Buscar

Estudo Dirigido Formas Farmacêuticas e Farmacocinética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Estudo Dirigido: Formas Farmacêuticas e Farmacocinética
1) O que são formas farmacêuticas? Aponte as principais classes e exemplifique.
Resposta- de modo geral, uma forma farmacêutica consiste na forma final em que se apresenta o medicamento ao paciente, depois de uma série de operações farmacêuticas realizadas com o princípio ativo e os excipientes adequados, ou sem os excipientes também, com o objetivo de atingir o sucesso terapêutico de acordo com a via de administração mais adequada. Elas podem ser sólidas ( Exemplos: comprimidos, cápsulas, drágeas, pós e granulados), semissólidas ( Exemplos: pomadas, cremes, géis e pastas), líquidas (Exemplos: soluções, gotas, xaropes, suspensões e elixires) e gasosas ( Exemplos: sprays e aerossóis em geral).
2) Cite as vantagens e desvantagens de se utilizar medicamentos na forma sólida.
Resposta- o uso de medicamentos na forma sólida tem como vantagens sua estabilidade físico-química, fácil acesso, a possibilidade de proteger princípios ativos facilmente oxidáveis, além de viabilizar a desintegração entérica em alguns casos. Por outro lado, ele pode apresentar como desvantagens uma certa limitação de uso para crianças e idosos, devido ao tamanho do medicamento, dificuldade no ajuste preciso de doses e condições adequadas de temperatura e umidade para o seu armazenamento.
3) Sobre vias de administração e absorção dos fármacos, assinale a alternativa correta:
a) Fármacos ácidos não são absorvidos em meio ácido.
b) Fármacos básicos apresentam maior absorção em meio ácido.
c) Fármacos que são administrados por via oral, apresentam sua biodisponibilidade reduzida, devido ao efeito de primeira passagem.
d) A acidificação da urina acelera a eliminação de ácidos fracos.
4) Explique o que é Farmacocinética.
 Resposta- a Farmacocinética é o estudo da velocidade com que os fármacos atingem o sítio de ação e são eliminados do organismo, bem como dos diferentes fatores que influenciam na quantidade de fármaco a atingir o seu sítio. Ela estuda, basicamente, os processos metabólicos de absorção, distribuição, biotransformação e eliminação das drogas.
5) Após a ingestão de um fármaco, quais são as etapas da farmacocinética que interagem com este fármaco?
Resposta- os processos farmacocinéticos que ocorrem após a ingestão de um fármaco são: absorção, distribuição, biotransformação e eliminação.
6) Assinale a alternativa correta a respeito do processo de absorção.
a) É definida como a passagem de um fármaco do seu local de administração para o plasma. Ela é importante para todas as vias de administração, sem nenhuma exceção.
b) Trata-se de uma das principais etapas do processo de farmacodinâmica.
c) É definida como a passagem de um fármaco do seu local de administração para o plasma. Ela é importante para todas as vias de administração, exceto a intravenosa.
d) A injeção intravenosa não é considerada confiável para a administração de fármacos, pois a absorção demora excessivamente.
7) Quais são os fatores que podem influenciar no processo de absorção de um fármaco?
Resposta- alguns fatores influenciam a absorção, tais como: características físico-químicas da droga, veículo utilizado na formulação, perfusão sanguínea no local de absorção, área de absorção à qual o fármaco é exposto, via de administração, forma farmacêutica, entre outros.
8) A lipossolubilidade e a hidrossolubilidade são características de um fármaco que afetam diretamente sua farmacocinética. Sobre esse assunto, assinale a alternativa correta.
a) Características como hidrossolubilidade e lipossolubilidade não interferem na taxa de difusão passiva de um fármaco através das membranas celulares.
b) Fármacos lipossolúveis atravessam facilmente a barreira hematoencefálica e atingem sítios de ligação no sistema nervoso central.
c) A hidrossolubilidade ou lipossolubilidade são fatores que não alteram a absorção dos fármacos por via transdérmica.
d) Fármacos hidrossolúveis tendem a se acumular no tecido adiposo.
9) Os fármacos, para serem absorvidos por via oral, devem conseguir atravessar a membrana celular das células dos órgãos do trato gastrointestinal. Existem vários mecanismos de transporte, ativos ou passivos, pelos quais os fármacos são absorvidos. As opções a seguir apresentam esses mecanismos, à exceção de uma. Assinale-a.
a) Difusão passiva. b) Arraste celular. c) Difusão ativa. d) Difusão por poros aquosos.
10) Conceitue a etapa de distribuição.
Resposta- a etapa de distribuição trata-se basicamente da passagem de um fármaco da corrente sanguínea para os tecidos. Ela pode ser afetada por fatores fisiológicos e pelas propriedades físico-químicas da substância. 
Os fármacos pouco lipossolúveis, por exemplo, possuem baixa capacidade de permear membranas biológicas, sofrendo assim restrições em sua distribuição. Já as substâncias muito lipossolúveis podem se acumular em regiões de tecido adiposo, prolongando a permanência do fármaco no organismo. Além disso, a ligação às proteínas plasmáticas pode alterar a distribuição do fármaco, pois pode limitar o acesso a locais de ação intracelular

Continue navegando