Buscar

Atividade Dissertativa02_IBMEC_ESTRATÉGIA FINANCEIRA


Continue navegando


Prévia do material em texto

IBMEC ONLINE
PATRÍCIA DALMORO VILIANO
ESTRATÉGIA FINANCEIRA
FLORIANÓPOLIS
2018
 Abaixo, tabela que engloba os principais indicadores utilizados na análise da situação econômica da Cemig, comtemplando o período de 2012 a 2017.
1) Análise do Desempenho Econômico - CEMIG
No Gráfico 1.1, baseado nos levantamentos realizados na tabela supracitada, demonstra que entre 2012 e 2017 as receitas líquidas da Cemig apresentaram um crescimento de aproximadamente 17% no período. Porém, se avaliarmos a capacidade operacional da empresa em gerar lucros, o EBIT, percebe-se uma diminuição em 40%. A baixa maior se deu em 2016 pois, diminuído a margem EBIT de 19% para 10%, menor resultado do período. Segundo informações obtidas através do site www.valor.com.br, essa queda deve-se a: "ajustes no nosso investimento na Renova e, principalmente, de não termos em 2016, no nosso portfólio de energia própria para revenda a usina de São Simão, tendo em vista a discussão judicial com o governo federal a respeito da prorrogação das concessões de Jaguara, Miranda e São Simão".
Gráfico 1.1
 
Considerando o levantamento que demonstra o Gráfico 1.2, o giro de capital investido teve um crescimento anual regular, em média de 1%. Demonstra uma estagnação no investimento de recursos e isso demonstra-se uma queda em seu desempenho. 
No Gráfico 1.3 demonstra que o negócio não gerou receita suficiente para cobrir os custos de oportunidade totais. O ROIC menor que o WACC indicará que a empresa está destruindo valor e, por isso, seu valor de mercado deve ser menor que o patrimônio líquido.
Gráfico 1.2
 
Gráfico 1.3
 
REFERÊNCIAS
Apostila – Estratégia Financeira
http://www.fundamentus.com.br/
valor.com.br/empresas/4935898/lucro-da-cemig-desaba-em-2016