovo como zero carboidrato, para facilitar as coisas. Até porque é difícil alguém abusar do consumo de ovos.
Queijos e nata/creme de leite
A dieta paleo original não inclui laticínios, mas eles são low carb.
Todos os queijos tem poucos carboidratos, alguns mais, outros menos. Se precisar perder peso evite os queijos brancos (ricota, minas frescal, cottage) que tem maior teor de lactose, que é o açúcar do leite.
Nata ou creme de leite é outro ingrediente coringa em low carb. Uso no meu café com nata de todos os dias, ou faço um super molho de nata com ervas finas para o salmão, ou uso no estrogonofe, ou faço couve flor ou brócolis gratinado com nata e queijo.
A nata normalmente é vendida no balcão refrigerado do supermercado, mas ela não é comercializada em todo o Brasil.
Se no seu estado não tem, use o creme de leite. O creme de leite de caixinha tem um pouco mais de carbos do que o de lata porque leva leite em pó para uma textura diferente, mas ambos são low carb.
Nozes e sementes
Nozes, castanhas do caju e do pará, amêndoas, pistaches, macadâmias.
Para quem tem mais de dez quilos para perder ou quer perder peso de maneira mais rápida, o ideal é não passar de dois punhados de 30 gramas por dia. Pode parecer pouco, mas elas alimentam tanto que faz valer a pena.
É fácil exagerar nas nuts: uma dica é fazer um mix e separar as porções em um pote ou em saquinhos e usar sempre o mesmo recipiente como medida.
Amendoim não é paleo mas é low carb. É um legume e tem um pouco mais de carboidratos do que as nozes e castanhas, mas eu como em momentos onde todo o resto que há para comer é carboidrato-lixo (como por exemplo aeroporto ou beira de estrada).
Gorduras
Eu uso azeite de oliva e manteiga. Para as preparações onde é necessário muita temperatura, como fritar carne ou refogar vegetais, a manteiga é mais recomendada.
Azeite é ótimo para temperar saladas e para colocar um fio de azeite sob a comida quente. A banha também pode ser consumida.
Óleo de coco e outros como o de abacate são ok também, mas são bem mais caros. Pode usar, mas low carb funciona igualzinho com gorduras mais acessíveis como a manteiga e o azeite.
Kefir
O kefir é um probiótico, ou seja, microorganismos vivos que auxiliam na digestão e saúde intestinal. Como esses bichinhos se alimentam do açúcar, as pessoas usam várias formas de alimentar eles e criar o kefir de leite, feito com leite, ou o de água, feito com suco, água de coco ou água com açúcar.
Não, o açúcar, seja ele da lactose, frutose ou da sacarose, não fica no kefir porque, como disse, as bactérias sobrevivem comendo dele. Quanto mais tempo você deixar o produto fermentando, menos açúcar e carboidratos seu kefir vai ter. Tem quem deixe de 24 horas a até 72 horas o kefir no processo de fermentação!
Temperos, especiarias e condimentos
Nada melhor que uma comida bem temperada! Sal, pimenta, orégano (fresco ou seco), pimenta, cebolinha, alho, canela, coentro (pra quem gosta, porque eu dispenso), cominho, hortelã, gengibre (ao natural, não em conserva), louro, manjericão e tantos outros fazem parte, sim, de uma comidinha low carb. Pode usar!
Temperos industrializados do tipo Sazon e Knorr levam açúcar, amido, conservantes e corantes então use temperos desidratados ou frescos e não os temperos processados.
Se você tem costume de usar esses caldos na comida, saiba que é realmente um costume, você pode sentir diferença nos primeiros dias mas rapidinho já vai se acostumar (e economizar seu dinheiro, e gerar menos lixo).
Condimentos, como mostarda amarela e dijon, kechup, molho inglês e molho shoyu são ótimos para alguns pratos low carb (como um bom strogonoff de carne) e tem poucos carboidratos.
É comum esses produtos levarem um pouco de açúcar que tende a não impactar a dieta porque em geral são consumidos em pouca quantidade e com pouca frequência, mas algumas marcas tem versões de condimentos sem açúcar, então é uma boa analisar os rótulos e tentar encontrar uma.
