Buscar

Atv 01 Mat Novas tecnicas

Prévia do material em texto

Aluno: Danilo de Sousa Medeiros
A importância dos jogos no processo e ensino da Matemática
Os jogos estão cada vez mais presentes nas salas de aulas, principalmente na disciplina de matemática, começaram a ser inseridos nas últimas décadas, quando os professores perceberam que aprender significa “elaborar uma representação pessoal do conteúdo que é objeto de ensino quando os alunos constroem conhecimentos em um processo ativo de estabelecimento de relações e atribuição de significados”.
Nessa nova forma de ensino matemática, os professores se viram obrigados a utilizar-se de novos critérios e passaram a fazer uso de novas técnicas, onde o aprendizado gira em torno de situações problemas, levando e conta também os aspectos culturais, e uma das melhores formas de utilizar e por em pratica essa nova tendencia foi fazer uso de jogos nas aulas matemáticas. Porem o jogo sozinho, não é suficiente no ensino da matemática, o professor tambem deve fazer seu papel, antes, durante e apos a realização do jogo, conforme veremos a seguir.
De acordo com Macedo (2003), "Compreender melhor, fazer melhores antecipações, ser mais rápido, cometer menos erros ou errar por último, coordenar situações, ter condutas estratégicas etc. são chaves para o sucesso. Para ganhar é preciso ser habilidoso, estar atento, concentrado, ter boa memória, saber abstrair, relacionar as jogadas todo o tempo" (Macedo. Os jogos e sua importância na escola, 2003). 
Devemos ficar atentos também na competitividade gerada com os jogos, pois nem sempre todos serão bons em todos os jogos, e não se deve criar a segregação na sala de aula, o papel do professor e da instituição é fundamental nesse aspecto. 
A escolha do jogo a ser trabalhado é de fundamental importância, deve estar alinhada com o conteúdo a ser trabalhado, mesmo que de forma indireta. No momento do jogo, os alunos (crianças) devem jogar, sem “se preocupar” com a matemática, de tal forma que o conhecimento deva vir de forma natural, sendo o aluno instigado a resolver os problemas de forma espontânea, e cabe ao professor, observar como se comportam os alunos e fazer os comentários posteriores e trabalhar em cima das dificuldades percebidas. Então, mesmo após o encerramento do jogo, ainda deve ser trabalhado na sequência o conteúdo usando as experiências obtidas com o jogo.
Fica evidente, que trabalhado de forma correta, os jogos, podem e devem ser um grande aliado dos professores na matemática, pois ajudam tanto os alunos, que se auto ajudam, como os professores, e diferente da vida social, mesmo apos concluído o jogo, o aprendizado não se encerra, pois é parte de uma sequência intencional de ensino.

Continue navegando