Buscar

Importância da Análise Ergonômica do Trabalho na Qualidade de Vida

Prévia do material em texto

ARTIGO: Ergonomia da Atividade aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho: lugar, importância e contribuição da Análise Ergonômica do Trabalho (AET)
A análise da ergonomia do trabalho, consiste no conjunto de normas técnicas, no qual tem por intuito a identificação de erros na relação homem/trabalho, visando assim corrigir os possíveis erros na relação instrumento de trabalho das quais possam acarretar em algum problema na saúde do trabalhador. 
Sabe-se que, passar a jornada de trabalho na mesma posição, ou mesmo a realização de movimentos errados, ou permanecer na postura incorreta, ou até mesmo repetindo os movimentos são situações que provocam danos à saúde dos trabalhadores. É no objetivo de evitar as doenças do trabalho que as medidas preventivas são implantadas através da Análise Ergonômica do Trabalho (AET).
O artigo utilizado retrata a experiência do uso da AET, direcionando as importância deste instrumento em nível analítico microergonômico da abordagem pormenorizada deste sob o aspecto de sua aplicabilidade sob a Qualidade de Vida.
Para tanto, o artigo analisado evidenciou a importância da contribuição da AET e suas experiências na construção desse contexto, nas organizações contemporâneas, mais especificamente sua aplicabilidade nas organizações do setor público. 
EXPERIENCIA: o artigo relatou uma experiência de uso heterodoxo da AET situando seu papel instrumental no nível analítico microergonômico da abordagem intitulada “Ergonomia da Atividade Aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho (EAA_QVT)”.
MÉTODO: A análise de demandou especificamente o ponto de partida da AET, partindo esta iniciativa dos dirigentes, gestores e técnicos no contexto do serviço público brasileiro, visando a observância da gênese da construção dessa abordagem que articula a Ergonomia da Atividade e a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT).
RESULTADOS: Por meio de fundamentos teóricos e metodológicos da EAA_QVT, buscou-se ilustrar a aplicação singular da AET, situando o seu lugar, a sua importância e sua contribuição como recurso instrumental indispensável para uma análise aprofundada dos fatores que impactam na QVT nas organizações.
Ademais, por meio desses resultados produzidos possibilitou gerar recomendações no cerne das atividades de vigilância, assistência e promoção da saúde e segurança no trabalho.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
FERREIRA, Mário César. Ergonomia da Atividade aplicada à Qualidade de Vida no Trabalho: lugar, importância e contribuição da Análise Ergonômica do Trabalho (AET). Rev. bras. Saúde Ocup. São Paulo, 40 (131): 18-29, 2015.

Continue navegando