Buscar

ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM
· Gerenciamento em Enfermagem
Objetivo: Atender as necessidade da população voltada para a integralidade do atendimento. 
Coordenar os serviços de assistência em Enfermagem e de tomada de decisões a fim oferecer uma assistência de qualidade.
Inclusão das relações humanas, onde viabiliza as práticas para a administração do trabalho de pessoas. 
Não compete ao enfermeiro somente identificar a cultura da organização e sua influência no processo de gestão, mas também a compreensão de como é aprendida e disseminada essa cultura pelos seus integrantes, possibilitando assim suas ações gerenciais.
· Gerenciamento de Recursos Humanos
Viabilização das práticas para administrar o trabalho das pessoas (administrar o que as pessoas irão produzir), competência interpessoal que auxilia o enfermeiro gerente no enfretamento de desafios em seu cotidiano como a falta de confiança, insegurança, empatia.
Lei n° 7.498, de 25 de junho de 1986 Art 11, são privativos à direção dos órgãos de enfermagem da instituição de saúde pública e privada e a chefia de serviço e de unidade de enfermagem.
· Privativo do Enfermeiro:
· Direção dos órgão de enfermagem;
· Chefia de serviços e unidade de enfermagem;
· Planejamento, coordenação, execução e avaliação da assistência de enfermagem;
· Organização e direção dos serviços e atividades técnicas e auxiliares.
Gerência de Unidade: previsão, provisão, manutenção, controle de recursos materiais e humanos (estrutura, como vai funcionar).
Gerência de Cuidado: sistematização da assistência e implementação do Processo de Enfermagem em ambientes. (delegação das atividades, supervisão e orientação da equipe). = SAE
Gerenciar: Processo de tomar decisões que afetam a estrutura, os processos de produção e o produto de um sistema, coordenar os esforços e rendimento das várias partes desse sistema, controlar os processos e o rendimento das partes e avaliar os produtos finais e resultados. O gerente se responsabiliza pelo uso efetivo e eficiente dos insumos, de forma a traduzi-los em produtos (serviços) que levam a organização a atingir os resultados que se esperam dela.
Planejar: depende fundamentalmente de conhecer intimamente a situação atual de um sistema e definir aquela meta que se pretende chegar. O plano seria o detalhamento do processo de mudança entre a situação atual e a desejada, sendo o gerente responsável oi executar essa tarefa.
Planejamento em Saúde: desenhar, executar e acompanhar um conjunto de propostas de ação com vistas a intervenção sobre um determinado recorte da realidade, Pode ser visto com um instrumento de racionalização da ação humana, ação realizada por atores sociais, orientada por um proposito relacionado com a manutenção ou modificação de um determinada situação.

Continue navegando