Evite:
Legumes como o feijão, a lentilha e a ervilha tem muitos carboidratos. Se precisar perder peso, fique sem eles até chegar na sua meta.
Não coma:
Açúcar de qualquer espécie. Lactose é o açúcar do leite, frutose é o açúcar da fruta, sacarose é o açúcar refinado. Mel, açúcar de coco, açúcar mascavo, demerara e açúcar light também são açúcar e não devem ser consumidos no contexto de uma alimentação low carb.
Grãos. Farinha, nem integral, nem normal. Tudo o que é feito de farinha, como bolos, macarrão, pães, pizza, biscoitos etc.
Arroz (integral ou não) e quinoa também não são low carb e não devem ser consumidos por quem deseja perder peso.
Gorduras trans. Salgadinhos, bolachas recheadas e vários outros produtos processados são pura gordura trans, corte!
Como low carb é um estilo de comer e não uma dieta, não dá para falar em cardápios montados, simplesmente coma tudo acima até estar saciado, Segure a onda do que tiver muito carboidrato, como batata, beterraba, cenoura e frutas mais açucaradas.
Nada mal comer assim, não é? Dá para emagrecer,manter o peso e ficar muito saudável, eliminando totalmente alimentos industrializados.
Como começar uma Dieta Low Carb?
A Dieta Low Carb tem como objetivo principal reduzir os carboidratos e com ocasionar a perda de peso.
Porém “nem tudo são flores”, há alguns estudos que constataram que a redução excessiva dos carboidratos e o alto consumo de proteínas pode alguns problemas.
Pães low carb
FOTO: REPRODUÇÃO / BLOG DA MIMIS
1. Pão nuvem: também chamado de “cloud bread”, o pão nuvem tem esse nome porque é bem leve e não tem nada de carboidrato. Ele pode ser servido puro ou como base para uma pizza ou sanduíche. Leva apenas 3 ingredientes: ovo, queijo cottage e bicarbonato de sódio.
2. Pão integral rápido: esse pão é perfeito para quem segue uma dieta mais saudável e não tem muito tempo para ficar na cozinha. Além de prático, ele é lowcarb, zero lactose e não tem glúten. Ovo, farelo de aveia, iogurte natural e fermento em pó são misturados e levados ao microondas por 2 minutos.
3. Pão de farinha de berinjela: essa receita é em conta, já que a farinha de berinjela é uma das low carb mais baratas. Além da farinha, leva também gergelim triturado e parmesão ralado. É excelente para fazer sanduíches, torradas ou croutons.
4. Pão de queijo: para esse delicioso pão de queijo low carb, você vai precisar de apenas 3 ingredientes: ovo, queijo e fermento. É só bater tudo no liquidificador e assar em forno médio por 20 minutos.
5. Pão de castanha: bem fácil de fazer, esse pão não tem segredo no preparo e fica delicioso. Junto com a castanha-de-caju torrada e sem sal, são acrescentados os ovos, o azeite, o parmesão, a água e o fermento químico em pó. Ele pode ser feito em uma forma grande ou em porções individuais.
6. Panetone: que tal uma receita de panetone low carb para fazer durante o ano todo? Essa versão leva farinha de amêndoas, de linhaça e de coco, além da essência do panetone. O recheio pode ser feito com nuts diversas à sua escolha.
CONTINUA APÓS O ANÚNCIO
Pratos salgados low carb
FOTO: REPRODUÇÃO / VIDA LOW CARB
7. Fricassé de frango: essa versão de fricassé com menos carboidratos troca o milho pela moranga. Em uma panela, são misturados frango desfiado, purê de abóbora, mostarda dijon, bacon, ervilha, creme de leite, queijo ralado e requeijão. Depois dessa explosão de sabores, é só gratinar e servir com uma saladinha.
8. Arroz de couve-flor: o arroz falso de couve-flor é uma opção criativa e deliciosa para o dia a dia. Basta picar a couve-flor bem fininha (ou processá-la), refogar com cebola e alho no azeite e cozinhar por cerca de 6 minutos.
