Buscar

Lista de exercicios -Alimentos funcionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Lista de exercícios – Parte teórica VIII 
1. O que são alimentos funcionais? 
R- Alimento que produz efeito em uma ou mais funções alvo do organismo, além de apresentar características nutricionais adequadas, de modo que seja relevante para a melhoria da saúde e do bem estar e/ou redução dos riscos de doenças.
2. Quais são os requisitos exigidos pela ANVISA para uso de alegação de propriedade funcional em produtos contendo ômega 3? Como poderia ser analisada a composição de ômega 3 desses produtos?
R- Os requisitos exigidos são: Registro obrigatório junto ao órgão competente (MS e/ou MAPA), devem ser seguros para o consumo sem a supervisão médica, Alegações aprovadas com base em evidências científicas, o fabricante precisa encaminhar toda documentação para a anvisa. 
Os alimentos devem obrigatoriamente ser introduzidos contendo óleos de peixes, óleo de krill e óleo da microalga Schizochytrium sp.
 
3. Quais são os benefícios à saúde do consumo dos carotenoides licopeno, zeaxantina e luteína?
R- O benefício para esses carotenoides é sua atividade antioxidante capaz de resultar redução de riscos das doenças crônicos degenerativas, especialmente o câncer, principalmente nos homens a redução do câncer de próstata 
4. Qual é a quantidade de fibra alimentar em alimentos que permitem que tais produtos possam veicular a alegação de “contribuição para o funcionamento do intestino”. Que outras fibras específicas permitem que os alimentos que as contêm também veiculem tal alegação na embalagem? 
R- A quantidade de fibra é de 2,5 g/porção de produto pronto para o consumo, outras fibras específicas são as Beta glicana, Dextrina resistente, Goma guar parcialmente hidrolisada, e Polidextrose.
5. Qual é a fibra alimentar da aveia que pode auxiliar na redução do colesterol circulante? Como essa fibra resulta em tal benefício? 
R- Beta glicana auxilia na redução do colesterol, se dá através de dois mecanismos, primeiro mecanismo é o fato da beta glicana aumentar a viscosidade do bolo fecal e esse aumento resulta numa redução de absorção de gordura, o segundo mecanismo é o fato das fibras beta glicana serem fermentadas pelas bactérias que acompanham nossa microbiota intestinal e essa fermentação gera os ácidos graxos de cadeia curta e esses ácidos são absorvidos pelo intestino passando diretamente da circulação atuando no fígado inibindo a síntese da enzima responsável pela produção de colesterol.
6. O que são prebióticos? Cite os prebióticos reconhecidos pela ANVISA e os requisitos para que os produtos que os contêm possam veicular a alegação de propriedade funcional. Quais são as semelhanças e diferenças entre a estrutura molecular destes prebióticos e quais são as suas aplicações tecnológicas? 
R- Os prebióticos são componentes alimentares não-digeríveis que afetam beneficamente o hospedeiro pelo estímulo seletivo da proliferação ou atividade de populações de bactérias desejáveis no cólon, são as fibras utilizadas por essas bactérias. Frutooligossacarídeos e inulina são prebióticos, o uso desses ingredientes não devem ultrapassar 30g na recomendação diária do produto pronto para consumo e devem apresentar a quantidade no rótulo.
A inulina se trata de um polímero com mais de 10 unidades de frutoses unidas entre si na cadeia, por se tratar de um polissacarídeo tem a capacidade de aumentar a viscosidade, a cremosidade das formulações na qual é adicionada, o frutooligossacarídeo é um oligômero uma molécula pequena que assume propriedade distintas pelo tamanho da sua cadeia não aumenta a viscosidade. Tanto a inulina e o frutooligossacarídeo podem ser obtidos a partir da raiz de chicória, agave e alcachofra. 
7. O que é psyllium? Qual é o benefício obtido a partir do seu consumo? 
R- Psyllium é uma fibra alimentar que tem como benefício auxiliar na redução da absorção de gordura.
8. Quais os benefícios obtidos a partir do consumo da quitosana? Qual é a alegação autorizada pela ANVISA para os produtos que a contém e quais são os requisitos para que o alimento veicule tal alegação? 
