Buscar

APX2-Gestão2-2021 1-Maiana

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ / Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – Modalidade EAD
Avaliação Presencial X 2 (APX2) – 2021
PRAZO FINAL PARA POSTAGEM: 19/06 – 18h
Disciplina: Gestão na Educação 2
Coordenadora da Disciplina: Profª Cláudia Barreiros
Mediadoras Pedagógicas à Distância: Profas Vera Russo e Rebeca Rosa
Aluna (o): Maiana Pimentel da Silva
Matrícula: 19212080176
Polo: Magé
Nota: _______________________
Queridas estudantes,
Sejam bem-vindas à nossa avaliação APX2 da disciplina Gestão 2 neste semestre, que se refere aos últimos textos estudados na disciplina (entre textos escritos e vídeos).
Através deste instrumento, cada uma vem constituindo sua autoria frente aos desafios colocados às ações de supervisão e orientação da educação no âmbito da formação de pedagogas e pedagogos a partir do diálogo com os autores selecionados. 
Em função das condições de realização dessa atividade avaliativa, optamos por seguir com uma proposta mais autoral, num modelo semelhante ao da APX1. Desse modo, a proposta é de que cada estudante produza seus textos em diálogo com os textos estudados na disciplina.
Cada discente deverá responder à proposta estabelecendo diálogo entre o caso e os textos lidos / assistidos-ouvidos na disciplina até aqui. 
O texto autoral alvo desta avaliação deverá conter 1) um título coerente com a proposta do texto. 2) Dos textos estudados, deverão ser escolhidos pelo menos cinco, que deverão ser usados na escrita nas formas de citações diretas ou indiretas no texto de acordo com as normas técnicas. 3) A situação descrita deverá ser analisada em suas possibilidades e limites. 4) As propostas devem mostrar-se criativas, coerentes e exequíveis.
Esperam-se textos coerentes e coesos, com argumentos bem fundamentados e desenvolvidos.
Os textos serão avaliados de acordo com a seguinte tabela de pontos:
	Título coerente com a proposta do texto
	Citações textuais diretas ou indiretas aos diferentes textos estudados (no mínimo, uma citação de cada um de cinco textos escolhidos).
	Coesão e coerência textuais
	Análise
	Propostas
	Total
	Até 1 ponto
	Até 3 pontos
	Até 1 ponto
	Até 2 pontos
	Até 3 pontos
	Até 10
pontos
	
	
	
	
	
