Buscar

Ad2_Filosofia_

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ / Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
Avaliação Distância 2 (AD2) – 2020.1
Filosofia da Educação – Coordenadora: Lilian do Valle 
Aluno: Maiana Pimentel da Silva Matrícula: 19212080176 Polo: Magé
Entrega na plataforma até 17/05/2020
Em sua Ap1 você recebeu este trecho e a seguinte proposta:
É numa luta permanente contra nossa tendência à acomodação, nossa preferência pelas respostas, ao invés de perguntas, contra nosso desejo de reconforto – de que as verdades acabadas se alimentam, que o pensamento tenta se fazer. É isso que as grandes páginas da filosofia nos ajudam a perceber, nos ensinam. (Texto 2, p. 3)
Como podemos ver com o excerto acima, defende-se, ao longo dos textos, que a Filosofia deve ser entendida como um terreno de constante questionamento. Em vista disso, responda: o que cabe à Filosofia questionar? Qual a importância do questionamento filosófico na sua formação atual? E: haveria limites para esse questionamento – o que, em seu entendimento, não se presta a questionamento e, mais importante, o que você não está disposta (o) a questionar?
Nesta AD2, propomos o seguinte exercício de autocrítica:
A partir da leitura dos textos, analise sua resposta na AP1 – bem como as indicações feitas na correção da mesma, e refaça seu texto, retificando, corrigindo e complementando sua formulação anterior. Atenção: não se trata de fazer um novo texto, mas de retomar o anterior, evidenciando as mudanças realizadas. 
Obs: Aqueles que porventura não tiverem realizado a AP1 devem responder apenas à questão que havia sido formulada. 
MINHA RESPOSTA NA AP1: A Filosofia contribui para a formação do professor em sua prática pedagógica, uma vez que não existe uma única verdade e cabe as correntes filosóficas questionar e quebrar os paradigmas de conceitos pré-estabelecidos. Quando questionamos os conceitos que nos são apresentados – a grande maioria é advinda do saber científico - estamos praticando a autonomia que nos é permitida pela Filosofia. 
Tendo em vista a sua natureza questionadora, a Filosofia é um elemento importante que não pode estar ausente nas atividades de formação do profissional e que são produtoras de conhecimento, e por isso não pode ser descartada ou ignorada nas questões relativas ao fazer didático. Isso se verifica em virtude de sua própria natureza de não dispensar o ato reflexivo, por ele ser sua própria prática, sem que para isso perca sua própria identidade. 
A Filosofia é prática; sistemática, intencional e deliberada de interrogação atrás de construirmos nossas definições individuais e políticas. Acredito não haver limites para esse questionamento porque tudo o que os filósofos do passado pensaram e produziram não retira o nosso direito de buscarmos nossos próprios caminhos e linhas de pensamento individual, tendo o cuidado de não violar o direito das outras pessoas. 
FEEDBACK: Recebi como feedback que eu respondi parcialmente o que me foi solicitado e sem usar argumentos, além de ter usado uma linguagem telegráfica. Para facilitar a identificação dos erros sinalizados pelo professor eu fiz uma releitura dos textos base dessa disciplina e decidi separar as perguntas e responder separadamente em cada parágrafo para melhorar a minha argumentação. Destaquei em negrito as mudanças incluídas no texto.
A partir do meu estudo nessa disciplina percebi que questionar é a base da Filosofia, e cabe a ela questionar todas as respostas prontas e predefinidas pelas Ciências Exatas, além de analisar e investigar todas as transformações da sociedade e a construção social do ser humano - o papel de um indivíduo na sociedade, as suas relações e as transformações sociais que ele pode causar - e incentivar as pessoas a fazerem o mesmo, sempre buscando respostas diferentes daquelas que foram pré-estabelecidas no passado. 
A Filosofia contribui para a formação do professor em sua prática pedagógica, uma vez que não existe uma única verdade e cabe as correntes filosóficas questionar e quebrar os paradigmas de conceitos pré-estabelecidos. Quando questionamos os conceitos apresentados advindos do saber científico estamos praticando a autonomia que nos é permitida pela Filosofia. Tendo em vista a sua natureza questionadora, a Filosofia é um elemento importante que não pode estar ausente nas atividades de formação do profissional e que são produtoras de conhecimento, e por isso não pode ser descartada ou ignorada nas questões relativas ao fazer didático. Isso se verifica em virtude de sua própria natureza de não dispensar o ato reflexivo, por ele ser sua própria prática, sem que para isso perca sua própria identidade. Os questionamentos filosóficos servem para que haja um melhor entendimento sobre tudo que está em constante mudança na sociedade. O que é correto hoje, amanhã pode não ser mais, pois depende do tempo em que se está vivendo tal situação. Como futura pedagoga, entendo ser importante o questionamento filosófico na minha formação porque os conceitos sobre a infância, a alfabetização e as práticas educativas vão se alterando ao logo do tempo, acompanhando a transformação do mundo, por isso a necessidade de ter a sabedoria e embasamento teórico para questionar e analisar os conceitos pré-estabelecidos na área da Pedagogia. Além disso, a Filosofia me mostra que é meu dever como professora educar para também para a cidadania, ensinando os alunos a questionarem também para construírem a sua própria opinião e conceitos sobre o mundo.
A Filosofia é prática; sistemática, intencional e deliberada de interrogação atrás de construirmos nossas definições individuais e políticas. Acredito não haver limites para esse questionamento porque tudo o que os filósofos do passado pensaram e produziram não retira o meu direito de buscar a minha linha de pensamento individual, tendo o cuidado de não violar o direito das outras pessoas. Ademais, a Filosofia me da a autonomia necessária para debater o refletir o quanto for necessário para a construção do meu conhecimento e da minha formação.

Continue navegando

Outros materiais