Buscar

AA04 17Julho - Gerencialismo e Vertente Societal na Gestão Pública de Saúde

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Curso de Graduação em Saúde Coletiva – ISC/UFMT2
Disciplina: Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde – 5º Semestre Turma 2020-2 
Roteiro da Atividade Assíncrona – AA 04 
Roteiro do exercício de passagem da Gestão Pública Brasileira para a Gestão de Serviços de Saúde
Prazo para envio: 22/07/2021			 Apresentação/discussão em 23/07/2021 – 20h 30min.
NOME: EMANOELLE SILVA BODONI	 Data do envio: 22/07/2021
	 Questões da Atividade Assíncrona – AA04
	Leitura/estudo do Texto: 
DE PAULA, A.P.P. (CEPEAD-UFMG). Administração Pública Brasileira entre o gerencialismo e a gestão social. RAE DEBATE, São Paulo, V.45, N.1, p.36-49, JAN./MAR. 2005.
	N
	Estudo dirigido por questão: 1º) faça uma breve citação (indireta ou mista, com a pág.) de parte do texto indicado (De Paula, 2005) que trate de aspectos da gestão pública que você identifique seus efeitos na gestão do SUS; e, 2º) faça seu comentário sobre consequências práticas do modo de gestão citado na atenção à saúde das pessoas.
	1
	À luz das contribuições de De Paula (2005), faça a citação de uma característica do gerencialismo presente na administração pública brasileira. 
No Brasil, esse movimento ganhou força nos anos 1990 com o debate da reforma gerencial do Estado e o desenvolvimento da administração pública gerencial. A crise do nacional-desenvolvimentismo e as críticas ao patrimonialismo e autoritarismo do Estado brasileiro estimularam a emergência de um consenso político de caráter liberal que, segundo nossa análise, se baseou na articulação das seguintes estratégias: a estratégia de desenvolvimento dependente e associado; as estratégias neoliberais de estabilização econômica; e as estratégias administrativas dominantes no cenário das reformas orientadas para o mercado. (pg.38)
Modelo ideal para o gerenciamento do Estado reformado pela sua adequação ao diagnóstico da crise do Estado realizado pela aliança social-liberal e por seu alinhamento em relação às recomendações do
Consenso de Washington para os países latino-americanos.
	
	Comente os possíveis efeitos do gerencialismo da gestão pública no SUS na atenção prestada à saúde das pessoas. 
As “atividades não-exclusivas” do Estado: os serviços de caráter competitivo e as atividades auxiliares ou de apoio. No âmbito das atividades de caráter competitivo estão os serviços sociais (e.g. saúde, educação, assistência social) e científicos, que seriam prestados tanto pela iniciativa privada como pelas organizações sociais que integrariam o setor público não-estatal. (Pg.38)
O estado perde sua responsabilidade na gestão pública, deixando a saúde como atividades não exclusivas, incentivando a privatização.
	2
	À luz das contribuições de De Paula (2005), faça a citação de uma característica da gestão pública societal presente na administração pública brasileira.
Manifesta-se nas experiências alternativas de gestão pública, como os Conselhos Gestores e o Orçamento Participativo, e possui suas raízes no ideário dos herdeiros políticos das mobilizações populares contra a ditadura e pela redemocratização do país, com destaque para os movimentos sociais, os partidos políticos de esquerda e centro-esquerda, e as organizações não-governamentais. (Pg.37)
Através dessa gestão pública conseguimos manter a redemocratização no país.
	
	Comente os possíveis efeitos de práticas da vertente social da gestão pública brasileira na organização da atenção à saúde dos usuários do SUS. 
Em contraposição, quando analisamos a vertente societal, não encontramos uma proposta para a organização do aparelho do Estado. O que verificamos por meio do exame da literatura é que, diferentemente da vertente gerencial – que estabelece um modelo federal a ser reproduzido nas diversas estâncias governamentais –, há uma focalização na organização local de experiências alternativas de gestão. (Pg.43)
 Ou seja, essa prática depende da organização local do estado e município, depende de cada gestão.
Bom trabalho e boa abertura para o aprendizado da gestão de serviços de saúde no âmbito do SUS!

Outros materiais