Buscar

PCC Avaliação Institucional

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE PEDAGIGIA
PROPOSTA DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR (PCC)
AVALIACÃO INSTITUCIONAL
NAIARA OLIVEIRA CRUZ BORGES
201703492404
VITÓRIA DA CONQUISTA
2019
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
CURSO DE PEDAGIGIA
AVALIACÃO INSTITUCIONAL
 Proposta de prática como componente curricular apresentado como exigência da disciplina sob orientação do professor: MARTA TEIXEIRA DO AMARAL MONTES.
1. Introdução
 O objetivo dessa pesquisa é entender como funciona a Avaliação Institucional da Educação Básica e reconhecer os principais tipos de avaliações e métodos utilizados.
 Após a pesquisa, foi possível entender que a Avaliação Institucional é de suma importância para o planejamento e gestão compartilhada da escola, um processo de prestação de contas à sociedade.
2. Desenvolvimento
2.1- IDEB
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 
 Criado em 2007, formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. 
 O IDEB funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da educação da população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhoria, é calculado através de taxa de rendimento escolar (aprovação) e das médias de desempenho nos exames que são aplicados pelo INEP. 
 As metas são estabelecidas pelo IDEB são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao Sistema Educacional dos países desenvolvidos.
2.2- SAEB
 
6 O Sa e b, Sis tema de A va lia ç ã o da Educa ç ão Bás ic a , de re s ponsa bilida de d o Inst it utoNa c iona l de Estud os e P e squis as Educ ac iona is An ísio Teixe ira (Ine p), é u m s iste ma c omposto 
 O SAEB, Sistema de Avaliação de Educação Básica, de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), é um sistema composto por três avaliações externas, que são aplicadas em larga escala e que têm como principal objetivo diagnosticar a Educação Básica do Brasil.
 O Ministério da Educação aprimora o processo de avaliação do ensino com a criação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Sinaeb). A iniciativa permite a os gestores de educação local ir além da análise da aprendizagem dos alunos. Na prática, o Sinaeb corrige as desigualdades na avaliação educacional. 
 Atualmente, os documentos que norteiam a educação básica são a Lei nº 9. 394, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica e o Plano Nacional de Educação, aprovado pelo Congresso Nacional em 26 de junho de 2014. 
 A Educação Básica, a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - 9.394/96), passou a ser estruturado por etapas e modalidades de ensino, englobando a Educação Infantil, o Ensino Fundamental obrigatório de nove anos e o Ensino Médio. 
 A educação básica poderá organizar-se em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa desorganização, em que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar. 
 Educação é um direito constitucional de todos. É um dever do Estado, da família e da sociedade. Visa ao pleno desenvolvimento para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho. O sistema educacional brasileiro é escolar e a educação infantil é a primeira etapa da educação básica. 
 Os documentos que norteiam a educação básica são:
Lei n° 9.394 , que e stabele c e as dire trize s e Ba se s da Educ aç ã o N ac iona l (LDB); 
 Dire trize s Curricula re s N ac iona is para Educaçã o Bás ic a ; 
 P la no N a c ional de Educ a çã o (PNAE), a provado pe lo Congresso Nac iona l e m 
 Constit u iç ão da Re públic a Fe de ra tiva do Bra sil; 
 Estatuto da Cria nç a e do Adole s c ente (ECA).
· Lei n° 9.394, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB);
· Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica;
· Plano Nacional de Educação (PNE), apoiada pelo Congresso Nacional em 26 de Junho de 2014;
· Constituição da República Federativa do Brasil;
· Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
2.3 – CENSO ESCOLAR 
 O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. É coordenado pelo Inep e realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.
 A compreensão da situação educacional ocorre por intermédio de um conjunto amplo de indicadores que possibilitam monitorar o desenvolvimento da educação brasileira, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb), as taxas de rendimento e de fluxo escolar, a distorção idade-série, entre outros, que servem de referência para as metas do Plano Nacional da Educação (PNE), que podem ser acompanhadas no Observatório do PNE. Todos esses indicadores são calculados com base nos dados do Censo Escolar.
2.4 – ENEM
 
 O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. Realizado anualmente pelo Inep, desde 1998, o Enem colabora para o acesso à educação superior – por meio do Sisu, do Proune e de convênios com instituições portuguesas – e a programas de financiamento e apoio estudantil, caso do Fies. Os resultados também permitem o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais. Qualquer pessoa pode fazer o Enem, entretanto, participantes “treineiros” podem usar o resultado somente para autoavaliação de conhecimentos.
 Por meio do Enem o aluno pode obter o certificado de conclusão do ensino médio ou a declaração parcial de proficiência.
3. IDEB NO MUNICIPIO DE VITÓRIA DA CONQUISTA
 Metas do IDEB – o Brasil possui metas claras para indicar se o país esta melhorando e avançando com qualidade. Essas metas foram instituídas em 2005 e são aferida a cada dois anos.
 Foi observado que nas series iniciais do ensino fundamental, o município atingiu metas nos anos de 2007 e 2019, com índice de 5,6 em 2019.
 Nas series finais do ensino fundamental, o município atingiu metas nos anos de 2007,2011 e 2019, com índice de 4,6.
4. CONCLUSÃO:
 A pesquisa foi de total relevância, onde foi possível aprender e conhecer um pouco sobre o processo de avaliação no Brasil.
 Portanto, apesar de um avanço na melhoria da educação, é preciso que os governantes de nosso país invistam em mais recursos, pois ainda existem regiões com carências.
 Para que as metas sejam alcançadas é preciso ter investimentos em infraestruturas, capacitação de profissionais, materiais e com isso seja feita uma educação de qualidade.
5. REFERÊNCIAS:
 http://portal.inep.gov.br/web/guest/sobre-o-inep
http://ideb.inep.gov.br/resultado/home.seam?cid=821410
 Lei n° 9.394 , que e stabele c e as dire trize s e Ba se s da Educ aç ã o N ac iona l (LDB); 
 Dire trize s Curricula re s N ac iona is para Educaçã o Bás ic a ; 
 P la no N a c ional de Educ a çã o (PNAE), a provado pe lo Congresso Nac iona l e m 
 Constit u iç ão da Re públic a Fe de ra tiva do Bra sil; 
 Estatuto da Cria nç a e do Adole s c entede Educação

Continue navegando