Buscar

pcc de avaliacao institucional trabalho

Prévia do material em texto

PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC) AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - CEL0379
Observar, Pesquisar e Construir o Conhecimento
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
 CURSO DE GRADUAÇÃO EM 
 PEDAGOGIA
 
 REGINA CÉLIA MONTEIRO DA SILVA
 PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR: PCC
 
 FORTALEZA/2021
 
	SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO …................................................................................................................3
 2.DESENVOLVIMENTO.......................................................................................................3,4
3. CONCLUSÃO.......................................................................................................................6
 4. REFERÊNCIAS..........................................................................................................7
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR : PCC
INTRODUÇÃO
 O presente trabalho oferece um conjunto de documentos de referência que passaram a orientar o sistema de avaliação da educação básica.
 Posteriomente, a avaliação institucional constitui-se num instrumento fundamental para a construção do planejameno e organização da ecola e é requisito para a melhoria dos problemas encontrados e que afetam diretamente a qualidade de ensino na instituição.
DESENVOLVIMENTO
 Em busca por excelência na educação, contamos com instrumentos do sistema de avaliação da eduação básica que funcionam como indicador nacional que monitora a qualidade da educação são eles: 
 • IDEB – O índice de desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador os resultados de dois conceitos e importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as medidas de desempenho nas avaliações . 
 Os cálculos calculados pelo Ideb, são obtidos mediante os dados levantados através do ensino escolar saeb e prova Brasil.
 • SAEB- sistema de avaliação da Educação Básica é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da Educação Básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
 Por meio de testes e questionários publicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o saeb refletindo os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.
 O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e Estaduais de ensino avalie a qualidade da educação oferecida aos estudantes. 
 Como medidas de desempenho dos estudantes, apurados no saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apurados no Censo escolar compõem o índice de desenvolvimento da Educação Básica Ideb.
 • Senso escolar é o principal instrumento de coleta de informações da Educação Básica e a mais importante pesquisa estatística Educacional brasileira. É fundamental para que os setores educacionais possam compreender a situação Educacional do País das unidades federativas, dos Municípios e do Distrito Federal bem como das escolas e com isso acompanhar a efetividade das políticas públicas. 
 A compreensão da situação Educacional ocorre por intermédio de um conjunto amplo de educadores que possibilitam monitorar o desenvolvimento da educação brasileira como o índice de desenvolvimento da Educação Básica Ideb, as taxas de rendimento e de fluxo escolar a distorção idade- série, entre outros e serve de referência para as metas do Plano Nacional de Educação ( PNE)que podem ser acompanhados no observatório do PNE. Todos esses indicadores são calculados com base nos dados do censo escolar.
 • ENEM- o Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem) foi instituído em 1998, com objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da Educação Básica. O exame aperfeiçoou sua metodologia e em 2009 e passou a ser utilizado como mecanismo de acesso à educação superior, por meio do sistema de seleção unificada (SISU), do programa Universidade para Todos (Prouni) e de convênios com instituições portuguesas. Os participantes do Enem podem pleitar financiamento estudantil em programas do governo, como o fundo de financiamento estudantil (FIES). Os resultados do Enem continuam possibilitando o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.
 
 AS METAS EDUCACIONAIS PROPOSTAS NO IDEB PARA O MUNICÍPIO DE FORTALEZA
 A capital atingiu 6,0 numa escala que vai de 0 a 10 nas séries iniciais do ensino fundamental (1ª ao 5ª ano).
 No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), Fortaleza atingiu sua maior média calculada pelo Instituto Nacional de estudos e pesquisas educacionais( INEP) com 6,0, numa escala que foi de 0 a 10 nas séries iniciais do ensino fundamental a capital cearense superou a meta estabelecida pelo Ministério da Educação MEC com esse resultado, Fortaleza atingiu o segundo melhor resultado entre as capitais do Nordeste e o 7º lugar entre as capitais brasileiras.
 
 
 A tabela abaixo mostra o índice que passou de 5,4 em 2015 para 6,0 em 2017. No 9º ano, o Ideb subiu de 4,6 em 2015 para 4,9 em 2017.
 
 Portanto, com esse resultado Fortaleza atingiu a segunda melhor entre as capitais do Nordeste e o 7º lugar entre as capitais brasileiras.
CONCLUSÃO
 Ao concluir o referente trabalho, concluiu-se que foi muito relevante a pesquisa, onde foi possível aprender e comprender o processo de avalição no Brasil. Isso é importante porque os professores acompanham o aprendizado dos alunos. O governo federal observa esse sistema de avaliações e nota como as crianças e jovens estão de fato aprendendo. A importancia dessas avaliações de como está sendo o ensino podem efetivamente ajudar na melhoria da educação básica de qualidade.
 
REFERÊNCIAS
http://portal.inep.gov.br/web/guest/sobre-o-inep 
http://ideb.inep.gov.br/resultado/home.seam? cid=821410)

Continue navegando