A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
Organização Sindical

Pré-visualização | Página 1 de 1

1)
Qual alternativa representa o segundo grau da pirâmide sindical brasileira e que pode ser formada por grupos de sindicatos?
a)
Centrais sindicais.
RESPOSTA INCORRETA
Trata-se da maior unidade representativa da organização sindical no país. Configura-se na união de cúpula. Essa união posiciona-se, hierarquicamente, acima das confederações, das federações e dos sindicatos, evidenciando o caráter integrativo entre as entidades.
b)
Organização sindical.
RESPOSTA INCORRETA
A organização sindical brasileira é legitimada pela Constituição Federal de 1988, não existindo a exigência de autorização do Estado para a fundação do sindicato. A estrutura da organização sindical brasileira é composta pelos sindicatos, pelas federações, pelas confederações e, por último, pelas centrais sindicais.
c)
Confederações.
RESPOSTA INCORRETA
São associações de cúpula da organização sindical (3º grau), atuando na esfera nacional. Têm como principal função a coordenação das federações e dos sindicatos relacionados ao seu setor.
d)
Federações.
RESPOSTA CORRETA
Além de serem formadas por grupos de sindicatos, as federações possuem como área de atuação o território de um estado federado da República Federativa do Brasil.
Enviada em
24/07/2021 04:16
e)
Sindicatos.
RESPOSTA INCORRETA
São associações de base (1º grau), cabendo-lhes o papel atenuante em decorrência de sua proximidade com os trabalhadores.
2)
No Brasil, podemos encontrar as uniões verticais. Essas uniões possuem como característica a existência de entes sindicais superiores que se posicionam acima dos sindicatos, instituindo uma hierarquia entre cada categoria de atividades ou profissões. Uma das divisões se refere a uma campanha conjunta de órgãos de graus superiores para determinados movimentos. Assinale a alternativa que corresponde a essa divisão.
a)
União horizontal.
RESPOSTA INCORRETA
Configuram-se na união de um grupo de sindicatos, sem caráter estrutural, mas com unidade de ação. Contudo, não possuem direito de representação das atividades ou profissões agrupadas.
b)
Unidades de ação.
RESPOSTA CORRETA
Após a ação desses movimentos reivindicatórios, as associações são separadas. Trata-se de uma união temporária.
Enviada em
24/07/2021 04:16
c)
Confederação.
RESPOSTA INCORRETA
A confederação compõe a estrutura vertical em forma de pirâmide sindical. São associações de cúpula (2º grau), podendo ser formadas por grupos de sindicatos. Possuem como área de atuação o território de um estado federado da República Federativa do Brasil.
d)
Unidades orgânicas.
RESPOSTA INCORRETA
São constituídas quando os órgãos de grau superior possuem ligações estruturais, definitivas, em decorrência de um modelo que lhes dá essa posição de estabilidade na organização sindical.
e)
Centrais sindicais.
RESPOSTA INCORRETA
As centrais sindicais também compõem a estrutura vertical em forma de pirâmide sindical. Trata-se da maior unidade representativa da organização sindical no país. Configura-se na união de cúpula. Essa união posiciona-se, hierarquicamente, acima das confederações, das federações e dos sindicatos, evidenciando o caráter integrativo entre as entidades.
3)
A organização sindical brasileira é bilateral. Nesse tipo de organização, os empregadores são reunidos em seus sindicatos, ao passo que os trabalhadores, por sua vez, são agrupados em seus próprios sindicatos. A organização sindical apresenta assim a liberdade sindical assegurada pela Constituição Federal (CF) de 1988. No entanto, os militares, por sua vez, não têm o direito de sindicalização, tampouco o direito de greve. Das alternativas a seguir, qual representa esse impedimento de acordo com a CF/88?
a)
Sindicalização de trabalhadores empregados e outros tipos de trabalhadores.
RESPOSTA INCORRETA
A sindicalização dos trabalhadores não se limita aos empregados, embora esta seja a forma predominante. Profissionais como médicos, contadores, advogados, engenheiros e outros podem ter os seus respectivos sindicatos, de acordo com o critério profissão ou, ainda, como categoria diferenciada.
b)
Sindicalização de empregadores.