 R- Benefício de redução da absorção de gordura e colesterol. A alegação que a Anvisa autoriza é que deve apresentar a quantidade no rótulo e a informação “Pessoas alérgicas a peixes devem evitar o consumo deste produto”.
9. Alimentos produzidos apenas com ingredientes vegetais contêm colesterol? Como são denominados os esteróis de origem vegetal? Quais são os benefícios obtidos a partir do consumo dos esteróis de origem vegetal? Qual é a alegação autorizada pela ANVISA para os alimentos que contêm tais componentes e quais são os requisitos para que os alimentos possam veicular tal alegação? 
R- Auxilia na redução da absorção de gordura e colesterol, a legação da Anvisa é 0,8 g de fitoesteróis livres/ porção de produto pronto para o consumo. A recomendação diária do produto, que deve estar entre 1 a 3 porções/dia e deve garantir uma ingestão entre 1 a 3 gramas de fitoesteróis livres por dia.
10. Qual é a alegação autorizada pela ANVISA para os polióis? Para quais polióis tal alegação é autorizada e para que tipo de produto alimentício? 
R- A alegação é para os produtos que não produzem ácidos que danificam os dentes. Manitol, Xilitol, Sorbitol, a alegação é aprovada somente para gomas de mascar sem açúcar.
11. O que são probióticos e quais são os seus benefícios para a saúde humana? 
R- Microrganismos vivos, administrados em quantidades adequadas, que afetam positivamente a saúde do hospedeiro. Benefícios: Contribuir para o equilíbrio da microbiota intestinal.
12. Qual é a alegação autorizada pela ANVISA para a proteína de soja? A partir de que quantidade diária consumida tal efeito poderá ser observado? 
R- Atender, no mínimo, os requisitos de alimento fonte e a partir de 25g consumidas o efeito pode ser observado.
13. O que são as substâncias bioativas dos alimentos? 
R- Entende-se como a substância extraída da sua fonte original. Substância bioativas: É além dos nutrientes, os não nutrientes que possuem ação metabólica ou fisiológica específica.
14. Quais são as categorias de produtos que tratam o regulamento de substâncias bioativas e probióticos isolados (RDC 2 – ANVISA, 2002)? 
R- Os produtos que trata este regulamento são classificados em: carotenóides, fitoesteróis, flavonóides, fosfolipídeos, organosulfurados, polifenóis, probióticos
15. Qual é a diferença entre um alimento funcional e um produto contemplado no regulamento de substâncias bioativas e probióticos isolados? 
R- Para que o alimento seja funcional ele precisa apresentar características nutricionais adequadas, precisa ter substância bioativa, devem ser seguros para o consumo sem a supervisão médica.
Substâncias bioativas e probióticos isolados, devem estar presente em fontes alimentares, devem ser seguras para o consumo humano, sem necessidade de orientação e ou acompanhamento médico, a não ser que seja dirigido a grupos populacionais específicos.
16. Em qual grupo de compostos fenólicos as antocianinas estão classificadas? 
 R- Maior grupo de pigmentos naturais solúveis em água e o maior grupo de flavonóides.
17. Quais são os potenciais de benefícios à saúde obtidos a partir da ingestão dos compostos fenólicos e das antocianinas? 
R- Efeitos benéficos relatados: redução do estresse oxidativo, prevenção de doenças cardiovasculares, atividade antiinflamatória, atividade anticarcinogênica, prevenção da obesidade, controle do diabetes, melhoria da visão, atividade antimicrobiana.
18. Dê exemplos de alimentos fontes de antocianinas. 
R- As frutas e hortaliças de coloração do vermelho ao arroxeado (morango, casca de berinjela, cebola roxa, vinho, uva, jabuticaba, repolho roxo, milho roxo, rabanete)
19. Quais são os reagentes e materiais utilizados para a análise de antocianinas pelo método espectrofotométrico? 
R- Reagente: álcool-HCl
 Materiais: liquidificador, balão de 100 ml papel Whatman
20. Em qual comprimento de onda realiza-se a determinação de antocianinas pelo método espectrofotométrico?
R- 535 nm

Mais conteúdos dessa disciplina