9. Macarrão de abobrinha: esse macarrão de abobrinha é uma dica para quem quer enganar a dieta. As abobrinhas são fatiadas em formato de espaguete e cozidas no micro-ondas por cerca de 3 minutos. Para acompanhar, molho de camarão com temperos.
10. Frango empanado: o segredo da receita é o empanado sem farinha e sem fritura. Para isso, o filé de frango é temperado com sal e pimenta-do-reino, passado no ovo e no queijo ralado e, depois, levado ao forno alto até dourar.
11. Panqueca verde: essa panqueca é, na verdade, uma omelete bem fininha enrolada. Para a massa, são batidos no liquidificador ovos, espinafre, sal e pimenta. O recheio é feito com queijo, peito de peru e cebolinha.
12. Canja de galinha: o segredo dessa canja é trocar o arroz pela couve-flor picadinha. Além da couve-flor, o prato é composto por cenoura picada e frango desfiado, temperados com alho, cebola, sal e pimenta-do-reino. No final, a salsinha é adicionada.
13. Espaguete de cenoura: a cenoura, cortada em formato de espaguete, é envolvida por um delicioso molho de tomate pelado com manjericão e queijo ralado. O acompanhamento fica por conta de almôndegas de carne moída temperadas com limão, cebola roxa, noz moscada e salsa.
14. Escondidinho de carne: o diferencial desse escondidinho está no purê de couve-flor por cima da carne moída. A couve-flor, depois de cozida, é incrementada com leite de coco e azeite. A carne é refogada com cebola, alho e tomate.
15. Nhoque de ricota: para este nhoque, a ricota é amassada até ficar bem triturada e é temperada com sal, pimenta-do-reino, queijo parmesão ralado, cebolinha e salsinha. A consistência da massa é dada pelo ovo batido incrementado à ricota. A finalização é feita com molho de tomate e queijo parmesão para gratinar.
                  
16. Arroz de brócolis: nesse arroz, o brócolis é lavado e processado. Depois, ele é refogado com cebola, alho, sal e pimenta no óleo de coco. O resultado é uma receita leve e saudável que combina com ovos fritos ou mexidos.
17. Salpicão de frango: no preparo desse salpicão, o primeiro passo é fazer uma maionese “fake”, com creme de leite pasteurizado, iogurte integral, limão e azeite. Por último, basta acrescentar frango desfiado, cenoura, azeitona, vagem, cebola, tomate, alho-poró e abobrinha.
18. Suflê de chuchu: a massa desse suflê é feita com gema, leite, farelo de aveia, sal e ervas. Depois, é misturada com o chuchu refogado e acrescida, delicadamente, de claras em neve. Para finalizar, a mistura é salpicada por queijo ralado e colocada no forno até dourar.
Lanches e petiscos salgados low carb
FOTO: REPRODUÇÃO / BLOG DA MIMIS
19. Pizza com massa de brócolis: leve e nutritiva, essa pizza, embora não tenha a crocância da massa original, engana bem pelo sabor do recheio. Na massa, é utilizado apenas brócolis, clara e tempero. Depois de assada, ela recebe o molho de frango, rodelas de tomate e requeijão.
20. Omelete de forno com queijo e tomate: o omelete já é, por si próprio, uma receita com poucos carboidratos. Essa versão traz a opção de fazê-lo no forno. O recheio é feito com tomate, queijo branco, manjericão e cream cheese. Os ovos batidos, junto com o recheio, devem ser assados em forno alto até dourar.
21. Barquete de aipo: o aipo, também chamado de salsão, tem um sabor gostoso e refrescante. Depois de cortado no formato de barquete, ele é recheado com uma mistura de queijo cottage e azeite. A receita tem poucas calorias e é perfeita para servir como entrada ou lanche.
22. Bolinho de brócolis com sour cream: para esse bolinho, é só misturar o ovo e o queijo ralado com o brócolis cozido e triturado, formando uma massa firme. Depois de fazer bolinhas e levar ao forno para assar, são combinados com o sour cream gelado.
23. Pizza de berinjela: que tal uma pizza que contém apenas 4 ingredientes? As berinjelas são cortadas em rodelas, temperadas com azeite, sal e pimenta e assadas. Depois que retirar do forno, coloque queijo fatiado, tomates picados e atum.
