Buscar

77 Poderes Administrativos - Uso e Abuso do Poder

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Poderes Administrativos
O Uso e Abuso do Poder
Prof. Eduardo Tanaka
 Se você quiser fixar e entender melhor esta matéria, com tudo mastigadinho e explicado, assista à videoaula 77 (Poderes Administrativos – Uso e Abuso do Poder) em meu canal do Youtube – Prof. Eduardo Tanaka – acesse através do link: https://youtu.be/8xlxjkZ4I4Q
Introdução
Iniciamos nosso estudo sobre Poderes Administrativos recordando os dois princípios básicos da administração, segundo Celso Antônio Bandeira de Mello (aula 21), dos quais surgem os demais princípios. Estes princípios são:
- Indisponibilidade do interesse público pela Administração
- Supremacia do interesse público sobre o particular
Estudamos (na aula 21) que o princípio da Supremacia do Interesse Público Sobre o Interesse Particular (privado) - também chamado de princípio da finalidade pública - evidencia a superioridade do interesse da coletividade, firmando a prevalência dele sobre o do particular. De modo que, para que isso ocorra é necessário que os agentes públicos tenham certas prerrogativas, conferidas pela lei, para que em nome do Estado, possa satisfazer o interesse público. Como é o caso, por exemplo, de imposição de sanções, como a multa ou de desapropriações.
Conforme Hely Lopes Meirelles, os Poderes Administrativos “nascem com a Administração e se apresentam diversificados segundo as exigências do serviço público, o interesse da coletividade e os objetivos a que se dirigem; esses poderes são inerentes à Administração de todas as entidades estatais na proporção e limites de suas competências institucionais, e podem ser usados isolada ou cumulativamente para a consecução do mesmo ato.”
Na mesma linha, José dos Santos Carvalho Filho conceitua poderes administrativos como “o conjunto de prerrogativas de direito público que a ordem jurídica confere aos agentes administrativos para o fim de permitir que o Estado alcance seus fins”. 
Não devemos confundir os Poderes Administrativos com os três poderes políticos (Executivo, Legislativo e Judiciário), que são poderes estruturais. 
Estudaremos com detalhes, nas próximas aulas, os Poderes Administrativos descritos pela doutrina e que frequentemente são cobrados.
São eles:
Poder Vinculado
Poder Discricionário
Poder Hierárquico
Poder Disciplinar
Poder Regulamentar
Poder de Polícia
O Uso e Abuso do Poder 
Uso do Poder - Segundo Hely Lopes Meirelles, "o uso do poder é prerrogativa da autoridade. Mas, o poder há que ser usado normalmente, sem abuso. Usar normalmente do poder é empregá-lo segundo as normas legais, a moral da instituição, a finalidade do ato e as exigências do interesse público. Abusar do poder é empregá-lo fora da lei, sem utilidade pública."
O Abuso do Poder - Quando houver abuso do poder ocorreu uma ilegalidade que deverá ser invalidado o ato. O abuso de poder pode ocorrer tanto de forma comissiva como omissiva. Pode ser dividido em: Excesso de Poder e Desvio de Poder (ou de finalidade).
Questões
(CESPE - TCE-SC - Auditor Fiscal de Controle Externo) Julgue o próximo item, a respeito de atos administrativos e poderes administrativos.
O abuso de poder administrativo pode assumir tanto a forma comissiva quanto omissiva.
Gabarito: C
(FEC - ANS - Direito) Abuso de poder; excesso de poder; desvio de poder:
a) o primeiro e o segundo são manifestações do terceiro
b) o primeiro e o terceiro são manifestações do segundo.
c) o segundo é manifestação do primeiro e do terceiro.
d) o terceiro é manifestação do primeiro e do segundo.
e) o segundo e o terceiro são manifestações do primeiro.
Gabarito: E
Excesso de Poder - o agente público vai além do que sua competência permite. Como o próprio nome sugere, o agente público extrapola sua competência e, consequentemente, os limites da lei.
(obs.: competência seria o conjunto de atribuições de um cargo ou função, que podem ser executadas pelo agente público).
Questão (CESPE - TRE-GO - Técnico Judiciário) Julgue o item que se segue, referentes aos poderes da administração pública. 
O excesso de poder, espécie de abuso de poder, ocorre quando o agente público ultrapassa os limites impostos a suas atribuições.
Gabarito: C
Desvio de Poder (ou de finalidade) - o agente público praticou o ato dentro de sua competência, porém a finalidade objetivada pela lei não foi atingida. Nesse caso, segundo Hely Lopes Meirelles, houve uma "violação moral da lei, colimando o administrador público fins não queridos pelo legislador, ou utilizando motivos e meios imorais para a prática de um ato administrativo aparentemente legal". 
