Buscar

Estudo de Impactos Ambientais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumo
O Estudo de Impactos Ambientais é entendido como uma modalidade de Avaliação de Impacto Ambiental e é considerado, atualmente, como um dos mais notáveis instrumentos de compatibilização do desenvolvimento econômico-social com a preservação da qualidade do meio ambiente, tendo em vista a sua obrigatoriedade em ser elaborado antes da instalação de obra ou atividade potencialmente causadora de significativa degradação, conforme a Constituição Federal de 1988 (Milaré, 2005 apud Morato, 2008). As atividades que demandam a realização do EIA são as estradas de rodagem com duas ou mais faixas de rolamento; ferrovia; portos e terminais de minério, petróleo e produtos químicos; aeroportos definidos pelo decreto lei n° 32, d 18.11.66; oleodutos, gasodutos, minerodutos, troncos de coletores e emissários de esgotos sanitários; linhas de transmissão de energia elétrica, acima de 230 Kv; obras hidráulicas para exploração de recursos hídricos, tais como: barragens, abertura de canais para navegação, diques; complexo e unidades industriais e agro-industriais; distritos industriais e zonas estritamente industriais (ZEI). São de iniciativa da OEMA’s; IBAMA; Poder Publico Municipal; CONAMA e Ministério Público.
O EIA e o RIMA são entidades distintas, o EIA tem maios abrangência que o RIMA e o engloba em si mesmo, possui uma linguagem técnica, dados e apresentação incompreensíveis para leigos, sua área consiste em levantamentos diversos como: bibliográfico, de documentação, de campo, de laboratório. Já o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) destina-se ao esclarecimento das vantagens e consequências ambientais do empreendimento; É o instrumento de comunicação do EIA ao administrador e ao público; ela reflete as conclusões do EIA e é redigido em uma linguagem simples e acessível ao público leigo. Tanto o EIA quanto o RIMA são documentos técnicos multidisciplinares significativos que um empreendimento causa.
 O Relatório de Controle Ambiental (RCA) é um dos documentos que acompanha o requerimento de licença quando não há exigência de EIA/RIMA. Constitui-se numa série de informações, levantamentos e estudos que visam á identificação de não conformidades legais e de impactos ambientais efetivos ou potenciais, decorrentes da instalação e do funcionamento do empreendimento para o qual está sendo solicitada a licença como por exemplo a indústria, o RCA é exigido pelo IBAMA para a regularização de rodovias federais pavimentadas que não possuem licença ambiental através da Portaria MMA/MT n°283/2013. Esse relatório é exigido pela Resolução CONAMA nº 010/90 na hipótese de dispensa do EIA/RIMA para a obtenção de Licença Prévia LP de atividades de extração mineral da classe II.

Continue navegando