24. Coxinha de frango: essa é a prova que dá para incluir a coxinha de frango na dieta saudável. O frango desfiado e temperado é misturado com o cream cheese e modelado em formato de coxinha. Depois, a mistura é passada na farinha de rosca integral e assada por cerca de 20 minutos.
25. Rocambole de frango: depois de temperado com limão, sal e pimenta, o frango moído deve ser aberto em uma camada fina sobre o papel alumínio. A dica é, além do recheio de presunto e queijo, caprichar no molho de tomate para o rocambole ficar bem úmido e macio.
26. Misto quente: esse misto quente tem apenas 5 ingredientes e é superprático e rápido de fazer. A massa é feita com ovo, requeijão e fermento e assada no micro-ondas. Por fim, é só recheá-la com presunto e queijo e aquecer em uma frigideira.
27. Quibe de abóbora: a massa desse quibe é feita com farinha de amêndoas, abóbora, cebola, sal e azeite. Depois de misturar os ingredientes, é só modelar no formato de quibe, envolver na linhaça e assar em forno médio por cerca de 25 minutos, até ficar bem crocante.
28. Bolinho de abobrinha com queijo : esse bolinho de abobrinha com queijo é uma ótima opção de aperitivo. Abobrinha, cebola, farelo de aveia, queijo ralado e ovo formam a massa, que, depois de assada, fica crocante por fora e bem macia por dentro.
Tortas low carb
FOTO: REPRODUÇÃO / BLOG DA MIMIS
29. Tortinha de frango: essa torta leve, gostosa e prática de fazer é uma combinação de tudo o que a gente gosta. A massaé feita de couve-flor, farelo de aveia e clara. No recheio, frango, cenoura, vagem e salsinha são misturados ao requeijão cremoso.
30. Torta de maçã de frigideira: essa torta de maçã, que mais parece uma panqueca, é feita na frigideira e se assemelha à famosa “tarte tatin”. Combinada com farinha de amêndoa, açúcar mascavo e canela, pode ser acompanhada de um delicioso sorvete caseiro.
31. Tortinha de brócolis: o brócolis é bem leve e não tem um sabor predominante, o que deixa a massa da torta bem suave. A montagem é feita com camadas de massa intercaladas com o recheio de frango, requeijão e cenoura.
32. Quiche funcional de espinafre: além de low carb, essa receita é vegetariana e não tem glúten nem lactose. A montagem é simples: uma camada da massa de grão de bico e uma de recheio de espinafre, ricota e palmito por cima.
33. Quiche lorraine: a quiche lorraine é reconhecida pelo seu recheio de queijo com pedacinhos de bacon. Para se transformar em uma receita low carb, a farinha de amêndoas é a escolhida para a massa. Depois de assada, essa quiche fica bem dourada por fora e cremosa por dentro.
Doces low carb
FOTO: REPRODUÇÃO / DANI NOCE
34. Brigadeiro: essa receita prova que dá pra comer brigadeiro mesmo quando está de dieta. O segredo para manter a quantidade de carboidratos baixa está em utilizar leite condensado com teor reduzido de açúcar e enrolar os brigadeiros em cacau em pó 100%.
35. Beijinho: para quem quer adoçar a dieta, esse beijinho é perfeito pois tem poucos carboidratos. A massa leva coco ralado seco, creme de leite e leite de coco. Os cravos-da-Índia dão um toque especial ao sabor.
36. Cookie de amendoim: esse cookie leva apenas 3 ingredientes, fica crocante e é uma delícia. Basta misturar o amendoim, a clara e o adoçante culinário, fazer pequenas bolinhas e levar para assar até dourar.
37. Biscoito de coco: biscoitinhos sempre são excelentes para servir no lanche da tarde com um café. As claras em neve dão leveza para os biscoitos, que também são feitos com coco e baunilha. Devem ser levados ao forno por cerca de 15 minutos.
38. Bolinho de chuva: bolinho de chuva tem aquele gostinho maravilhoso de infância. O sabor marcante vem do leite de coco, canela, farinha de amêndoa e farinha de coco. Depois de fritos, os bolinhos são passados na mistura de adoçante e canela.