	
Desejamos que esse instrumento possa ser ele mesmo mais um momento de estudo e aprendizagem, assim como expressar a qualidade do que realizamos até aqui, como futuros pedagogos e pedagogas.
Bom trabalho!
Cuidem-se bem!
SITUAÇÃO:
O jogo é uma das atividades humanas a respeito das quais mais se escreveu no século XX. Apesar disso, os discursos que buscam explicar e valorizar o jogo são fortemente contraditórios. A tônica das argumentações explícitas sobre a atividade lúdica é considerá-la uma atividade indispensável para o desenvolvimento pessoal. (...) Contrariamente, os discursos mais implícitos consideram tal atividade como algo secundário, de pouco valor, como uma perda de tempo mesmo. (Santomé, 2001)
2020 e 2021 não estão sendo anos nada típicos.
Gestores em todos os níveis, docentes, demais educadores, mães, pais, crianças e adolescentes estão sendo desafiados a lidar com uma realidade totalmente nova de confinamento coletivo.
Ivone atua como coordenadora pedagógica de uma instituição pública que conseguiu, através de uma forte campanha de doações, realizar uma significativa inclusão digital, em que as crianças e adolescentes receberam tablets e sim cards para participar das atividades de ensino remoto.
Mas essa grande vitória traz em si desdobramentos novos de problemas antigos: o tempo de exposição das crianças e adolescentes aos dispositivos digitais entre 1) o estudo, 2) o jogo e 3) as redes sociais.
Formada em pedagogia pela UERJ através do CEDERJ, Ivone busca dialogar com os autores que conheceu no curso e com as produções da sua universidade para a atual conjuntura, de forma a poder lidar com os desafios que estão postos no seu trabalho nesse momento.
No acompanhamento aos estudantes no ensino remoto, ela faz contato com as famílias daqueles que não estão frequentando a plataforma e/ou não estão realizando as atividades propostas.
A maioria das famílias relata a mesma situação: a desmotivação de crianças e adolescentes frente a frieza do contato remoto e a dificuldade de aceitar que os dispositivos que até bem pouco tempo serviam quase que somente ao lazer, agora, sirvam a aulas e atividades didáticas descoladas do espaço de contato pessoal e social que a escola costuma promover.
Crianças e adolescentes desmotivados, desanimados, estressados e melancólicos…
De outra parte, no contato com os docentes, alguns também têm sentimentos bem próximos: sentem-se exaustos, despreparados, com problemas de concentração e tristes pela falta do contato pessoal e afetivo com colegas de trabalho e estudantes.
Ivone sente a necessidade de fazer uma análise do que está acontecendo e algumas propostas que possam minimizar os danos causados pela pandemia e o isolamento social entre discentes e docentes.
Coloque-se no lugar dela. Escreva um projeto simples e direto com justificativa fundamentada e objetivos e ações claras a serem desenvolvidas com 1) as famílias e estudantes e com 2) docentes e demais profissionais da educação de modo a enfrentar o problema do desânimo.
Escreva seu texto fazendo uso de, no mínimo, 20 e, no máximo, 30 linhas, com letras no formato Times New Roman 12.
Ninguém solta a mão de ninguém
Mesmo sem a pandemia, o trabalho de coordenador já é árduo, visto que ele tem como função garantir que todos os atores participantes do ambiente escolar–comunidade, estudantes, professores e administração–vão trabalhar de forma democrática e harmônica para garantir, entre outras responsabilidades, a qualidade de ensino para um bom desempenho acadêmico dos estudantes e planejamento acadêmico, metodologias de ensino e suporte para os professores, além de direcionar o trabalho do setor administrativo.
Cíntia Medeiros inicia a sua participação na live definindo como as principais funções de um coordenador “acompanhar o processo de ensino e aprendizagem da instituição e manter a equipe docente de forma equilibrada e unida”. Acredito que o principal desafio do coordenador em decorrência da pandemia seja conseguir dar suporte extra para professores, pais e alunos. 
Ivone, como coordenadora pedagógica, precisa ser mediadora entre docentes, alunos e responsáveis, encontrando a melhor forma para que o ensino remoto seja motivador e inclusivo para os estudantes, não sobrecarregue ainda mais os professores e seja prático para os pais dos estudantes também tenham uma participação ativa e possam acompanhá-los nos estudos. A professora Marcia Marin, na live “Educação Inclusiva e tecnologias em roda de conversas”,trouxe uma reflexão importante ao dizer:
“A gente às vezes vai tentando fazer o que fazia na sala de aula comum, tentar transportar pra casa da pessoa. Não dá! Isso também não tem funcionalidade, e as famílias não são professores; ainda que lá na casa haja professores, que a mãe da criança seja professor, o pai seja professor, naquele contexto ele não é professor, e isso precisa ser muito bem pensado por nós. Não há como determinadas pessoas fazerem a nossa tarefa.” 
De acordo com Chrispino (2007) “A mediação pode induzir a uma reorientação das relações sociais, as novas formas de cooperação, de confiança e de solidariedade; formas mais maduras, espontâneas e livres de resolver as diferenças pessoais ou grupais”. Sendo assim, o ideal é que Ivone utilize mais os ambientes virtuais e melhore o seu conteúdo – em vez de tentar transformar a plataforma digital em um ambiente fiel da sala de aula –, colocando temas que sejam mais interessantes para os alunos, fazendo com que eles fiquem mais motivados a aprenderem os novos conteúdos. 
REFERÊNCIAS
· CHRISPINO, Álvaro. Gestão do Conflito Escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v.15, n.54, p. 11-28, jan./mar. 2007 
· FERNANDES, Andrea; MARIN,Márcia; BRAUN, Patrícia. Educação Inclusiva e Tecnologias digitais em roda de conversas. 29 de jul. de 2020. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=8E1CkaVqlNU&feature=youtu.be>. Acesso em18 de junho de 2021
· BARREIROS, Cláudia; MEDEIROS, Cíntia; GUEDES, Sabrina; OLIVEIRA, Nilcinea; PEREIRA, Jéssica; PAIXÃO, Aline; RUSSO, Vera. Conversa sobre coordenação pedagógica: identidade e desafios. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=WzBWEHPEjak>. Acesso em 18 de junho de 2021.

Continue navegando