RESPOSTA INCORRETA
Os empregadores têm sua liberdade sindical reconhecida pela lei. A representação dos empregadores é importante para que se estabeleçam as negociações coletivas de trabalho, alinhando os ajustes necessários às boas relações trabalhistas.
c)
Sindicalização de funcionários públicos.
RESPOSTA CORRETA
O direito à sindicalização dos funcionários públicos está assegurado pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 37, inciso VI. No entanto, os militares, por sua vez, não têm o direito de sindicalização, tampouco o direito de greve.
Enviada em
24/07/2021 04:19
d)
Sindicalização com uniões horizontais.
RESPOSTA INCORRETA
Configuram-se na união de um grupo de sindicatos, sem caráter estrutural, mas com unidade de ação. Contudo, não possuem direito de representação das atividades ou profissões agrupadas.
e)
Sindicalização e autonomia da organização sindical no Brasil.
RESPOSTA INCORRETA
A organização sindical no Brasil tem sua atuação respaldada no princípio da liberdade, que contempla a autonomia organizativa em suas diversas dimensões. A criação e a autoorganização dos sindicatos são autorizadas pela Constituição Federal, e a eles é dada autonomia relativa de atuação.
4)
A organização sindical no Brasil é regida de acordo com algumas leis específicas. Qual das afirmativas a seguir representa a regulamentação da criação e o funcionamento dos sindicatos?
a)
Convenção nº 87 da OIT.
RESPOSTA INCORRETA
A Convenção nº 87 da OIT representa uma normativa publicada em 17 de junho de 1948, em sua 31ª sessão e tem como premissa a liberdade sindical no mundo, bem como o direito de sindicalização dos trabalhadores.
b)
Constituição Federal de 1988.
RESPOSTA INCORRETA
Posteriormente ao Decreto-Lei 5.452 da CLT, a legislação foi alterada pela Constituição Federal de 1988 e outras leis específicas. A CF se constitui assim como a Lei Magna do Brasil, estando todas as outras leis abaixo dela.
c)
Lei 11.648.
RESPOSTA INCORRETA
As centrais sindicais foram regulamentadas pela Lei 11.648, de 31 de março de 2008. Essa lei deu reconhecimento formal às centrais, que até então não eram reconhecidas pelo Estado.
d)
Decreto-lei 1.402.
RESPOSTA INCORRETA
O decreto-lei 1.402 de 5 de julho de 1939 regulamentou as associações em sindicato. Em seu Artigo 3, descreve as prerrogativas dos sindicatos.
e)
Decreto-lei 5.452.
RESPOSTA CORRETA
A regulamentação da criação e funcionamento dos sindicatos se deu com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) pelo decreto-lei 5.452 de 1 de maio de 1943, sancionado pelo então presidente Getúlio Vargas.
Enviada em
24/07/2021 04:20
5)
A principal receita das organizações sindicais estão vinculadas ? s contribuições que os trabalhadores associados repassam a essas organizações. Das alternativas a seguir, qual afirmativa NÃO representa uma contribuição sindical?
a)
Contribuição sindical.
RESPOSTA INCORRETA
É compulsória, ou seja, é obrigatória a todos os trabalhadores de uma categoria profissional, independentemente de ser associado ou não de um sindicato.
b)
Taxa confederativa.
RESPOSTA INCORRETA
Tem como destino o custeio do sistema confederativo de representação sindical.
c)
Mensalidade sindical.
RESPOSTA INCORRETA
É cobrada dos trabalhadores que se associam voluntariamente ao sindicato.
Enviada em
24/07/2021 04:23
d)
Contribuição assistencial para associados.
RESPOSTA INCORRETA
Destina-se a cobrir os custos das negociações coletivas, visando ao estabelecimento de acordo ou convenção coletiva de trabalho. O associado pode negar o pagamento.
e)
Contribuição assistencial para não associados.
RESPOSTA CORRETA
De acordo com o Supremo Tribunal Federal, a cobrança de contribuições assistenciais para não associados por acordo, convenção coletiva ou sentença normativa é considerada inconstitucional.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.