39. Barrinha de chocolate com coco: para essa barrinha, primeiro deve ser feita a massa com coco, óleo de coco, leite de coco e adoçante. Depois de serem levadas à geladeira e endurecerem, as barrinhas são mergulhadas no chocolate amargo, com pelo menos 75% de cacau.
Sobremesas low carb
FOTO: REPRODUÇÃO / DANI NOCE
40. Mousse de maracujá: nos ingredientes, estão apenas creme de leite fresco, suco de maracujá em pó zero açúcar e sementes de maracujá para decorar. O mousse pode ser consumido puro ou usado no recheio de tortas e bolos.
41. Brownie de chocolate: o brownie consiste em misturar a farinha de amêndoas, o adoçante e o bicarbonato e, incorporar, os ovos. Então, acrescente o chocolate 70% cacau derretido com manteiga ghee e leve ao forno por 15 minutos.
42. Cheesecake de limão: a massa desse cheesecake é feita com farinha de amêndoas, óleo de coco, ovo, canela e fermento químico em pó. Para o recheio, bata o cream cheese com os ovos e o suco de limão.
43. Petit gateau: na massa do petit gateau estão ingredientes como xilitol, ovo, farinha de grão de bico, óleo de coco e chocolate sem leite. Um ponto importante na receita é a temperatura do forno, já que as bordas devem ficar firmes e o meio, mole.
44. Tiramissu: o truque desse tiramissu é fazer “biscoitos champanhe” com farinha de amêndoa, usando-o pra montar as porções. A montagem segue a ordem de colocar 2 biscoitos no fundo da vasilha, pincelar os biscoitos com café, cobrir com creme de mascarpone e polvilhar cacau em pó.
45. Cocada de forno: o coco fresco ralado, os ovos, o xilitol e o fermento são combinados para fazer essa deliciosa cocada de forno. Ela é colocada ainda crua em forminhas de silicone untadas com óleo de coco e levada ao forno médio até dourar.
46. Pudim: esse pudim é feito com ovos, creme de leite e essência de baunilha, todos batidos no liquidificador. A calda é caramelizada com água e adoçante culinário. O pudim deve ficar cerca de uma hora em banho maria para chegar à consistência certa.
47. Gelado de coco: essa receita é simples, fácil e deliciosa. A nata, o coco ralado, o leite de coco e a sucralose são colocados em uma panela até formar um creme bem denso. Depois, é só levar para gelar por pelo menos duas horas.
Bolos low carb
FOTO: REPRODUÇÃO / FRU FRUTA
48. Bolo de cenoura com chocolate: mesmo sem ter ovos na composição, o bolo fica bem fofinho e com uma cor incrível. Na massa, substituindo a farinha de trigo, são usados polvilho doce e farinha de arroz integral. A calda é feita com água, açúcar demedara, cacau em pó e chocolate amargo picado.
49. Muffin de abóbora: esse muffin de abóbora dá bastante saciedade, pois tem gorduras boas e fibras. Todos os ingredientes são batidos no liquidificador e colocados para assar em formas individuais. Depois de assado, acrescente as gotas de chocolate amargo.
50. Bolo integral de banana e castanha: banana e castanha formam uma combinação que sempre dá certo. Elas são incorporadas na massa desse delicioso bolo, que é feito, também, com iogurte natural, aveia em flocos, farinha de trigo integral e adoçante culinário.
51. Bolo de chocolate com cobertura: a massa desse bolo supermacio leva farinha de amêndoas, chocolate em pó, coco ralado, farinha de coco e creme de leite. Para complementar, a cobertura é um ganache, feito com creme de leite e chocolate 70%.
52. Cupcake de nozes com chocolate: esse cupcake de nozes com creme de chocolate faz sucesso em qualquer situação. O creme da cobertura é feito com chocolate 70%, cream cheese, creme de leite fresco e óleo de coco.
A dieta low carb mostra, cada vez mais, que é possível se alimentar bem sem exageros. Seja doce ou salgada, sempre existe uma receita prontinha esperando para ser feita e compartilhada com os amigos!