Exemplo de Trabalho COMPLETO #3
39 pág.

Exemplo de Trabalho COMPLETO #3

Disciplina:PRINCIPIOS DE MARKETING53 materiais3.134 seguidores
Pré-visualização8 páginas
não deverá encontrar problemas devido ao seu portfólio de serviços.
	
Fatores Econômicos: A situação econômica, tanto do país, quanto das pessoas, é um fator preocupante e que afeta diretamente nossa organização. Isso afeta tanto o nosso planejamento quanto nossa receita. De acordo com essa situação, as pessoas podem optar por outras opções mais baratas ou mais caras.

Fatores Motivacionais: As pessoas, para que realizem uma compra, devem estar motivadas. Sabemos que as pessoas têm vários tipos de necessidades que influenciam diretamente em sua decisão de compra. Segundo Maslow e Herzberg nosso negócio está enquadrado no nível das necessidade fisiológicas, as quais são as primeiras a serem satisfeitas.

	Tipos de Comportamento de Compra:	

O comportamento de compra varia muito conforme o produto. Analisando nossa empresa constatamos dois tipos de comportamento do consumidor: Comportamento Rotineiro de Compra e Comportamento de Compra Buscando Variedade.

Comportamento Rotineiro de Compra: como neste tipo de comportamento, o consumidor não possui alto envolvimento com a compra e não há muita diferença entra as marcas, a organização tem que utilizar promoções de preços para as vendas, afim de estimular a busca pelo produto. Nossa propaganda deve enfocar pontos-chave e devemos priorizar propagandas em televisão pois esta é a mídia ideal para aprendizado passivo, já que os consumidores que possuem esse comportamento, quando compram a mesma marca, a fazem mais por hábito que por lealdade.

Comportamento de Compra Buscando Variedade: este tipo de comportamento ocorre quando se tem um baixo envolvimento com o produto, mas os consumidores percebem as diferenças existentes. A troca de produto na hora da compra ocorre em função de uma busca por variedade e não por insatisfação. Como nossa empresa ainda não tem um porte muito grande, devemos oferecer cupons, promoções e descontos para estimular o consumidor a comprar nossos produtos.

Processo de Decisão do Comprador para Novos serviços :

	Nossa empresa pretende, dentro de algum tempo, entrar com uma nova linha de produtos de beleza e de tratamento no mercado. Para tal devemos despertar o interesse dos consumidores por nossa marca. Uma opção para se conseguir isso seria o oferecimento de descontos especiais em novos tratamentos e produtos , assim ,posteriormente,esses novos serviços poderiam se fixar na mente dos clientes.
	

Devemos analisar várias características para implementar um programa de marketing, tais como: riscos e incertezas, custos iniciais e continuados, aprovação social, o grau de adaptação da inovação aos valores e experiências dos consumidores potenciais, o grau da aparente superioridade ou inferioridade em relação aos produtos existentes, entre outros.

SEGMENTAÇÃO DE MERCADOS E POSICIONAMENTO DE PRODUTOS:
Segmentar significa cortar.É muito importante concentrar os esforços de marketing na parte do mercado que mais lhe trará lucro.Por isso é feita a segmentação de mercado que é o processo de dividir um mercado em grupos de compradores potenciais com necessidades,desejos e valores de compra semelhante.O segmento especifico é o mercado-alvo.Sabe-se que a segmentação de mercado ajuda a selecionar e planejar estratégias de marketing.

 Para segmentar o nosso mercado não só fizemos pesquisas mas também analisamos arquivos já existentes, fontes secundarias, como o IBGE .Com isso, procuramos responder as seguintes perguntas : O que o mercado compra ?Por que compra?Quem compra?Como o consumidor compra?

