Buscar

Turmas Multisseriadas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O que são turmas multisseriadas?
 
Vamos começar falando sobre o que são, afinal, as turmas multisseriadas. Elas são turmas heterogêneas constituídas por alunos de séries diferentes e de idades diferentes que dividem a mesma sala e, geralmente, o mesmo professor. Muitas vezes há diferenças no nível de conhecimento até entre os estudantes da mesma série.
 
As turmas multisseriadas são um fenômeno mais comum em zonas rurais, devido a fatores como: difícil acesso, baixo número de alunos e carência de professores. Essa forma de ensino é considerada distante da ideal, mas muitas vezes é a única opção disponível para os habitantes de regiões mais agrícolas.
Como trabalhar em turmas multisseriadas Se você procurar bem, vai conseguir enxergar até uma vantagem nas turmas multisseriadas. Elas possibilitam – em um nível bem mais elevado do que escolas tradicionais – a troca de informações entre os alunos e a construção coletiva do conhecimento. Esses fatores são vistos como positivos e estão cada vez mais em voga na educação do século XXI.
Viu? Sempre podemos achar coisas boas de qualquer cenário. Então, se você quer fazer a diferença para os seus alunos, seja incansável e tire sempre o melhor de todas as situações! Veja algumas dicas que podem te ajudar nesse desafio:
 
Diagnóstico
 
No início do ano letivo, o primeiro passo é fazer um diagnóstico com a sua turma para descobrir o nível de conhecimento dos alunos. Mesmo entre estudantes da mesma idade e série pode haver uma grande disparidade nesse ponto. Uma turma de duas séries, por exemplo, pode ter bem mais do que dois níveis de conhecimento.
Descubra os potenciais e deficiências existentes na turma, para explorar os primeiros e atacar os últimos. Fazendo um diagnóstico detalhado e documentando-o, você poderá usá-lo para organizar as suas aulas durante o ano letivo. Assim, conseguirá aproveitar o melhor de cada aluno para que o aprendizado alcance a todos.
 
Para obter esse diagnóstico, você precisará fazer algumas atividades com os alunos, para ver como eles se saem. Essas tarefas podem ter como ponto de partida o conhecimento que é esperado dos estudantes de cada série. Após os primeiros resultados, vá refinando as tarefas, até descobrir o conhecimento que os estudantes realmente têm.
 
Uma deficiência que é bastante comum em turmas multisseriadas é a alfabetização. Mesmo alunos tidos como alfabetizados às vezes têm dificuldades em uma leitura fluida, em escrever sem grandes erros de português e até na caligrafia. Tudo isso deve ser descoberto no diagnóstico.

Continue navegando