Questões 
(CESPE - INSS - Perito Médico Previdenciário) A alteração da finalidade do ato administrativo expressa na norma legal ou implícita no ordenamento da administração caracteriza o desvio de poder.
Gabarito: C
(FCC - TRE-PI - Analista Judiciário) Sobre o abuso de poder, é correto afirmar que
Parte superior do formulário
a) o desvio de finalidade, sendo uma espécie de abuso, ocorre quando a autoridade, atuando fora dos limites da sua competência, pratica o ato com fins diversos dos objetivados pela lei ou exigidos pelo interesse público.
b) tem o mesmo significado de desvio de poder, sendo expressões sinônimas.
c) pode se caracterizar tanto por conduta comissiva quanto por conduta omissiva.
d) a invalidação da conduta abusiva só pode ocorrer pela via judicial.
e) se caracteriza, na forma de excesso de poder, quando o agente, agindo dentro dos limites da sua competência, pratica o ato de forma diversa da que estava autorizado.
Gabarito: c
(VUNESP - Prefeitura de Poá - Procurador Jurídico) Florindo Furtado é Prefeito Municipal e tem como seu adversário político, Fulaninho da Silva, que é Vereador. Florindo, querendo atingir seu desafeto, resolve desapropriar a casa onde reside Fulaninho, para instalar no local uma Escola Municipal. E assim o faz, utilizando o procedimento legal exigido para o caso. A população da região ficou bastante satisfeita com a novidade, pois o Município era carente de escolas. Considerando essa situação, é correto afirmar que o ato de Florindo
Parte superior do formulário
a) é perfeitamente constitucional, uma vez que Florindo atendeu aos anseios da população.
b) é irregular, uma vez que o imóvel residencial não pode ser desapropriado.
c) é inconstitucional, haja vista que a residência de Fulaninho tem proteção garantida por ser Vereador.
d) é regular, posto que atendeu aos preceitos legais e foi praticado em respeito ao interesse público local.
e) caracteriza desvio de poder, uma vez que a sua real intenção era de atingir seu desafeto político.
Gabarito: e
(CESPE - TJ-DFT - Técnico Judiciário) Configura-se abuso de poder por desvio de poder no caso de vício de finalidade do ato administrativo, e abuso de poder por excesso de poder quando o ato administrativo é praticado por agente que exorbita a sua competência.
Gabarito: C 
(CESPE - Prefeitura de Fortaleza - Procurador - 2017) Com relação a processo administrativo, poderes da administração e serviços públicos, julgue o item subsecutivo.
Situação hipotética: Um secretário municipal removeu determinado assessor em razão de desentendimentos pessoais motivados por ideologia partidária. Assertiva: Nessa situação, o secretário agiu com abuso de poder, na modalidade excesso de poder, já que atos de remoção de servidor não podem ter caráter punitivo.
Gabarito: E
(CESPE - ANVISA - Técnico Administrativo) O teto de um imóvel pertencente à União desabou em decorrência de fortes chuvas, as quais levaram o poder público a decretar estado de calamidade na região. Maria, servidora pública responsável por conduzir o processo licitatório para a contratação dos serviços de reparo pertinentes, diante da situação de calamidade pública, decidiu contratar mediante dispensa de licitação. Findo o processo de licitação, foi escolhida a Empresa Y, que apresentou preços superiores ao preço de mercado, mas, reservadamente, prometeu, caso fosse contratada pela União, realizar, com generoso desconto, uma grande reforma no banheiro da residência de Maria. Ao final, em razão da urgência, foifirmado contrato verbal entre a União e a Empresa Y e executados tanto os reparos contratados quanto a reforma prometida.  Com referência a essa situação hipotética, julgue o item que se segue. Maria agiu com excesso de poder ao escolher a Empresa Y. 
Gabarito: E 
(CESPE - TCE-SC - 2016) Com base na doutrina e nas normas de direito administrativo, julgue o item que se segue. Situação hipotética: Diante da ausência de Maria, servidora pública ocupante de cargo de nível superior, João, servidor público ocupante de cargo de nível médio, recém-formado em Economia, elaborou determinado expediente de competência exclusiva do cargo de nível superior ocupado por Maria. Assertiva: Nessa situação, o servidor agiu com abuso de poder na modalidade excesso de poder.
Gabarito: C
(CESPE - DPU - técnico) No que se refere aos poderes da administração pública e aos serviços públicos, julgue o item subsecutivo.
Configura-se desvio de poder ou de finalidade quando o agente atua fora dos limites de suas atribuições, ou seja, no caso de realizar ato administrativo não incluído no âmbito de sua competência.
Gabarito: E

Outros materiais