Alem disso , as profissionais de marketing , Fernanda e Monique,analisaram as relações do cliente com os serviços oferecidos com maior probabilidade de se interessar pelos serviços e como esses compradores definem valor.Assim identificaram mulheres bem sucedidas(?).Depois Fernanda e Monique determinaram as bases para a segmentação ,que são a demográfica e a segmentação com base nos pensamentos e sentimentos do consumidor.Em seguida posicionaram o produto ,decidindo como distingui-lo dos concorrentes , ou seja, a percepção favorável do produto.É preciso colocar na cabeças dos clientes potencias o meu endereço.Assim, as sócias optaram por posicionar seus serviços por atributos e pelo uso.O sucesso de posicionamento é baseado no valor e na confiabilidade do cliente.Alem disso , o cliente precisa conhecer o serviço e as necessidades que ele pretende suprir , para isso foram feitas propagandas e comunicações eficientes com o publico alvo.Por fim , as profissionais de marketing selecionaram uma estratégia de segmentação de marcado , (?)a segmentação diferenciada de marketing por nicho, uma estratégia de concentrar-se num único mercado-alvo e adaptar o composto de marketing a ele.

O Tele-cabelereiro atuará em dois mercados distintos: o primeiro é relacionado à serviços , e o segundo relacionado a com a venda da nova linha de produtos. Faremos segmentação geográfica, demográfica, psicológica e comportamental. Estes tipos de segmentação serão adotados para que analisemos os desejos e exigências dos diferentes tipos de consumidores.

O primeiro mercado será segmentado para que alcancemos várias regiões do país, independentemente do clima e do tamanho da cidade, sendo que esta deverá possuir uma demanda satisfatória. Com isso o nosso raio de ação se tornará mais amplo. Para este mercado a organização quer atingir a todas as classes sociais em função da localização das lojas, e fazer com estes consumidores demandem os nossos serviços constantemente se tornando fieis a nossa marca.

O segundo mercado será segmentado de acordo com a localização dos supermercados e delikatessens, pois estes estão em locais habitados por diversas classes sociais. Teremos produtos destinados tanto à classe alta quanto à classe média. Esses produtos serão: sucos, vitaminas, sanduíches, frios, pães, salgados, biscoitos e doces (tortas, quindim, etc.).

Utilizaremos um gráfico para demonstrar o posicionamento destes produtos citados acima.

O posicionamento de produto envolve a percepção favorável do produto em relação aos concorrentes na mente dos compradores potenciais.Existem diferentes tipos de posicionamento , as sócias escolheram o posicionamento por atributos , para isso anunciamos a conveniência do nosso serviço a domicilio .Escolhemos também o posicionamento por aplicação (??).

Para que o posicionamento tenha sucesso,os clientes potencias devem conhecer o produto e as necessidades que ele pretende suprir.Isso envolve uma comunicação eficiente com o público-alvo,tornando o produto disponível por meio de canais que dêem suporte a estratégia de posicionamento e definindo um preço que combine com a posição do produto e o valor atribuído pelo mercado-alvo.

 O mapa de posicionamento é um diagrama que mostra como as marcas são percebidas em relação as outras.As dimensões são complementares e antagônicas .(COMPLETAR E FAZER O MAPA ),Decidimos introduzir a nossa marca em uma área menos concorrida.

 	

No eixo horizontal destaca-se o grau de requinte do produto e no vertical o seu valor no mercado. Este gráfico representa a situação dos produtos da empresa após seu crescimento. Atualmente o gráfico seria um pouco diferente pois a produção ainda não é em larga escala o que ocasiona preços um pouco mais elevados para a maioria dos produtos.
Vê-se que há uma precariedade nos horários flexíveis tanto em relação a preços baixos quanto a preços altos. Vimos , então , uma oportunidade nesse segmento , por isso criamos a Tele-cabelereiro .

POSICIONAMENTO PARA OBTER VANTAGEM COMPETITIVA:

O Tele-cabelereiro identificou suas vantagens competitivas:

Diferenciação por Produtos: Apesar de existir uma certa padronização com relação a alguns tipos de produtos (cabelo, unhas, maquiagem, etc.), existem algumas diferenciações significativas na medida em que nossos produtos são mais personalizados que os demais.

Diferenciação por Serviços: Além da diferenciação de nossos produtos, os serviços ligados a eles também têm uma diferenciação: